A mulher moderna como fotógrafa na guerra: Margaret Michaelis e Kati Horna

  • Erika Zerwes Universidade de São Paulo
Palavras-chave: Margaret Michaelis. Kati Horna. Anarcofeminismo. Fotografia e gênero. Cultura visual.

Resumo

Para discutir alguns dos aspectos da questão de gênero na história da fotografia, bem como fazer uma análise das possíveis relações entre essa atuação feminina e a cultura política do período, este artigo fala sobre o trabalho de Kati Horna e Margaret Michaelis na Espanha. Elas nasceram mulheres e judias, e se fizeram fotógrafas e anarquistas durante a década de 1930. Fazem parte de uma geração de mulheres que encontraram na fotografia uma possibilidade de, ao mesmo tempo, ter independência financeira, fazer um trabalho criativo e artístico, e ter uma atuação política efetiva.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Erika Zerwes, Universidade de São Paulo
Pós Doutoranda no Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo, MAC-USP, São Paulo, Brasil. Bolsista FAPESP.

Referências

ACKELSBERG, Martha A. Mujeres Libres. El anarquismo y lá lucha por lá emancipación de las mujeres. Barcelona, Virus, 1999.

ACKERS, L. Managing relationships in peripatetic careers: Scientific mobility in the european union. Women’s Studies International Forum, 27, 2004, pp.189-201.

BARLOW, Tani et alii. The Modern Girl Around the World: A Research Agenda and Preliminary Findings. Gender and History, 17, no 2, Fall 2005, s/p.

BIAJOLI, Maria Clara Pivato. Tempo de palavras: mujeres libres e a memoria da revolução espanhola. In: RAGO, Margareth; BIAJOLI, Maria Clara Pivato. Mujeres Libres da Espanha. Documentos da Revolução Espanhola. Rio de Janeiro, Achiamé, 2007.

BLANCO, Laura Sánchez; HUERTA, José Luis Hernández. La educación femenina en la revista Mujeres Libres. In: HERNÁNDEZ DÍAZ, José María (ed). Prensa pedagógica y patrimonio histórico educativo. Contribuciones desde la Europa Mediterránea e Iberoamérica. Salamanca, Ediciones Universidad de Salamanca, 2013, pp.385-396.

BUEY, Francisco Fernández. Prólogo. In; WEIL, Simone. Escritos históricos y políticos. Madri, Editorial Trotta, 2007, pp.14-15.

CSORBA, Csila. Picturing Progress: Hungarian Women Photographers 1900-1945. Women in the Arts Magazine, Washington, Spring 2009, pp.12-15.

ENNIS, Helen. Margaret Michaelis: Love, loss and photography. Canberra, National Gallery of Austrália, 2005.

ESKILDSEN, Ute. A chance to participate: A transitional time for women photographers. In: MESKIMMON, Marsha; WEST, Shearer. Visions of the Neue Frau. Aldershot / Brookfield, Scholar Press / Ashgate, 1995, pp.62-76.

GREENE, Patricia. Testimonio visual: iconografía femenina en los carteles de la Guerra Civil. Letras Peninsulares vol 11.1, spring, 1998, pp.119- 144.

MENDELSON, Jordana; LAHUERTA, Juan José. Margaret Michaelis. Fotografía, vanguardia y política en la Barcelona de la República. Valencia, IVAM Institut Valencià d’Art Modern, 1998.

MESKIMMON, Marsha; WEST, Shearer. Visions of the Neue Frau. Aldershot / Brookfield, Scholar Press / Ashgate, 1995.

MOORHEAD, Joana. Kati Horna. In: MOORHEAD, Joana et. al. Surreal Friends. Leonora Carrington, Remedios Varo, Kati Horna. Surrey: Palant House Gallery, 2010, pp.54-69.

MUJERES Libres. Como organizar una agrupación. Ediciones Mujeres Libres, c.1936.

ORWELL, Geroge. Lutando na Espanha. São Paulo, Globo, 2006.

OTTO, Elizabeth; ROCCO, Vanessa (eds). The New Woman International: Representations in Photography and Film from the 1870s through the 1960s. Ann Arbor, MI, University of Michigan Press, 2011. [http://quod.lib.umich.edu/d/dcbooks/9475509.0001.001/1:1/--newwoman-international-representations-inphotography?g=dculture;rgn=div1;view=toc;xc=1 – acesso em 20 maio 2016].

PELIZZON, Lisa. Más allá de la foto: La mirada de Kati Horna. Venezia, Tese (Doutorado em Studi Iberici i Anglo-Americani), Universitá Ca' Foscari, 2011.

PRESTON, Paul. We Saw Spain Die. Foreign correspondents in the Spanish Civil War. Nova Iorque, Skyhorse Publishing, 2009.

RAGO, Margareth. Mujeres libres: anarco-feminismo e subjetividade na revolução espanhola. Verve, 7, 2005, pp.132-152.

RIPA, Yannick. Le genre dans l’anarcho-syndicalisme espagnol (1910- 1939). Clio. Histoire‚ femmes et sociétés n o 3, 1996 [clio.revues.org/470 – acesso em 20 maio 2016].

RODRÍGUEZ, José Antonio et. al. Kati Horna. México, DF; Barcelona: Editorial RM, 2013.

ROWE, Dorothy. Desiring Berlin: Gender and modernity in Weimar Germany. In: MESKIMMON, Marsha; WEST, Shearer. Visions of the Neue Frau. Aldershot / Brookfield, Scholar Press / Ashgate, 1995, pp.143-164.

SAORNIL, Lucia Sanchez. La maternidad bajo el signo de la revolución. Umbral n o 12, 2/10/37.

WEIL, Simone. Escritos históricos y políticos. Prólogo de Francisco Fernández Buey. Madri, Editorial Trotta, 2007.

ZERWES, Erika. Tina Modotti e Kati Horna, fotógrafas produtoras de duas imagens situadas entre a fotografia obrera e o humanismo. História Unisinos, vol.20, 2016, pp.213-225.

Publicado
2017-12-06
Como Citar
Zerwes, E. (2017). A mulher moderna como fotógrafa na guerra: Margaret Michaelis e Kati Horna. Cadernos Pagu, (51). Recuperado de https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cadpagu/article/view/8651157