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Linguagens etéreas: interpelações para a Linguística Aplicada Crítica desde o Sul Global
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Palavras-chave

Decolonialidade
Educação Linguística Crítica
Racialidade
Sexualidade

Como Citar

Linguagens etéreas: interpelações para a Linguística Aplicada Crítica desde o Sul Global. Trabalhos em Linguística Aplicada, Campinas, SP, v. 64, p. 025007, 2025. Disponível em: http://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/tla/article/view/8676928. Acesso em: 31 maio. 2025.

Resumo

Neste artigo, problematizamos a mobilização de construções de sentido e de linguagens etéreas que emergem a partir de uma produção multimodal como parte do projeto Etérea (CRIOLO, 2019b), proposto por uma coletividade de artistas, incluindo Criolo, bem como discutimos o potencial pedagógico deste material para a educação linguística crítica. Dessa maneira, nossas problematizações entrelaçam olhares onto-epistemológicos que envolvem estudos sobre a interculturalidade crítica, a decolonialidade e a interseccionalidade. Para proceder à leitura do material, nos propomos a tecer uma cartografia por meio de uma rizomatização semiótica que foi construída a partir de movimentos de sentipensar-praxiologizar-afetar. Nossas discussões apontam que a obra multimodal denuncia e explicita, de maneira crítica, opressões sociais ligadas à raça e à sexualidade. Portanto, tem o potencial de promover problematizações sobre questões de interculturalidade crítica, as quais podem contribuir para uma educação linguística comprometida com a luta contra a manutenção das desigualdades sociais. Além disso, este estudo fomenta uma reflexão sobre como a linguagem pode favorecer trânsitos moventes por tempos-espaços múltiplos e alineares, ao criar resistências e reexistências em sua busca pela justiça social.

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