Resumen
Nas periferias urbanas do Rio de Janeiro é notável a presença de dois grupos distintos: as igrejas pentecostais e os grupos de narcotraficantes. Todavia, embora os pentecostais demonizem os grupos de traficantes, a relação entre eles não se caracteriza por uma relação de conflito. Os pentecostais gozam de respeito e prestígio em relação aos traficantes: seja quando pregam dentro das bocas-de-fumo ou quando resgatam pessoas “condenadas à morte” pelos traficantes. Como compreender a autoridade moral da qual gozam os pentecostais em relação a interlocutores autoritários e violentos como os narcotraficantes? Como hipótese principal, dizemos que ao utilizarem com rigor regras de dom e contra-dom e, além disso, orientando-se pela lógica da Batalha Espiritual, os pentecostais conseguem um posicionamento privilegiado frente às questões postas por um contexto que envolve autoritarismo e violência.
Citas
BIRMAN, Patrícia; LEITE, Márcia Pereira. O que Aconteceu com o Antigo Maior País Católico do Mundo? In: BETHELL, L. (Org.), Brasil - Fardo do Passado, Promessa do Futuro. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2004.
LANNA, Marcos. Nota sobre Marcel Mauss e o Ensaio sobre a dádiva. Revista de Sociologia e Política, Curitiba, n. 14, p. 173-194, jun. 2000.
LEEDS, Elizabeth. Cocaína e poderes paralelos na periferia urbana brasileira. Um século de favela. In: ALVITO, Marcos; ZALUAR, Alba (Org.). Um século de favela. Rio de Janeiro: FGV, 1998.
LEITE, Márcia Pereira. Religião e política no espaço público: movimentos de moradores de favelas contra a violência e por justiça. In: ALMEIDA, Ronaldo de; MAFRA, Clara (Org.). Religiões e Cidades: Rio de Janeiro e São Paulo (no prelo). São Paulo: CEM/CEBRAP e Pronex/CNPq, 2008.
LINS, Paulo; SILVA, Maria de Lourdes da. Bandidos e evangélicos: Extremos que se tocam. Religião e Sociedade, Rio de Janeiro, vol. 15, n. 1, 1990, p. 166-173.
MAFRA, Clara. Os Evangélicos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001.
MAFRA, Clara. Drogas e símbolos: redes de solidariedade em contextos de violência. In: ALVITO, Marcos; ZALUAR, Alba (Org.). Um século de favela. Rio de Janeiro: FGV, 1998.
MARIZ, Cecília. “A Teologia da batalha espiritual: uma revisão da bibliografia”. In: Revista Brasileira de Informação Bibliográfica em Ciências Sociais, vol. 47, n. 1, 1999.
MARIZ, Cecília. O Demônio e os Pentecostais no Brasil. In: BIRMAN, Patrícia; NOVAES, Regina; CRESPO, Samira (Org.). O mal à brasileira. Rio de Janeiro: EdUerj, 1997.
MAUSS, Marcel. Ensaio sobre a dádiva. Forma e razão da troca nas sociedades arcaicas. In: Sociologia e Antropologia, volume II. São Paulo: Edusp, 1974.
ZALUAR, Alba. O crime e a não-cidadania: os males do Brasil. In: BIRMAN, Patrícia; NOVAES, Regina; CRESPO, Samira (Org.). O mal à brasileira. Rio de Janeiro: EdUerj, 1997.
ZALUAR, Alba. A máquina e a revolta: as organizações populares e o significado da pobreza. São Paulo: Brasiliense, 1985.
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Derechos de autor 2020 Cesar Pinheiro Teixeira