Banner Portal
“Por acaso eu não sou uma mulher?” Interseccionalidade em Luedji Luna e na cena musical de Salvador
Capa comemorativa dos 30 anos da Cad. pagu - Um mulher mergulhando e cauda de um peixe aparecendo
PDF
XML

Palavras-chave

Cenas musicais
Interseccionalidade
Racismo genderizado

Como Citar

GUMES, Nadja Vladi; GARSON, Marcelo; ARGÔLO, Marcelo. “Por acaso eu não sou uma mulher?” Interseccionalidade em Luedji Luna e na cena musical de Salvador. Cadernos Pagu, Campinas, SP, n. 67, p. e236704, 2023. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cadpagu/article/view/8673797. Acesso em: 9 maio. 2024.

Resumo

Neste artigo, trazemos o estudo de caso do álbum visual da cantora e compositora Luedji Luna, Bom mesmo é estar debaixo d'água (2020), com o objetivo de avaliar a contribuição das mulheres negras feministas para a atual cena musical de Salvador. Ao fazer parte da rede de música diaspórica do Atlântico Negro, essa cena, que vem se renovando desde 2009, é por nós chamada de cena afrolatina. Mobilizando noções como interseccionalidade, racismo genderizado e cenas musicais, este trabalho busca pensar o conceito de cena musical a partir de um diálogo com questões de raça e gênero em uma perspectiva decolonial, o que nos permite compreender as visibilidades e invisibilidades de fenômenos culturais urbanos e contemporâneos em cidades negras e latinas como Salvador.

PDF
XML

Referências

AMARAL, Adriana; SOUZA, Rosana Vieira; MONTEIRO, Camila. De westeros no #vemprarua à shippagem do beijo gay na TV brasileira. Ativismo de fãs: conceitos, resistências e práticas na cultura digital. Galáxia, n. 29, jun. 2015, pp.141-154 [http://dx.doi.org/10.1590/1982-25542015120250 - acesso em: 18 nov. 2021].

ARGÔLO, Marcelo. A Minha Pele de Ébano: música pop e ativismo negro em Salvador. Dissertação (Mestrado em Comunicação), Centro de Artes, Humanidades e Letras, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Cachoeira, 2021.

AZEVEDO, Donminique. Um corpo no mundo: Entrevista Luedji Luna. Correio Nagô. 20 jan. 2017 [https://www.ceert.org.br/noticias/genero-mulher/15163/um-corpo-no-mundo-entrevista-luedji-luna - acesso em: 21 mar. 2022].

BHABBA, Homi. O Local da Cultura. Belo Horizonte, Editora UFMG, 1998.

CARRERA, Fernanda. Roleta interseccional: proposta metodológica para análises em Comunicação. E-Compós, 7 out. 2020 [https://doi.org/10.30962/ec.2198 - acesso em: 03 ago. 2022].

CASEMAJOR, Nathalie; STRAW, Will. The Visuality of Scenes: urban cultures and visual scenescapes. Imaginations, 7:2, Montreal, 2017, pp.4-37 [https://willstraw.files.wordpress.com/2017/09/issue_7_2_ldscp_01_intro_casemajor-straw.pdf – acesso em: 09 abr. 2023].

CESAR, Rafael Nascimento. A Fragata Negra: Tradução e vingança em Nina Simone. MANA, v. 24, Rio de Janeiro, 2018, pp.39-70.

CESAR, Rafael Nascimento; QUEIROZ, Vitor; FERREIRA, Carolina Branco de Castro. Elza Soares: Dos Alfinetes À Carne Negra. Revista Educação e Ciências Sociais, v. 3, 2020, pp.59-79.

COLLINS, Patricia Hill; BILGE, Sirma. Interseccionalidade. São Paulo, Boitempo, 2021.

DE LAURETIS, Teresa. Technologies of Gender: Essays on Theory, Film, and Fiction. Indiana, Indiana University Press, 1987.

FERNANDES, Laura. Luedji Luna: 'É importante falar do amor na perspectiva da mulher preta'. Correio 24 Horas. 14 out. 2020 [https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/luedji-luna-e-importante-falar-do-amor-na-perspectiva-da-mulher-preta/ - acesso em: 24 ago. 2022].

