Marcadores sociais da diferença e infância: relações de poder no contexto escolar

Autores

  • Érica Renata Souza Pontificia Universidade Católica de Campinas

Resumo

Na primeira parte do artigo apresento contribuições de autores de diversas áreas no que se refere às relações de gênero em sala de aula, entre crianças e adolescentes. Na segunda parte, apresento resultados parciais da pesquisa de campo de minha dissertação de Mestrado, realizada numa escola pública da cidade de Campinas, Estado de São Paulo, analisando temas como a relação das crianças com as diferenças de classe, raça, gênero e outros marcadores sociais, as hierarquias de poder na sala de aula e as concepções infantis sobre heteronormatividade.

Abstract

In the first part of this article I present theorical contributions from various fields of knowledge concerning gender relations in the classroom among children and adolescents. In the second part, I present partial results from the field research conducted for my Master’s dissertation, which took place in a public school in the city of Campinas, Sao Paulo State. The themes I analyze are: children’s relations to differences of class, race, gender and other social markers; hierarchies of power in the classroom; and children’s concepts on heternormativity.

Key Words: Childhood, Education, Gender, Sexuality, Homosexuality

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Érica Renata Souza, Pontificia Universidade Católica de Campinas

Doutora em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (2000-2005) e Mestre em Antropologia Social pela Universidade Estadual de Campinas (1997-1999). Foi professora da PUC-Campinas (2005-2010) e pesquisadora visitante na York University (Toronto, Canadá, 2002). Tem experiência docente nas áreas de Antropologia, Sociologia e Educação. Sua área de concentração é Antropologia, tendo atuado principalmente nos temas de gênero, corpo, sexualidades, família e maternidade. É Professora Adjunta III e subchefe do Departamento de Antropologia e Arqueologia da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (FAFICH), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Downloads

Publicado

2016-04-04

Como Citar

SOUZA, Érica R. Marcadores sociais da diferença e infância: relações de poder no contexto escolar. Cadernos Pagu, Campinas, SP, n. 26, p. 169–199, 2016. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cadpagu/article/view/8644753. Acesso em: 25 set. 2021.

Edição

Seção

Dossiê