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Diálogo em um ato sobre “Por acaso eu não sou uma mulher?” Interseccionalidade em Luedji Luna e a cena musical de Salvador
Capa comemorativa dos 30 anos da Cad. pagu - Um mulher mergulhando e cauda de um peixe aparecendo
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Palavras-chave

Luedji Luna

Como Citar

MACHADO, Bernardo Fonseca; CESAR, Rafael Nascimento. Diálogo em um ato sobre “Por acaso eu não sou uma mulher?” Interseccionalidade em Luedji Luna e a cena musical de Salvador. Cadernos Pagu, Campinas, SP, n. 67, p. e236703, 2023. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cadpagu/article/view/8673833. Acesso em: 9 maio. 2024.

Resumo

Bernardo e Rafael: Entre os desafios mais frequentes de se escrever a quatro mãos, o ato de compatibilizar ideias e perspectivas distintas em um mesmo texto, sob o risco de expor as vulnerabilidades (e vaidades) inerentes a qualquer trajetória intelectual, costuma desencorajar a prática entre pessoas da academia. Diante da falta de tempo e do pulso acelerado do produtivismo científico, o desejo de preservar a voz autoral de possíveis ruídos surgidos no trabalho coletivo parece se sobrepor à criação de registros dialógicos na produção de conhecimento. Que dirá um comentário crítico baseado em pareceres elaborados individualmente sobre um artigo cuja autoria nos é vedada de antemão. Como escrevê-lo? Que contribuição é possível oferecer, que já não tenha sido apresentada nos pareceres? Ao aceitarmos o convite da cadernos pagu para a seção Bastidores da produção do conhecimento feminista, meditamos não apenas sobre o desafio de refazer juntos um percurso trilhado em separado, mas sobre a forma que tal comentário assumiria. Isso porque não queríamos que nossa reflexão se furtasse a expressar o encontro do qual surgiu. Assim, instigados pelo uso da palavra “bastidores” para nomear a nova seção da cadernos, encontramos no formato cênico a solução textual entre nossas vozes individualizadas e uma voz coletiva. Um “coro”, no jargão teatral. A partir dele, experimentamos novas estratégias de intervenção e, assim como Nadja Vladi Gumes, Marcelo Garson e Marcelo Argôlo, tentamos situar nossas próprias palavras em experiências pregressas, além de explicitar o caráter dialógico de quem aprende com e pelas palavras dos outros.

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Referências

FANON, Frantz. Pele negras, máscaras brancas. Salvador, EDUFBA, 2008.

GILROY, Paul. Sounds Authentic: Black Music, Ethnicity, and the Challenge of a "Changing" Same. Black Music Research Journal, v. 11, n. 2, Autumn, 1991, pp.111-136.

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