Revisão de publicações científicas sobre a influência da publicidade mercadológica no consumo de produtos alimentícios

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20396/san.v29i00.8656359

Palavras-chave:

Publicidade de alimentos, Consumo de alimentos, Marketing, Publicidade, Criança

Resumo

A indústria alimentícia investe em publicidade para manter seus clientes ativos. A publicidade mercadológica pode estar associada a compreensões equivocadas sobre alimentação, contribuindo para a consolidação de um ambiente que favorece o consumo de alimentos nutricionalmente inadequados, relacionados a piores condições de saúde. O objetivo deste trabalho foi revisar publicações científicas referentes a esse tipo de marketing e sua influência sobre o consumo de produtos alimentícios. Foi realizada revisão sistemática que contemplou artigos, dissertações e teses publicados a partir do ano 2000, indexados nas bases SciELO e Lilacs, resultando em 19 publicações que atenderam aos critérios de exigibilidade. Os estudos mostraram associação entre a publicidade mercadológica de alimentos não saudáveis, incluindo publicidades veiculadas na televisão, e escolhas alimentares, o que pode impactar negativamente o consumo alimentar e saúde da população, especialmente a infantil. Destaca-se a importância da regulação e restrição da publicidade mercadológica dos fabricantes e anunciantes de produtos alimentícios como uma das estratégias das políticas públicas para promoção de ambientes alimentares saudáveis, além de ressaltar a construção de ambientes que favoreçam e promovam a prática de atividade física e de lazer em segurança, principalmente para crianças, e o planejamento de ações de comunicação em saúde e marketing social focados na promoção da alimentação saudável.

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Biografia do Autor

Francislene Jacqueline Lemos, Universidade Federal de Alfenas

Graduada em Nutrição pela Universidade Federal de Alfenas.

Joice Blasi de Lima, Universidade Federal de Alfenas

Graduada em Nutrição pela Universidade Federal de Alfenas.

Mariana Fagundes Grilo, Universidade Estadual de Campinas

Mestra em Saúde Coletiva-Epidemiologia pela Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas

Bruna Fernanda do Nascimento Jacinto de Souza, Universidade Estadual de Campinas

Doutora em Saúde Coletiva-Epidemiologia pela Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas.

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Publicado

2022-08-19

Como Citar

LEMOS, F. J. .; LIMA, J. B. de; GRILO, M. F.; SOUZA, B. F. do N. J. de. Revisão de publicações científicas sobre a influência da publicidade mercadológica no consumo de produtos alimentícios. Segurança Alimentar e Nutricional, Campinas, SP, v. 29, n. 00, p. e022009, 2022. DOI: 10.20396/san.v29i00.8656359. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/san/article/view/8656359. Acesso em: 6 dez. 2022.

Edição

Seção

Artigos Originais