O velho na propaganda

Autores

  • Guita Grin Debert Universidade Estadual de Campinas

Palavras-chave:

Gênero. Velhice. Publicidade. Mídia, Consumo

Resumo

O artigo trata das imagens de mulheres e homens velhos na publicidade. Com base em entrevistas, realizadas com os criadores das propagandas, ativistas da questão da velhice e através de uma dinâmica com um grupo da terceira idade, é analisado um corpus de propagandas apresentadas na televisão nos anos 90. O argumento central é que estas imagens são ativas na produção da “reprivatização do envelhecimento”, que implica sua transformação num problema dos indivíduos considerados incapazes de se envolver em atividades motivadoras, deixando de adotar formas de consumo e estilos de vida adequados para evitar a velhice.

Abstract

The article deals with images of old men and women in advertising. It analyzes a corpus of TV ads of the 1990’s based on interviews with advertising creators, old age activists and a group discussion with a third age activity group. The central argument concerns the fact that those images promote the “reprivatization of aging”, which implies transforming it into a problem concerning individuals that are seen as unable to develop motivating skills, and to adopt consumption patterns and ways of life appropriate to avoid old age.

Key Words: Gender. Old Age. Advertising. Media. Consumption

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Guita Grin Debert, Universidade Estadual de Campinas

Professora Titular do Departamento de Antropologia da UNICAMP, possui graduação em Ciências Sociais (1973), mestrado em Ciência Política (1977), doutorado em Ciência Política (1986) pela Universidade de São Paulo, e estudos de pós-doutorado no Department of Anthropology, University of California, Berkeley (1989-1990). Foi Vice-Presidente da Associação Brasileira de Antropologia (2000-2002); membro do Comitê Acadêmico de Ciências Sociais (Antropologia) do CNPq (2001 a 2003); editora da Revista Brasileira de Ciências Sociais, secretária adjunta da ANPOCS - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais (1992-1996); membro da Coordenação da Ciências Humanas e Sociais da FAPESP - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (2007-2014); e coordenadora do PAGU - Núcleo de Estudos de Gênero da UNICAMP (2007-2009).

Downloads

Publicado

2016-03-30

Como Citar

DEBERT, G. G. O velho na propaganda. Cadernos Pagu, Campinas, SP, n. 21, p. 133–155, 2016. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cadpagu/article/view/8644616. Acesso em: 17 out. 2021.

Edição

Seção

Dossiê