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Guia Avaliadores

Para auxiliar nossos colaboradores e avaliadores no que se refere ao processo de elaboração e submissão das avaliações, criamos o presente guia para oferecer as orientações básicas e sanar as dúvidas mais comuns. Deixamos também como indicação a leitura da lista de recomendações do comitê de ética em publicações (COPE), a qual pode ser acessada aqui.

GUIA GERAL PARA PARECERISTAS

- Para que as solicitações de avaliação possam ser efetivadas, bem como as avaliações em si, é necessário realizar o cadastro do parecerista no sistema de periódicos. Esse cadastro deverá ser feito pelo editor responsável ou pelos assistentes editoriais, de modo que os potenciais avaliadores serão notificados via e-mail. O e-mail de recepção informará o nome do usuário e uma senha aleatória gerada pelo sistema (a qual deverá ser substituída por uma senha pessoal a partir do primeiro login);

- É desejável que o currículo Lattes e o ORCID estejam atualizados e inseridos no perfil do sistema;

- Caso haja algum indício/informação no documento encaminhado para avaliação que leve à identificação da autoria da submissão designada, o parecerista deverá informar o editor responsável para que o processo duplo-cego seja mantido íntegro e válido;

- Nossa revista submete os textos dos artigos ao software de anti plágio Turnitin. Entretanto, em certos contextos, o plágio pode passar despercebido. Caso o parecerista note um plágio, é de extrema importância que informe a ocorrência aos editores da revista;

- Solicitamos que os pareceristas se atentem aos prazos, de aceite ou recusa da solicitação e de entrega da avaliação. É de suma importância que o aceite ou a recusa da solicitação sejam informados o quanto antes para que o processo de avaliação tenha a celeridade desejável (no caso de aceite: para o cumprimento e negociação dos próximos prazos; no caso de recusa: para que os editores tenham tempo hábil na seleção de um novo avaliador);

- Recomendamos a leitura atenta das seções “Sobre o Periódico” e “Submissões” para o melhor entendimento das diretrizes e da política editorial da revista;

- Após aceitar a realização da avaliação, o parecerista deverá se comprometer a manter um diálogo ativo junto ao editor responsável para que a avaliação seja concluída de forma tranquila e dentro dos prazos estabelecidos. Será de sua responsabilidade entrar em contato com o editor para fazer a solicitação da extensão de prazo (caso seja imprescindível);

- Diante de quaisquer dificuldades com o preenchimento e com a submissão do Formulário de Avaliação, favor entrar em contato ou com o editor responsável ou com a secretaria da revista.

Com relação a critérios qualitativos e quantitativos das avaliações:

- Solicitamos que os apontamentos e comentários sejam objetivos que as sugestões/correções sejam apresentadas com o máximo de clareza possível. Deve-se ter parcimônia na indicação de modificações pontuais e principalmente estruturais de forma a não intervir no estilo próprio dos autores, a não ser que o mesmo interfira significativamente na qualidade textual do trabalho avaliado;

- Elaborar um parecer que contemple ao máximo de aspectos a serem reformulados visando evitar a necessidade de novas revisões por parte dos autores;

- É de suma importância agir com cautela diante de divergências teóricas entre o parecerista e o(s) autor(es), tomando o devido cuidado para que tais divergências não venham a influenciar a qualidade das avaliações realizadas (Caso o revisor perceba que isto não é possível, favor recursar o pedido de revisão do artigo);

- É desejável que o parecerista analise a bibliografia utilizada pelo(s) autor(es): como está articulada no corpo do texto, como ocorre o debate teórico, qual a pertinência desse debate (neste último caso, atentar principalmente em relação a produções mais antigas). Sempre que possível e necessário, fazer a indicação de algum repertório bibliográfico que enriqueça as bases teóricas do trabalho avaliado;

- Recomendamos que todos os arquivos encaminhados no processo de avaliação tenham o anonimato do avaliador preservado (conferir propriedades do documento; existem ferramentas nos aplicativos que removem informações autorais);

- Em caso de qualquer dúvida na seleção do cumprimento dos critérios no Formulário de Avaliação (“SIM” /"NÃO"/"NÃO SE APLICA"), deixar as questões expressas na seção de Comentários adicionais (sugestões/correções) para os autores ou em uma Carta ao Editor;

- Nossa revista oferece uma declaração/certificado de avaliação de submissão aos autores que necessitarem. O pedido deve ser realizado de preferência pelo e-mail da Secretaria da SAN (revnepa@unicamp.br), e deverá conter obrigatoriamente o nome completo do avaliador (ou nome público de preferência) e o título completo do artigo avaliado para fins de facilitar a localização no sistema (no certificado constará apenas o ID da submissão).