Glossário

Glossário

DOI

Digital object identifier (DOI) é um padrão para identificação de documentos em redes de computadores, como a Internet. Atualmente, cresce a preocupação com a segurança de objetos digitais na Internet. Por isso, foi criado o DOI (Digital Object Identifier), um sistema para localizar e acessar materiais na web – especialmente, publicações em periódicos e obras protegidas por copyright, muitas das quais localizadas em bibliotecas virtuais. O DOI representa um sistema de identificação numérico para conteúdo digital, como livros, artigos eletrônicos e documentos em geral. Foi desenvolvido recentemente pela Associação de Publicadores Americanos (AAP) com a finalidade de autenticar a base administrativa de conteúdo digital. É concebido como um número, mas não tem um sistema de codificação pré-definido e também não traduz ou analisa esta numeração. O DOI atribui um número único e exclusivo a todo e qualquer material publicado (textos, imagens, etc). [WIKIPEDIA, 2019].

ISSN

O ISSN (International Standard Serial Number), Número Internacional Normalizado para Publicações Seriadas (português brasileiro) ou Número Internacional Normalizado das Publicações em Série (português europeu), é um Número serial de oito dígitos, usado para identificação única de uma publicação em série, aceite internacionalmente.[1] O ISSN é especialmente útil na distinção entre séries com o mesmo título . ISSN são utilizados na ordenação , catalogação, empréstimo entre bibliotecas e outras práticas em conexão com a literatura de série.[2] Seu uso é definido pela norma técnica ISO 3297:2007 – Information and documentation – International standard serial number (ISSN). O ISSN tem a função de identificar o título de uma publicação seriada (ex. jornais, revistas, anuários, etc.) em circulação, futuras (pré-publicações) e encerradas, seja em qual idioma ou suporte se encontrar (impresso, meio eletrónico, CD-ROM, etc.). O ISSN é o único identificador de padrão internacional e com isso possibilita rapidez, produtividade, qualidade e precisão na identificação e controle de publicação seriada nas mais diversas atividades e instituições (publicadoras e editoras; livrarias, distribuidoras, agências de assinaturas, varejo automatizado, bancas de jornais, Serviço de Depósito Legal; bases de dados; bibliotecas, centros de documentação, sistemas nacionais e internacionais de informação; catálogos coletivos nacionais e regionais; código de barras de leitura ótica; etc.). No Brasil, o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) e, em Portugal, a Biblioteca Nacional atuam como centros nacionais dessa rede. [WIKIPEDA, 2019].

ORCID

ORCID (Open Researcher and Contributor ID em português ID Aberto de Pesquisador e Contribuidor) é um código alfanumérico não proprietário para identificar exclusivamente cientistas e outros autores académicos e contribuidores.[1][2][3][4][5] Este aborda o problema de que um determinado autor e a sua contribuição para a literatura científica ou publicações em ciências humanas podem ser difíceis de reconhecer como a maioria dos nomes pessoais não são únicas, elas podem mudar (como o casamento), têm diferenças culturais na ordem do nome, contêm uso inconsistente de abreviaturas do primeiro nome e empregam sistemas de escrita diferentes. Ele fornece uma identidade persistente para os seres humanos, semelhante ao que é criado para as entidades de conteúdo relacionadas nas redes digitais pela identificadores digitais de objeto (DOIs).[6] A organização ORCID oferece um registo aberto e independente que se destina a ser o padrão de facto para a identificação do contribuidor na pesquisa e publicações académicas. Em 16 de outubro de 2012, a ORCID lançou o seu serviço de registo de serviços [7][8] e deu início a fornecer identificadores a usuários. [WIKIPEDIA, 2019].

PPECPortal de Periódicos Eletrônicos Científicos

Publicação contínua

Publicação contínua (rolling pass), ou simplesmente PC, que é a publicação dos artigos em um único volume sem pausas periódicas, sem a espera do fechamento de um número para publicar outro, o que pode diminuir na visibilidade dos artigos, e ganhando mais impacto na consulta e citações dos artigos.  [RODRIGUES; SANTOS, 2019]