No coração da sala de aula: gênero e trabalho docente nas séries iniciai

Autores

  • Érica Renata Souza Universidade Estadual de Campinas

Resumo

Se “a etnografia é um projeto marcado pelo gênero”1 , Marília Pinto de Carvalho mostra a veracidade desta frase através de uma pesquisa centrada numa categoria analítica distinta: o “cuidado”. Pesquisando as práticas de “cuidado” entre adultos e crianças no interior da instituição escolar, a autora demonstra como o gênero marca o imaginário que regulamenta as práticas docentes. Nesse sentido, investigando o gênero no magistério, identifica-o como criado e transformado no ambiente de trabalho, num contexto de relações hierárquicas. O trabalho docente aparece como constituído pelo gênero e constituinte do gênero. Segundo Carvalho, a Educação tem sido palco de contrapontos entre masculinidade e feminilidade, razão e emoção, objetividade e subjetividade. E não necessariamente a razão e a objetividade estão articuladas ao masculino enquanto a emoção e a subjetividade estariam associadas ao feminino. Esse palco de confrontos situa todas essas categorias atravessadas tanto por feminilidades, quanto masculinidades. Ao mesmo tempo, contradições de raça e classe combinam-se nas identidades de gênero e se rearranjam para acomodar as tensões.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Érica Renata Souza, Universidade Estadual de Campinas

Doutora em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (2000-2005) e Mestre em Antropologia Social pela Universidade Estadual de Campinas (1997-1999). Foi professora da PUC-Campinas (2005-2010) e pesquisadora visitante na York University (Toronto, Canadá, 2002). Tem experiência docente nas áreas de Antropologia, Sociologia e Educação. Sua área de concentração é Antropologia, tendo atuado principalmente nos temas de gênero, corpo, sexualidades, família e maternidade. É Professora Adjunta III e subchefe do Departamento de Antropologia e Arqueologia da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (FAFICH), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Downloads

Publicado

2016-03-29

Como Citar

SOUZA, Érica R. No coração da sala de aula: gênero e trabalho docente nas séries iniciai. Cadernos Pagu, Campinas, SP, n. 17-18, p. 379–387, 2016. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cadpagu/article/view/8644567. Acesso em: 29 nov. 2021.

Edição

Seção

Resenhas