Resumen
O texto encontra-se estruturado em quatro partes. Na primeira delas, apresentamos um conjunto de considerações e informações acerca da situação da aids no Brasil, das relações entre religião, sexualidade, aids e estado laico, bem como uma descrição mais clara do Projeto Respostas Religiosas ao HIV/Aids no Brasil, do qual este texto apresenta algumas impressões de pesquisa preliminares. A seguir, dedicamos um item a apresentação da Pastoral de DST/Aids, sua história, estrutura e objetivos. No item seguinte problematizamos diversas questões em particular no âmbito das relações Estado e Igreja, relações entre agentes de pastoral e hierarquia da Igreja, e questões ligadas mais diretamente à sexualidade e aids, todas referenciadas ao trabalho da Pastoral de DST/Aids. Ao final, apresentamos a bibliografia e fontes consultadas.
Citas
FONSECA, Maria Goretti et al. Aids e grau de escolaridade no Brasil: evolução temporal de 1986 a 1996. Cadernos de Saúde Pública, Rio de Janeiro, 16 (Supl. 1), 2000, p. 77-87.
RAXACH, Juan Carlos; TERTO JR., Veriano; GARCÍA, Jonathan; PIMENTA, Cristina; ALMEIDA, Vagner de & PARKER, Richard. Práticas sexuais e conscientização sobre aids: uma pesquisa sobre o comportamento homossexual e bissexual. Rio de Janeiro: ABIA, 2007.
SADER, Eder. Quando novos personagens entraram em cena. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1988.
TAKAHASHI, Renata Ferreira; SHIMA, Hisako & SOUZA, Márcia de. Mulher e aids: perfil de uma população infectada e reflexões sobre suas implicações sociais. Revista Latino-Americana de Enfermagem, Ribeirão Preto, v. 6, n. 5, p. 59-65, dezembro de 1998.
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Derechos de autor 2020 Fernando Seffner, Cristiane Gonçalves Meireles da Silva, Ívia Maksud, Jonathan Garcia, Luís Felipe Rios, Marcelo Natividade, Priscila Rodrigues Borges, Richard Parker, Veriano Terto Jr.