Flexionando o gênero: a subsunção do feminino no discurso moderno sobre o trabalho culinário

  • Carlos Alberto Dória Universidade Estadual de Campinas
Palavras-chave: Gestos Culinários. Masculinização do Trabalho. Culinária em Jorge Amado. Utensílios de Cozinha. Técnicas do Corpo

Resumo

O artigo busca identificar traços de quaisquer tipos (escritos, gestuais) que apontem a especificidade de uma sensibilidade gastronômica feminina, em oposição a uma norma masculina para os trabalhos culinários. Analisa a perda do controle da cozinha pela mulher na fase de urbanização e industrialização vigorosa, conforme indica a obra de Auguste Escoffier. Sugere, por fim, a adoção de uma etnografia dos gestos culinários, a exemplo do que propõe Marcel Mauss no ensaio “As técnicas do corpo”, para recuperar a dimensão cultural do feminino na cozinha

Abstract

The article seeks to identify any kind of traces (written, gestural) that point to the specificity of a gastronomic female sensitivity, as opposed to a male standard for culinary activities. Analyzes the loss of control over culinary by women, in the phase of modern urbanization and industrialization, as it signals the work of Auguste Escoffier. Suggests, finally, the adoption of a culinary ethnography of gestures, similar to what Marcel Mauss proposes in his essay “The techniques of the body” to retrieve the cultural relevance of females in the culinary.

Key Words: Culinary Gestures, Masculinization of Work, Culinary in Jorge Amado, Kitchen Tools, Techniques of the Body.

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Publicado
2016-04-14
Como Citar
Dória, C. A. (2016). Flexionando o gênero: a subsunção do feminino no discurso moderno sobre o trabalho culinário. Cadernos Pagu, (39), 251-271. Recuperado de https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cadpagu/article/view/8645058