GADEA, Carlos. A. Negritude e Pós-africanidade: crítica das relações raciais contemporâneas. Porto Alegre, Sulina, 2013.

GILROY, Paul. Sounds Authentic: Black Music, Ethnicity, and the Challenge of a “Changing” Same. Black Music Research Journal, v. 11, n. 2, outono, 1991, pp.111-136.

GONZALEZ, Lélia. A categoria político-cultural da Amefricanidade. In: HOLLANDA, Heloisa Buarque de. (org.). Pensamento Feminista: conceitos fundamentais. Rio de Janeiro, Bazar do Tempo, 2019, pp.341-352.

HAESBAERT, Rogério. Viver no Limite: território e multi/transterritorialidade em tempos de in-segurança e contenção. Rio de Janeiro, Bertrand Brasil, 2014.

HALL, Stuart. Cultura e representação. Rio de Janeiro, Apicuri, 2016.

HALL, Stuart. Identidade Cultural e Diáspora. Revista do Patrimônio. Histórico e Artístico Nacional, n.24, 1996, pp.68-75.

HALL, Stuart. The Whites of Their Eyes: Racist Ideologies and the Media. In: BRIDGES, G; BRUNT, R. (org.). Silver Linings: Some Strategies for the Eighties. Londres, Lawrence and Wishart, 1981, pp.28-52.

HARISSON, Cara. The Visual Album as a Hybrid Art-Form: A Case Study of Tradicional, Personal and Allusive Narratives in Beyoncé. 2014. Dissertação (Mestrado em Cultura Visual), Lund University, Lund, Suécia, 2014.

HERSCHMANN, Micael. Cenas, circuitos e territorialidades sônico-musicais. In: JANOTTI JR., Jeder; SÁ, Simone Pereira de (org.). Cenas Musicais. Guararema, SP, Anadarco. 2013, pp.41-56.

IQANI, Mehita; RESENDE Fernando. Theorizing Media in and Across the Global South: Narrative as territory, culture as flow. In: IQANI, Mehita.; RESENDE Fernando (org.). Media and the Global South: narrative territorialities and cross-cultural currents. Nova Iorque, Routledge., v. 1, 2019, pp.05-17.

JANOTTI JR., Jeder. Gêneros musicais em ambientações digitais. Belo Horizonte, PPGCOM/UFMG, 2020.

JANOTTI JR., Jeder.; PIRES, Victor. Entre os afetos e os mercados culturais: as cenas musicais como formas de mediatização dos consumos musicais. In: JANOTTI JR., J.et al. (org.). Dez anos a mil: mídia e música popular massiva em tempos de internet. Porto Alegre, Simplíssimo, 2011, pp.08-22.

KILOMBA, Grada. Memórias da Plantação: episódios de racismo cotidiano. Rio de Janeiro, Cobogó, 2019.

LIMA, Ari. Uma crítica cultural sobre o pagode baiano: música que se ouve, se dança e se observa. Salvador, Pinaúna, 2016.

LUGONES, Maria. Rumo a um feminismo descolonial. Estudos Feministas, Florianópolis, n. 22, v.3, setembro-dezembro/2014. pp. 935-952.

MOTA, Fabricio. Guerreir@s do Terceiro Mundo: identidades negras na música Reggae da Bahia (anos 80/90). Dissertação (Mestrado em Estudos Étnicos e Africanos), Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal da Bahia (UFBA), Salvador, 2008.

MUNANGA, Kabengele. Negritude: usos e sentidos. 4. ed. Belo Horizonte, Autêntica Editora, 2019.

PHILIPS, Dom. Brazil is a racist country, statistically’: Luedji Luna, the bold voice of Bahia. The Guardian. 7 dez. 2020 [https://www.theguardian.com/music/2020/dec/07/brazil-is-a-racist-country-statistically-luedji-luna-the-bold-voice-of-bahia – acesso em: 22 ago. 2022].

