Banner Portal
Mulheres cientistas? A representação das mulheres na ciência nos livros didáticos de história em Portugal
Capa comemorativa dos 30 anos da Cad. pagu - Um mulher mergulhando e cauda de um peixe aparecendo

Palavras-chave

Livros didáticos
Mulheres cientistas
História da ciência
Efeito matilda

Como Citar

XXXX, Xxxxx. Mulheres cientistas? A representação das mulheres na ciência nos livros didáticos de história em Portugal. Cadernos Pagu, Campinas, SP, n. 67, p. xxxx, 2023. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cadpagu/article/view/8673809. Acesso em: 28 abr. 2024.

Resumo

Este artigo discute a representação da contribuição das mulheres na história da ciência nos livros didáticos do ensino secundário português. A análise exaustiva dos livros didáticos de história revelou que o papel das mulheres na ciência é negligenciado, à exceção de Marie Curie, que é citada várias vezes. Continua-se a retratar a ciência silenciando contributos do trabalho e persistência de mulheres cujo papel como (co)-autoras de descobertas científicas foi apagado ou ignorado, persistindo o “efeito Matilda”. As mulheres aparecem nas imagens como auxiliares, corpos ou consumidoras dos benefícios da ciência.

Referências

AMÂNCIO, Lígia. Assimetria simbólica. Breve história de um conceito. In: OLIVEIRA, João Manuel; AMÂNCIO, Lígia (ed.). Géneros e Sexualidades: Interseções e tangentes. Lisboa, Centro de Investigação e de Intervenção Social (CIS-IUL), 2017, pp.17-36.

AMÂNCIO, Lígia. Reflections on science as a gendered endeavour: changes and continuities. Social Science Information, 44(1), 2005, pp.65–83 [https://doi.org/10.1177/0539018405050444 - acesso em: 5 de maio de 2021].

ANCHIETA, Isabelle. Mulher: uma “classe desprivilegiada em alta conta”. Plural - Revista do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da USP, 18(2), 2011, pp.99-109.

BALBÉ, Alice; CAMANHO, Luís; TRINDADE, Elaine; CABECINHAS, Rosa. Representações visuais nos manuais escolares: uma proposta de análise. In: MARTINS, Moisés; BALBÉ, Alice; MACEDO, Isabel; MABASSO, Eliseu (ed.). Portugal e Moçambique - Travessias identitárias e imaginários do passado e do presente. Famalicão, Húmus, 2022, pp.129-151.

BELKHIR, Jean. Race, Sex, Class & “Intelligence” Scientific Racism, Sexism & Classism, Spring. Race, Sex & Class, 1(2), 1994, pp.53-83.

BRUCE, Donald M.; McWEBB, Christine. Rhetoric as a Science in the Prose Works of Christine de Pizan. Dalhousie French Studies, JSTOR, 80, 2007, pp.3-13 [http://www.jstor.org/stable/40838404 - acesso em: 3 de dezembro de 2021].

CABECINHAS, Rosa. Quem quer ser apagada? Memória coletiva e assimetria simbólica. In: OLIVEIRA, João Manuel; NOGUEIRA, Conceição (ed.). Lígia Amâncio: o género como ação sobre o mundo. Lisboa, CIS-IUL, 2018, pp.113-132.

CABECINHAS, Rosa; BALBÉ, Alice. Qui veut être inivisibilizée? Les femmes em tant qu'addendum dans les manuels scoilares de l'histoire em viguer dans l'enseignement portugais. Didactica Historica, 8, 2022, pp.77-83. https://doi.org/10.33055/DIDACTICAHISTORICA.2022.008.01.77

CABECINHAS, Rosa; LAISSE, Sara. "Quem quer ser apagada"? Imagens de mulheres em manuais de História no Ensino em contexto moçambicano. Vista (8), 2021, e021010. https://doi.org/10.21814/vista.3517

CABECINHAS, Rosa; LIMA, Marcus; CHAVES, António. Identidades nacionais e memória social: hegemonia e polémica nas representações da história. In: MIRANDA, Joana; JOÃO, Maria Isabel (ed). Identidades Nacionais em Debate. Oeiras, Celta Editora, 2006, pp.67-92.

CERQUEIRA, Carla; CABECINHAS, Rosa. A cobertura jornalística do dia Internacional das Mulheres na imprensa portuguesa: mudanças, persistências e reconfigurações. Novos Olhares, 4(1), 2015, pp.37-51. https://doi.org/10.11606/issn.2238-7714.no.2015.102209

COUTO, Anabela. O retrato da mulher durante o Estado Novo. Jornalismo Porto Net, Opinião, 2005 [https://www.jpn.up.pt/2005/04/26/o-retrato-da-mulher-durante-o-estado-novo/ - acesso em: 4 jun. 2021].

COOK, Alan. Ladies in the Scientific Revolution. Notes and Records of the Royal Society of London, JSTOR, 51 (1), 1997, pp.1-12.

