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Rituais da escolarização e gênero
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Palavras-chave

Disciplinaridade
Gênero
Performatividade
Rituais

Como Citar

CARVALHO, Rosângela Tenório. Rituais da escolarização e gênero. Cadernos Pagu, Campinas, SP, n. 61, p. e216116, 2021. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cadpagu/article/view/8666982. Acesso em: 10 maio. 2024.

Resumo

O artigo discute o ritual como elemento de intensificação da realidade de gênero. Propõe uma análise de enunciados ritualísticos no discurso pedagógico da educação escolarizada no século XIX na Itália. A análise está sustentada nos argumentos do caráter performático dos rituais, da pedagogia como prática de disciplinamento e da ação performática na produção dos sujeitos de gênero. Interessam na análise: a relação entre ritual e práticas de disciplinamento; a cena ritual; o papel da família no ritual de passagem; a afirmação de gênero nos rituais de acolhimento; e os mitos da feminilidade no ritual da lição.

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