Sobre a Revista
Foco e Escopo
Processo de Avaliação pelos Pares
Após a revisão formal preliminar, a editoria encaminha o trabalho ao julgamento autônomo de no mínimo dois avaliadores (método de “duplo cego”), cujas áreas de competência e formação acadêmica estejam relacionadas com o tema do texto. Havendo discordância entre os pareceristas, o trabalho deverá ser encaminhado a um terceiro avaliador.
Ao final do processo, os autores recebem comunicação relativa aos pareceres emitidos, garantindo-se a confidencialidade dos pareceristas.
Há três opções:
-
Aceitação do artigo tal como enviado;
-
Aceitação do artigo após as revisões sugeridas pelos pareceristas e;
-
Recusa.
Recursos e problemas específicos são examinados e decididos pelos Editores.
Como dito acima, a Segurança Alimentar e Nutricional trabalha com a "avaliação cega", em que os avaliadores não identificam os autores das contribuições e vice-versa.
Periodicidade
A revista Segurança Alimentare Nutricional, a partir de 2019, adota a modalidade de periodicidade de Publicação Contínua.
Estrato Qualis-CAPES / Qualis-CAPES Evaluation
Fonte: Qualis-Sucupira, 2013-2016.
Na revisão do Qualis Meio-termo da CAPES, a revista Segurança Alimentar e Nutricional está classificada no estrato B4 (2017-2018).
Vocabulários Controlados
- DESCRITORES EM CIÊNCIAS DA SAÚDE (DeCS)
- O vocabulário estruturado e trilíngue DeCS - Descritores em Ciências da Saúde foi criado pela BIREME para servir como uma linguagem única na indexação de artigos de revistas científicas, livros, anais de congressos, relatórios técnicos, e outros tipos de materiais, assim como para ser usado na pesquisa e recuperação de assuntos da literatura científica nas fontes de informação disponíveis na Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) como LILACS, MEDLINE e outras.
- Além dos termos médicos originais do MeSH foram desenvolvidas as áreas específicas de Saúde Pública, Homeopatia, Ciência e Saúde e Vigilância Sanitária.
- O DeCS é um vocabulário dinâmico totalizando 31.865 descritores, sendo destes 27.232 do MeSH e 4633 exclusivamente do DeCS. Existem 2.084 códigos hierárquicos de categorias DeCS em 1516 descritores MeSH. As seguintes são categorias DeCS e seus totais de descritores: Ciência e Saúde (218), Homeopatia (1.945), Saúde Pública (3.492) e Vigilância Sanitária (827). O número é maior que o total, pois um descritor pode ocorrer mais de uma vez na hierarquia. Por ser dinâmico, registra processo constante de crescimento e mutação registrando a cada ano um mínimo de 1000 interações na base de dados dentre alterações, substituições e criações de novos termos ou áreas. (Fonte: Biblioteca Virtual de Saúde/BIREME)
- Acesso
- THESAGRO
- O THESAGRO é o único Thesaurus brasileiro especializado em literatura agrícola utilizado para indexação e recuperação dos documentos, desenvolvido segundo diretrizes da UNESCO, ou seja normas estabelecidas pela United Nations Information System - Unisist do documento Principles directeurs pour Létablissement et le développement the thesaurus monolingues (SC/WS/555, Paris, 1973).
- Acesso
Taxas para submissão e publicação de textos / Fees for submission and publication of texts
A revista Segurança Alimentar e Nutricional não cobra nenhuma taxa por textos publicados e tampouco pelos submetidos para avaliação, revisão, publicação, distribuição ou download. A publicação é totalmente gratuita.
Integridade e Prevenção de Plágio / Integrity and Prevention of Plagiarism
Como parte das ações de valorização da integridade acadêmica e prevenção do plágio nas das publicações credenciadas no Portal, a revista Segurança Alimentar e Nutricional, adota o serviço de identificação de similaridade de textos utilizando como base, a plataforma Turnitin implantada na Universidade desde novembro de 2016.
Histórico do periódico
O NEPA publicou entre os anos de 1993 e 2004 a revista CADERNOS de DEBATE (ISSN 1413-4136). Ao alcançar o seu 12º volume, promoveu a alteração do antigo nome para SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL (ISSN 1808-8023), sem, contudo, alterar a política editorial e orientação científica da revista. Com a adoção da nova denominação, a revista passou a publicar, semestralmente, contribuições científicas originais, revisões, discussões e debates sobre a temática da segurança alimentar e nutricional (incluindo aspectos socioeconômicos, tecnológicos e de gestão relevantes para área de forma geral). A Revista mantém indexação em importantes bases, tais como: CAB International, AGROBASE, Acervo Documental da EMBRAPA e PERI. A proposta para a nova fase da Revista é ampliar o volume de trabalhos publicados por pesquisadores latino-americanos com estímulo à produção científica com enfoque multidisciplinar de qualidade, com prioridade para as áreas de saúde/nutrição, tecnologia de alimentos e sistemas agroalimentares/produção agrícola.
Desde 2015 a Revista integra o Portal de Periódicos Eletrônicos da UNICAMP e a partir de 2016 os artigos publicados passaram a ter DOI (Digital object identifier), tornando mais fácil busca e disseminação dos trabalhos publicados.
A partir de 2019 a Revista e a Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (Rede Penssan) estabeleceram parceria voltada para o fortalecimento da publicação. Atualmente a Equipe editorial contempla esta parceria.