EDITORIAL. Rosalind Franklin was so much more than the ‘Wronged Heroine’ of DNA. Nature 583 (7817), 2020, 492 [https://doi.org/10.1038/D41586-020-02144-4 - acesso em: 01 dez. 2021].

ELSEVIER. Gender in the Portugal Research Arena: A Case Study in European Leadership Report. Analytical Services. Elsevier B.V., 2021.

GARGAM, Adeline. Savoirs mondains, savoirs savants: les femmes et leurs cabinets de curiosités au siècle des Lumières. Genre & Histoire (5). [https://doi.org/10.4000/genrehistoire.899]

GELBART, Nina Rattner. Mathematician and Philosopher: The “Celebrated Mlle Ferrand” (1700–1752), Minerva's French Sisters: Women of Science in Enlightenment France. Yale Scholarship Online, 2021, pp.16-57 [https://doi.org/10.12987/yale/9780300252569.003.0003 - acesso em: 29 jul. 2022].

GONÇALVES, Vanessa Oliveira et alii. A invisibilidade das mulheres na história da ciência: estudo de caso dos livros didáticos do sexto ao nono ano. Brazilian Journal of Development 5(9), 2019, pp.15463-15485.

FRANKLIN, Rosalind E.; GOSLING, R. G. Molecular Configuration in Sodium Thymonucleate. Nature, 171 (4356), 1953, pp.740–41 [https://doi.org/10.1038/171740a0].

HAYES, Patricia. Introduction: Visual Genders. In: Visual genders, visual histories (Gender & Histories). Oxford, Blackwell Publishing Ltd. 2005, pp.519-537.

HOLMES, Richard. In Retrospect: On the Connexion of the Physical Sciences. Nature 514 (7523), 2014, pp.432-33 [https://doi.org/10.1038/514432a].

LIU, James H. et alii. Social representation of events in world history across 12 cultures. Journal of Cross-Cultural Psychology, 36, 2005, pp.171-191.

MILLER, Leslie Adrienne. Madame Du coudray's Woman Machine, 1756. Prairie Schooner, JSTOR, 79 (2) 2005, pp.27-28 [http://www.jstor.org/stable/40637960].

» http://www.jstor.org/stable/40637960

PORDATA, Base de dados de Portugal Contemporâneo (n.d.). Taxa de analfabetismo segundo os Censos: total e por sexo [https://www.pordata.pt/Portugal/Taxa+de+analfabetismo+segundo+os+Censos+total+e+por+sexo-2517 - acesso em: 21 jun. 2021].

RÊGO, Maira do Céu Cunha. Políticas de igualdade de género na União Europeia e em Portugal: influências e incoerências. EX Aequo, (25), 2012, pp.29-44.

ROSS, Sydney. Scientist: The story of a word. Annals of Science, 18:2, 1962, pp.65-85 [https://doi.org/10.1080/00033796200202722].

ROSSITER, Margaret. The Matthiew Matilda Effect in Science. Social Studies of Science, v.23, SAGE Publications, 1993, pp.325-341.

SANTOS, Maria Helena. Desigualdades de género em profissões qualificadas e resistências à mudança - Um percurso de investigação. In: OLIVEIRA, João Manuel; AMÂNCIO, Lígia (ed.). Géneros e Sexualidades: Interseções e tangentes. Lisboa, Centro de Investigação e de Intervenção Social (CIS-IUL), 2017, pp.55-74.

SCHIEBINGER, Londa. The history and philosophy of women in science: A review essay. Signs: Journal of Women in Culture and Society, 12, 1987, pp.305-332.

SILVA, Lauana Araújo. Mulheres negras e suas representações nas coleções de livros didáticos de Biologia aprovados pelo PNLD – 2015. Dissertação (Mestrado em Educação), Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, MG, 2018 [http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2019.916].

UNESCO. Women in Science, n. 55, UNESCO Institute for Statistics (UIS), 2019.

VERNET, Jean-Pierra; BUTERA, Fabrizio. Women, women’s rights and feminist movements. Social Science Information, 44, 2005, pp.175-188.

WHEWELL, William. On the Connexion of the Physical Sciences. By Mrs. Somerville. Quarterly Review LI (CI), 1984, pp.54-68.

WOOTTO, David. A invenção da ciência. Nova história da revolução científica. Lisboa, Temas & Debates - Círculo de Leitores. Tradução: Pedro Rosado, 2017.

ZINSSER, Judith. Translating Newton’s ‘Principia’: The Marquise Du Châtelet’s Revisions and Additions for a French Audience. Notes and Records of the Royal Society of London. JSTOR, 55 (2), 2001, pp.227-45 [http://www.jstor.org/stable/532097 - acesso em: 10 dez. 2021].

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.

Copyright (c) 2023 Cadernos Pagu

Downloads

Não há dados estatísticos.