Resumen
Uma lei debatida no congresso indiano por ocasião da emergência do Estado-nação, cuja intenção era expurgar elementos ambíguos entre renunciantes, inspira um debate inicial a respeito de discursos e procedimentos de registro e controle da instituição da renúncia na Índia. Este artigo argumenta que o ascetismo “não-domesticado” sofreu encapsulamento político-conceitual ao longo de situações históricas diversas, mas continua a oferecer uma retórica vivida de empoderamento e emancipação considerada legítima. A partir da análise de modelos míticos como Shiva e Dattātreya e de sujeitos etnográficos como os praticantes de austeridades entre nāgā sādhus, propõe-se uma avaliação do conceito de siddha, iogue que adquiriu poderes criativos. O artigo sugere que a trajetória do asceta heterodoxo seja vista como empoderadora, de acordo com sua matriz cognitiva siddha e tântrica, e que a performance “no mundo” do virtuose seja compreendida como linguagem dissidente.
Citas
BAUMAN, Zigmunt. Comunidade. A busca por segurança no mundo atual. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2003.
BHAGAT, M.G. Ancient Indian Asceticism. New Delhi: Munshiram Manoharlal Publishers Pvt Ltd., 1976.
BHASKAR, Roy. Meta-Reality: The Philosophy of Meta-Reality. Volume 1: Creativity, Love and Freedom. New Delhi: Sage Publications, 2002.
BOUEZ, Serge. (Org.). Ascèse et Renoncement en Inde. Paris: L’Harmattan, 1992.
CLÉMENT, Catherine; KAKAR, Sudhir. La Folle et le Saint. Paris: Éditions du Seuil, 1993.
DAS, Veena. Social Sciences and the Publics. In: Das, Veena (org) The Oxford Companion to Sociology and Social Anthropology, 2003.
DAS, Veena. Structure and Cognition: Aspects of Hindu Caste and Ritual. New Delhi: Oxford University Press, 1977.
DATTATREYA. Avādhuta Gita. Calcutta: Trio Process, 1998.
DAVIDSON, Ronald M. Indian Esoteric Buddhism: a Social History of the Tantric movement. New York: Columbia University Press, 2002.
DONIGER O’FLAHERTY, Wendy. Asceticism and Eroticism in the Mythology of Siva. Oxford: Oxford University Press, 1973.
DUMONT, Louis. Homo Hierarchicus: o sistema de castas e suas implicações. São Paulo: Edusp, 1992 [66].
ECK, Diana. Banaras City of Light. New Delhi: Penguin, 1983.
ELIADE, Mircea. Xamanismo e as Técnicas Sagradas do Êxtase. São Paulo: Editora Martins Fontes, 2002.
ELIADE, Mircea. Yoga: Imortalidade e Liberdade. São Paulo: Palas Atenas, 2001[71].
FABIAN, Johannes Time and the Other: How Anthropology makes its Object. New York: Columbia University Press, 1983.
GADAMER, Hans-Georg. Truth and Method. New York: Continuum, 1993.
GELLNER, David N. The Anthropology of Buddhism and Hinduism: Weberian Themes. New Delhi: Oxford University Press, 2001.
GHURYE, G. S. Indian Sādhus. Bombay: Popular Prakashan Press, 1995[53].
GROSS, L. R. The Sādhus of India. Jaipur/New Delhi: Rawaat Publications, 1993.
HAUSNER, Sondra L. Wandering with Sadhus: Ascetics in the Hindu Himalayas. Bloomington: Indiana University Press, 2007.
JUNG, Carl G. Four Archetypes: mother/rebirth/spirit/trickster. Princeton: Princeton University Press. (1973 [1959].
KAKAR, Sudhir. Mad and Divine: Spirit and Psyche in the Modern World. Delhi, Chicago: Penguin, 2008.
KHANDELWAL, Meena. Women in Ochre Robes: Gendering Hindu Renunciation. Albany: State University of New York Press, 2004.
LATOUR, Bruno. Ciência em Ação. São Paulo: Editora UNESP, 2000.
McDANIEL, June. Offering Flowers, Feeding Skulls: Popular Goddess Worship in West Bengal. Oxford: Oxford University Press, 2004.
MALUF, Sonia. Corporalidade e desejo: Tudo sobre a minha mãe e o gênero na margem. Estudos Feministas. Florianópolis CFH/CCE/UFSC, vol.10, n. 1, 2002.
NANDAN, Leena; NANDAN, Jiwesh. How to placate na Angry Naga: Finding One’s Feet in the IAS. New Delhi: Penguin, 2006.
NANDY, Ashis. Bonfire of Creeds: the Essential Ashis Nandy. Delhi: Oxford University Press, 2004.
NARAYAN, Kirin. Storytellers, Saints and Scoundrels: Folk Narrative in Hindu Religious Teachings. Delhi: Motilal Banarsidass Publishers, 1992.
OLIVELLE, Patrick. The Āśrama System: The History and Hermeneutics of a Religious Institution. New York: Oxford University Press, 1993.
OMAN, John Campbell. The Mystics, Ascetics and Saints of India. London: T. Fisher Unwin. 1905.
PARRY, Jonathan. Death in Banaras. New York: Cambridge University Press, 1994.
PINCH, William R. Warrior Ascetics and Indian Empires. New Delhi: Cambridge University Press, 2006.
PINCH, William R. Soldier Monks and Militant Sādhus. In: Making India Hindu: Religion, Community, and the Politics of Democracy in India. Delhi: Oxford University Press, 2005.
RAHEJA, Gloria Goodwin. The Poison in the Gift: Ritual, Prestation, and the Dominant Caste in a North Indian Village. Chicago: University of Chicago Press, 1988.
RIGOPOULOS, Antonio. Dattātreya: The Immortal Guru, Yogin, and Avatara. Delhi: Chawla Offset Press, 2000.
SHARMA, Vijay Prakash. The Sādhus and Indian Civilisation. New Delhi: Anmol Publications, 1998.
SHULMAN, David. The Enemy Within: Idealism and Dissent in South Indian Hinduism. In: EISENSTADT, S. N.; KAHANE, Reuven; SHULMAN, David (Eds.). Orthodoxy, Heterodoxy and Dissent in India. Berlin: Walter de Gruyter & Co, 1984.
TRIPATHI, B. D. Sādhus of India: the Sociological View. Varanasi: Pilgrims Publishing, 2004 [78].
TURNER, Victor. The Ritual Process: Structure and Anti-Stucture. Chicago: Aldine de Gruyter, 1969.
VAN DER VEER, Peter. Writing Violence. In: Making India Hindu: Religion, Community, and the Politics of Democracy in India. New Delhi: Oxford University Press, 2005.
VAN DER VEER, Peter. Taming the Ascetic: devotionalism in a Hindu monastic order. Man, New Series, p. 680-695, 1987.
VIVEIROS DE CASTRO, Eduardo. O nativo relativo. Mana, v. 8, no. 1, p. 113- 148, 2002.
WHITE, David Gordon (ed). Tantra in Practice. New Delhi: Motilal Banarasidass, 2000[01].
WHITE, David Gordon. The Alchemical Body: Siddha Traditions in Medieval India. Chicago: The University of Chicago Press, 1996.
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Derechos de autor 2020 Lena Tosta