A busca da saúde integral por meio do trabalho pastoral e dos agentes comunitários numa favela do Rio de Janeiro
PDF (Português (Brasil))

Palabras clave

Pastores presbiterianos
Trabajadores comunitarios de salud
Clases populares
Proceso salud-enfermedad

Cómo citar

Valla, V. V., Guimarães, M. B., & Lacerda, A. (2006). A busca da saúde integral por meio do trabalho pastoral e dos agentes comunitários numa favela do Rio de Janeiro. Ciencias Sociales Y Religión, 8(8), 139–154. https://doi.org/10.22456/1982-2650.2298

Resumen

Esta pesquisa tem como foco pastores de igrejas evangélicas que moram e/ou convivem com a comunidade onde atuam. A radicalidade do gesto de conviver com moradores de favela se enquadra num conjunto de gestos também radicais oriundos da religião presbiteriana. Richard Shaull, considerado o “avô” da teologia da libertação, ao vir para o Brasil, baseado na vida de Cristo, trouxe a proposta dos seminaristas irem morar em comunidades pobres. Vimos nos questionando se a convivência com os pobres pode contribuir para a melhoria das suas condições de vida, e se o trabalho destes pastores tem alguma relação com o trabalho desenvolvido pelos agentes comunitários de saúde. Os objetivos deste artigo consistem em identificar as possíveis analogias entre o trabalho dos pastores e dos agentes comunitários na construção de uma saúde integral na sociedade contemporânea; e discutir como esta convivência influi na forma de cuidado que é oferecida às classes populares.

https://doi.org/10.22456/1982-2650.2298
PDF (Português (Brasil))

Citas

BOSI, Ecléia. Simone Weil: A condição operária e outros estudos sobre a opressão. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979.

CESAR, Waldo; SHAULL, Richard. Pentecostalismo e futuro das igrejas cristãs: Promessas e desafios. Petrópolis: Vozes, 1999.

CHAUÍ, Marilena. Notas sobre cultura popular. In: CHAUÍ, Marilena (Org.). Cultura e democracia: o discurso competente e outras falas. São Paulo: Cortez, 1990, p. 61-85.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1985.

GUIMARÃES, Maria Beatriz. Intuição e arte de curar: pensamento e ação na clínica médica. Tese (Doutorado em Saúde Coletiva), Instituto de Medicina Social, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2001.

GUIMARÃES, Maria Beatriz; VALLA, Victor. Vincent; STOTZ, Eduardo Navarro (Coord.). Os impasses da pobreza absoluta: Relatório da Pesquisa Vigilância Civil da Saúde na Atenção Básica: Uma proposta de ouvidoria coletiva na AP 3.1, Rio de Janeiro, apresentado à Escola de Governo em Saúde/ENSP/FIOCRUZ, janeiro de 2005.

LACERDA, A. Apoio Social e a Concepção do Sujeito na sua Integração entre Corpo-Mente: uma articulação de conceitos no campo da saúde pública. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva), ENSP/FIOCRUZ, Rio de Janeiro, 2002.

LACERDA, Alda; VALLA, Victor Vincent. Homeopatia e apoio social: repensando as práticas de integralidade na atenção e no cuidado à saúde. In: PINHEIRO, Roseni; MATTOS, Ruben Araújo (Orgs.). Construção da integralidade: cotidiano, saberes e práticas em saúde. Rio de Janeiro: ABRASCO, p. 169-196, 2003.

LÖWY, M. A guerra dos deuses: Política e religião na América Latina. Petrópolis: Vozes, 2000.

MINKLER, Meredith. Community organizing among the elderly poor in the United States: a case study. International Journal of Health Services. Nova York, volume 22, p. 303-316, 1992.

PAIVA, Vanilda. Populismo católico e educação no Brasil. In: PAIVA, Vanilda (Org.). Perspectivas e dilemas da educação popular. Rio de Janeiro: Graal, 1984, Introdução.

SHAULL, Richard. Surpreendido pela graça: Memórias de um teólogo. Rio de Janeiro: Record, 2003.

SILVA, Rafael Vieira. Braga; STELET, Bruno Pereira; PINHEIRO, Roseni; GUIZARDI , Francine Lube. Do elo ao laço: o agente comunitário na construção da integralidade em saúde. In: PINHEIRO, Roseni; MATTOS, Ruben Araújo (Orgs.). Cuidado: as fronteiras da integralidade. Rio de Janeiro: Hucitec / ABRASCO, 2004. p. 75-90.

VALLA, Victor Vincent. Educação popular, saúde comunitária e apoio social numa conjuntura de globalização. Cadernos de Saúde Pública, Rio de Janeiro número 15, p.7-14, 1999.

VALLA, Victor Vincent; GUIMARÃES, Maria Beatriz; LACERDA, Alda. Religiosidade, Apoio Social e Cuidado Integral à Saúde: uma proposta de investigação voltada para as classes populares. In: PINHEIRO, Roseni; MATTOS, Ruben Araújo (Orgs.). Cuidado: as fronteiras da integralidade. Rio de Janeiro: Hucitec / ABRASCO, p.103-117, 2004.

Creative Commons License

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.

Derechos de autor 2020 Victor Vincent Valla, Maria Beatriz Guimarães, Alda Lacerda

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.