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Marcadores de consumo alimentar de adolescentes: existem diferenças entre os estudantes da rede pública e privada?
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Palavras-chave

Adolescente
Alimentação
Alimentos ultraprocessados
Renda
Escolas

Como Citar

Marcadores de consumo alimentar de adolescentes: existem diferenças entre os estudantes da rede pública e privada?. Segurança Alimentar e Nutricional, Campinas, SP, v. 31, n. 00, p. e024040, 2025. DOI: 10.20396/san.v31i00.8677420. Disponível em: http://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/san/article/view/8677420. Acesso em: 31 maio. 2025.

Resumo

Introdução: O consumo de alimentos saudáveis é essencial para o desenvolvimento humano, porém, o consumo de ultraprocessados têm aumentado, especialmente entre os jovens. O ambiente escolar e as questões socioeconômicas influenciam significativamente os hábitos alimentares. Objetivo: Comparar o consumo alimentar dos adolescentes estudantes de escolas públicas e privadas de Sergipe/Aracaju/Brasil. Métodos: Trata-se de estudo transversal baseado em dados da Pesquisa Nacional da Saúde do Escolar de 2019. A dependência administrativa das escolas (pública ou privada) foi a variável dependente, enquanto variáveis sociodemográficas e marcadores de consumo atual e habitual foram considerados independentes. Foram calculadas frequências absolutas e relativas, e analisadas as associações entre as variáveis utilizando o teste de Chi-quadrado de Pearson (p<0,05). Resultados: Estudantes de escolas públicas relataram maior consumo de margarina (49,1%), suco de caixinha (29,0%), macarrão instantâneo (22,1%) ou refrescos em pó (19,0%). Em contraste, alunos de escolas privadas consumiram mais pães (45,5%), molhos industrializados (33,1%), bebidas achocolatadas (27,3%) e sobremesas industrializadas (4,6%). Não houve associação significativa entre o consumo de biscoitos recheados e embutidos e a dependência administrativa. Discussão: Diferenças no consumo alimentar, uso de eletrônicos e acesso à internet foram observados, bem com o acesso a alimentos variados, influenciadas por fatores socioeconômicos, históricos e culturais, destacando a necessidade de regulamentação das práticas alimentares nas escolas e arredores. Conclusão: Ambos os grupos consomem alimentos não saudáveis, porém, há variações entre os tipos de alimentos escolhidos, influenciados por fatores socioeconômicos.

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