Produção de sentidos e judaicidades em Florianópolis
PDF (Português (Brasil))

Palabras clave

Judaísmo
Identidad
Identidad judía

Cómo citar

Schucman, L. V., & Maheirie, K. (2007). Produção de sentidos e judaicidades em Florianópolis. Ciencias Sociales Y Religión, 9(9), 141–164. https://doi.org/10.22456/1982-2650.2515

Resumen

O presente artigo tem como objetivo compreender os diferentes sentidos atribuídos a “ser judeu” no contexto florianopolitano, Santa Catarina, Brasil no início do século XXI. Entendendo de que forma se constitui uma identidade judaica nesta cidade, utilizamos o referencial teórico da psicologia sócio-histórica sobre constituição de sujeito e identidade. Para está análise utilizamos depoimentos e entrevistas de sujeitos judeus freqüentadores da Associação Israelita Catarinense (A.I.C). Os resultados da pesquisa apontam para uma re(criação) do judaísmo de acordo com os interesses desta coletividade estando diretamente relacionado às apropriações dos significados convencionais do judaísmo e da produção de novos sentidos para o que é “ser judeu” de acordo com histórias de vida, vivências afetivas, emocionais e intelectuais de cada sujeito. Assim cada um dos entrevistados encontrou em Florianópolis a liberdade e a possibilidade de atuar, concretizar, e construir um judaísmo aberto para as características deste coletivo, ocorrendo uma auto-identificação em semelhanças e diferenças com esta identidade.

https://doi.org/10.22456/1982-2650.2515
PDF (Português (Brasil))

Citas

BARON, Salo W. Historia e Historiografia do Povo Judeu. São Paulo: Perspectiva., 1974.

BARTH, Fredrik. Grupos Étnicos e suas fronteiras. In: POUTIGNAT, P. & FENART-STREIFF, J. Teorias da Etnicidade. São Paulo: Editora UNESP, 1997. Parte II.

BAUMAN, Zygmunt. Identidade. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2005.

BAUMAN, Zygmunt. Modernidade e holocausto. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1999.

BONDER, Nilton & SORJ, Bernardo. Judaísmo para o século XXI. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001. 171p.

CIAMPA, Antonio da Costa. Identidade. In: LANE, S. e CODO,W. (Orgs.). Psicologia Social: o homem em movimento. São Paulo: Brasilense, 1989.

EPSTEIN, Isaac. O signo. São Paulo: Ática, 1990.

FINKIELKAUT, Alain. El judío imaginario. trad. J. Jordá. Barcelona: Ed. Anagrama, 1981.

GEERTZ, Clifford. A Interpretação das Culturas. Rio de Janeiro: LTC, 1989.

GIDDENS, Anthony. As conseqüências da modernidade. São Paulo: Unesp, 1991.

GUINSBURG, Jacó (Org.). O Judeu e a Modernidade. Perspectiva: São Paulo, 1970.

HENSI, Sylvana. Identidade Judaica Significados e Pertinência: um estudo sobre jovens judeus liberais. Tese de doutoramento. FFLCH-USP, 2003.

LANE, S. e SAWAIA, B. (Org.). Novas Veredas da Psicologia Social. São Paulo: Brasilense, 1995.

LEWIN, Helena. O olhar do jovem sobre sua identidade judaica. In: Lewin, H. (Org.). Judaísmo: Memória e Identidade. Rio de Janeiro: Universidade do Estado do Rio de Janeiro, 1997. Vol. 2. p. 9-22.

MAHEIRIE, Kátia. Constituição do sujeito, subjetividade e identidade.Revista Interações. São Paulo, v. 7, no 13, p. 31-44, jan-jun.2002

MAHEIRIE, Kátia. Identidade: o processo de exclusão/inclusão na ambigüidade dos movimentos sociais. In: ZANELLA, A.; SIQUEIRA, M. J.; LHULLIER, L.;

MOLON, S. (Orgs.). Psicologia e práticas sociais. Porto Alegre: ABRAPSOSUL, 19 ed., v. 1, p. 60-67, 1997.

MELUCCI, Alberto. A invenção do presente: movimentos sociais nas sociedades complexas. Petrópolis: Vozes, 2001.

MISRAHI, Robert. In: GUINSBURG, Jacó (Org.) O judeu e a modernidade. Perspectiva: São Paulo, 1970.

MOLON, Susana Inês. Subjetividade e constituição do sujeito em Vygotsky. São Paulo: EDUC, 1999.

OLIVEIRA, M. Kholl de; DANTAS, Heloísa. Piaget, Vygotsky, Wallon: teorias psicogenéticas em discussão. São Paulo: Summun, 1992.

PINO, Angel. O conceito de mediação semiótica em Vygotsky e seu papel na explicação do psiquismo humano. Caderno Cedes, n. 24, julho, p. 32-43. Campinas, 1991.

POLLAK, Michael. Memória, esquecimento, silêncio. Rio de Janeiro, vol.2, no 3, 1989. Estudos Históricos.

SARTRE, Jean Paul. Reflexões sobre o racismo: a questão judaica: São Paulo: Ática, 1995.

SAWAIA, Bader. A consciência em construção no trabalho de construção da existência: uma análise psicossocial do processo de consciência de mulheres faveladas participantes de movimentos urbanos de reivindicação social e de um grupo de produção de artesanato. Tese de Doutorado, PUC/SP, 1987.

SAWAIA, Bader. Comunidade como ética e estética da existência. Uma reflexão mediada pelo conceito de identidade. [sl]: Psyque 8(01), 19-25. 1999a.

SAWAIA, Bader. Identidade: uma ideologia separatista? As artimanhas da exclusão: análise psicossocial e ética da desigualdade social. Petropolis: Vozes, 1999b.

SAWAIA, Bader. A temporalidade do “agora cotidiano” na análise da identidade territorial. Revista Margem - Temporalidade, dez. São Paulo: Faculdade de Ciências Sociais, PUC- SP, 1996 (Biblioteca SAS).

SORJ, Bernardo. Sociabilidade brasileira e identidade judaica In: SORJ, Bila (Org.). Identidades Judaicas no Brasil Contemporâneo. Rio de Janeiro: Imago, 1997.

SORJ, Bernardo; GRIN, Mônica (Orgs.). Judaísmo e modernidade: metamorfose da tradição messiânica. Rio de Janeiro: Imago, 1993.

SORJ, Bila (org.). Identidades judaicas no Brasil contemporâneo. Rio de Janeiro: Imago, 1997.

SOUZA SANTOS, Boavenntura de. Conferência realizada na PUC/SP, set. 1995a.

SOUZA SANTOS, Boavenntura de. Pela mão de Alice. O social e o político na pós-modernidade. São Paulo: Cortez, 1995b.

VYGOTSKY, Lev Semenovich. A Construção do Pensamento e da Linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

VYGOTSKY, Lev Semenovich. O significado histórico da crise da psicologia. Uma investigação metodológica. In: Teoria e método em psicologia. São Paulo: Martin Fontes, 1996b.

VYGOTSKY, Lev Semenovich. Pensamento e Linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 1997.

Creative Commons License

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.

Derechos de autor 2020 Lia Vainer Schucman, Katia Maheirie

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.