Banner Portal
Os fantasmas da nação

Como Citar

PEREIRA, Pedro Paulo Gomes. Os fantasmas da nação. Cadernos Pagu, Campinas, SP, n. 42, p. 513–521, 2016. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cadpagu/article/view/8645131. Acesso em: 16 abr. 2024.

Resumo

Construída por meio de imagens poderosas e histórias que conectam presente e passado, as nações se caracterizam pelas diversas maneiras pelas quais são imaginadas. As narrativas sublinham dimensões como as memórias do passado e o desejo por viver em conjunto na construção de uma “comunidade imaginada”. No entanto, a incômoda e irredutível presença de Outros que destoam dos ideais de homogeneidade demonstra que as nações são dispositivos discursivos que representam a diferença como unidade. E sinaliza as dificuldades de lidar com a diferença, pois o tempo heterogêneo da nação, na expressão de Partha Chatterjee (1993, 2001), surge em oposição a um tempo homogêneo e vazio

Referências

BUTLER, Judith. The Force of Fantasy: Mapplethorpe, Feminism, and Discursives Excess. Differences: A Journal of Feminist Cultural Studies, vol. 2 (2), 1990, pp.105-125.

CHATTERJEE, Partha. The nation and its fragments: colonial and postcolonial histories. Princeton, Princeton University Press, 1993.

CHATTERJEE, Partha. Nationalist thought and the colonial world: a derivative discourse. Minnesota, Minnesota University Press, 2001.

CORRÊA, Mariza. Apresentação – Comunidades de conversação. In: MISKOLCI, Richard. O desejo da nação: masculinidade e branquitude no Brasil de fins do XIX. São Paulo, Annablume Editora, 2012.

DERRIDA, Jacques. Espectros de Marx. Rio de Janeiro, Relume Dumará, 1994.

FOUCAULT, M. História da sexualidade I: a vontade de saber. Rio de Janeiro, Graal, 1985.

GADAMER, Hans-Georg. La dialéctica de Hegel. Madrid, Ediciones Catedra, 1981.

JOYCE, James. Ulysses. Penguin Books, 1992.

MISKOLCI, Richard. Thomas Mann, o Artista Mestiço. São Paulo, Annablume Editora, 2003.

MISKOLCI, Richard. O desejo da nação: masculinidade e branquitude no Brasil de fins do XIX. São Paulo, Annablume Editora, 2012.

SEGATO, Rita Laura. La Nación y sus Otros: raza, etnicidad y diversidad religiosa en tiempos de Políticas de la Identidad. Buenos Aires, Prometeo Libros, 2007.

Downloads

Não há dados estatísticos.