QUEIROZ, Tobias. Cena Musical Decolonial: uma proposição. Mediação, v. 22, n.29, Belo Horizonte, jul./dez. 2019 [http://revista.fumec.br/index.php/mediacao/article/view/7332/pdf - acesso em: 20 out. 2022].

QUEIROZ, Vitor; CESAR, Rafael Nascimento. Puxando a fumaça e soltando pro ar. Consagração e silêncio em Pixinguinha e Dorival Caymmi. Revista Brasileira de Ciências Sociais, v. 36, 2021, pp.1-18.

RANCIÈRE, Jacques. A partilha do sensível: estética e política. São Paulo, Editora 34, 2005.

REGEV, Moti. Pop-rock music: aesthetic cosmopolitanism in late modernity. Cambridge, Polity Press, 2013.

RIOS, Flavia. Antirracismo, movimentos sociais e Estado (1985-2016). In: LAVALLE, A.G.; CARLOS, E.; DOWBOR, M.; SZWAKO, J. (org.). Movimentos sociais e institucionalização: políticas sociais, raça e gênero no Brasil pós-transição. Rio de Janeiro, EDUERJ, 2018, pp.255-283 [https://doi.org/10.7476/9788575114797.0008 - acesso em: 18 nov. 2022].

RISÉRIO. Antônio. Carnaval Ijexá. Salvador, Corrupio, 1981.

SÁ, Simone Pereira de (org). Cultura Pop. Salvador, EDUFBA; Brasília, Compós, 2015.

SÁ, Simone Pereira de. Will Straw: cenas musicais, sensibilidades, afetos e a cidade. In: GOMES, I. M. M.; JANOTTI JR., J. Comunicação e Estudos Culturais. Salvador, Edufba, 2011, pp.147-161.

SÁ, Simone Pereira de; DALLA VECCHIA, Leonam, In: SÁ, Simone Pereira de. AMARAL, Adriana; JANOTTI, Jeder. Territórios Afetivos da Imagem e do Som. Belo Horizonte, Editora UFMG, 2020.

SANTOS, Boaventura de Souza. Para além do pensamento abissal: das linhas globais a uma ecologia dos saberes. In: SANTOS, Boaventura de Souza; MENEZES, Maria Paula. Epistemologias do Sul. Coimbra, Edições Almedina, 2009, pp. 23-71.

SERRA, Amanda. Luedji Luna sobre não exibir o filho na internet: “Ele não é o filho do Bruno Gagliasso”. Yahoo! Vida e Estilo. 4 jan. 2021. [https://esportes.yahoo.com/noticias/luedji-luna-cantora-maternidade134248088.html - acesso em: 24 ago. 2022].

SOARES, Thiago. Percursos para estudos sobre música pop. In: SÁ, Simone Pereira de et al. (org). Cultura Pop. Salvador, EDUFBA; Brasília, Compós, 2015, pp.19-34.

SODRÉ, Muniz. Pensar Nagô. Petrópolis, Vozes, 2017.

STRAW, Will. Cena Visíveis e Invisíveis. In: AMARAL, Adriana et al. Mapeando cenas da música pop: cidades, mediações e arquivos - Volume I. Paraíba, Marca de Fantasia, 2017.

STRAW, Will. Some things a scene might be. Postface. Cultural Studies, v. 29, n. 3, 2014, pp.476-485.

STRAW, Will. Scenes and Sensibilities. E-Compós, v. 6, n. 11, Brasília, 2006 [http://www.ecompos.org.br/e-compos/article/view/83 - acesso em: 15 out. 2022].

STRAW, Will. Systems of Articulation, Logics of change: Scenes and Communities in Popular Music. Cultural Studies, v. 5, n. 3, oct. 1991, pp.361-375.

TAYLOR, Diana. O Arquivo e o Repertório: performance e memória cultural nas Américas. Belo Horizonte, Editora UFMG, 2013.

THORNTON, Sara. Club Cultures: Music, Media and Subcultural Capital. Cambridge, Polity, 1995.

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.

Copyright (c) 2023 Cadernos Pagu

Downloads

Não há dados estatísticos.