“Raça”, sexualidade e gênero na construção da identidade nacional: uma comparação entre Brasil e África do Sul*

Autores

  • Laura Moutinho Universidade Estadual do Rio de Janeiro

Palavras-chave:

Raça. Sexualidade. Nação. Literatura. Gênero. Brasil. África do Sul

Resumo

O objetivo deste artigo é trazer à cena um outro pólo de um esquema comparativo que tradicionalmente toma como referência os Estados Unidos e que aparece em muito menor destaque nas análises clássicas sobre as relações “raciais”: a África do Sul. O foco desta comparação serão os relacionamentos afetivo-sexuais “inter-raciais” em ambos os países. Tais relacionamentos, sejam eles formais ou não, são tidos como uma espécie de sismógrafo do grau e extensão do preconceito e da discriminação “raciais” e fornecem um rico campo exploratório para o inter-cruzamento e análise sobre alguns arranjos possíveis entre “raça”, sexualidade e gênero.

Abstract

The aim of this article is to shed light on another pole of a comparative system that usually takes the United States as reference, South Africa, which has had much less attention in Brazilian classical analyses on “racial” relations. The focus of this comparison are “inter-racial” affective-sexual relationships in both countries. Such relationships, formal or informal ones, are seen as a kind of seismograph for the degree and extension of “racial” prejudice and discrimination, and provide a rich exploratory field for the analyses on some possible combinations between “race”, sexuality and gender.

Key-Words: Race. Sexuality. Nation. Literature. Gender. Brazil. South Africa

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Laura Moutinho, Universidade Estadual do Rio de Janeiro

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro(1991), especialização em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro(1992), mestrado em Sociologia e Antropologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro(1996), doutorado em Antropologia Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro(2001) e pós-doutorado pela Princeton University(2014). Atualmente é Professor Doutor da Universidade de São Paulo, Membro de corpo editorial da Physis. Revista de Saúde Coletiva, Membro de corpo editorial da Revista Bagoas, estudos gays, de gêneros e sexualidades, pesquisador - Projeto Creating Systemic Chang do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento, Membro de corpo editorial do Coleção Antropologias, colaborador da Programa de Pós-Graduação e Pesquisa em Antropologia - UFS, Membro de corpo editorial da Pensata: Revista de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Unifesp, Revisor de projeto de fomento do Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe, Revisor de periódico da Revista de Antropologia (USP. Impresso), Membro de corpo editorial da Revista de Antropologia (USP. Impresso), da Universidade do Estado da Bahia e Membro de corpo editorial da Revista Ambivalências.

Downloads

Publicado

2016-03-31

Como Citar

MOUTINHO, L. “Raça”, sexualidade e gênero na construção da identidade nacional: uma comparação entre Brasil e África do Sul*. Cadernos Pagu, Campinas, SP, n. 23, p. 55–88, 2016. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cadpagu/article/view/8644657. Acesso em: 25 out. 2021.

Edição

Seção

Artigos