Iogues indianos nas fronteiras do conhecível
PDF (Português (Brasil))

Palabras clave

Ascetismo indio
Política do conhecimento
Performance disidente
Siddhas entre nãgã sãdhus

Cómo citar

Tosta, L. (2010). Iogues indianos nas fronteiras do conhecível: performance e dissidência entre siddhas hindus. Ciencias Sociales Y Religión, 12(12), 79–106. https://doi.org/10.22456/1982-2650.12596

Resumen

Uma lei debatida no congresso indiano por ocasião da emergência do Estado-nação, cuja intenção era expurgar elementos ambíguos entre renunciantes, inspira um debate inicial a respeito de discursos e procedimentos de registro e controle da instituição da renúncia na Índia. Este artigo argumenta que o ascetismo “não-domesticado” sofreu encapsulamento político-conceitual ao longo de situações históricas diversas, mas continua a oferecer uma retórica vivida de empoderamento e emancipação considerada legítima. A partir da análise de modelos míticos como Shiva e Dattātreya e de sujeitos etnográficos como os praticantes de austeridades entre nāgā sādhus, propõe-se uma avaliação do conceito de siddha, iogue que adquiriu poderes criativos. O artigo sugere que a trajetória do asceta heterodoxo seja vista como empoderadora, de acordo com sua matriz cognitiva siddha e tântrica, e que a performance “no mundo” do virtuose seja compreendida como linguagem dissidente.

https://doi.org/10.22456/1982-2650.12596
PDF (Português (Brasil))

Citas

BAUMAN, Zigmunt. Comunidade. A busca por segurança no mundo atual. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2003.

BHAGAT, M.G. Ancient Indian Asceticism. New Delhi: Munshiram Manoharlal Publishers Pvt Ltd., 1976.

BHASKAR, Roy. Meta-Reality: The Philosophy of Meta-Reality. Volume 1: Creativity, Love and Freedom. New Delhi: Sage Publications, 2002.

BOUEZ, Serge. (Org.). Ascèse et Renoncement en Inde. Paris: L’Harmattan, 1992.

CLÉMENT, Catherine; KAKAR, Sudhir. La Folle et le Saint. Paris: Éditions du Seuil, 1993.

DAS, Veena. Social Sciences and the Publics. In: Das, Veena (org) The Oxford Companion to Sociology and Social Anthropology, 2003.

DAS, Veena. Structure and Cognition: Aspects of Hindu Caste and Ritual. New Delhi: Oxford University Press, 1977.

DATTATREYA. Avādhuta Gita. Calcutta: Trio Process, 1998.

DAVIDSON, Ronald M. Indian Esoteric Buddhism: a Social History of the Tantric movement. New York: Columbia University Press, 2002.

DONIGER O’FLAHERTY, Wendy. Asceticism and Eroticism in the Mythology of Siva. Oxford: Oxford University Press, 1973.

DUMONT, Louis. Homo Hierarchicus: o sistema de castas e suas implicações. São Paulo: Edusp, 1992 [66].

ECK, Diana. Banaras City of Light. New Delhi: Penguin, 1983.

ELIADE, Mircea. Xamanismo e as Técnicas Sagradas do Êxtase. São Paulo: Editora Martins Fontes, 2002.

ELIADE, Mircea. Yoga: Imortalidade e Liberdade. São Paulo: Palas Atenas, 2001[71].

FABIAN, Johannes Time and the Other: How Anthropology makes its Object. New York: Columbia University Press, 1983.

GADAMER, Hans-Georg. Truth and Method. New York: Continuum, 1993.

GELLNER, David N. The Anthropology of Buddhism and Hinduism: Weberian Themes. New Delhi: Oxford University Press, 2001.

GHURYE, G. S. Indian Sādhus. Bombay: Popular Prakashan Press, 1995[53].

GROSS, L. R. The Sādhus of India. Jaipur/New Delhi: Rawaat Publications, 1993.

HAUSNER, Sondra L. Wandering with Sadhus: Ascetics in the Hindu Himalayas. Bloomington: Indiana University Press, 2007.

JUNG, Carl G. Four Archetypes: mother/rebirth/spirit/trickster. Princeton: Princeton University Press. (1973 [1959].

KAKAR, Sudhir. Mad and Divine: Spirit and Psyche in the Modern World. Delhi, Chicago: Penguin, 2008.

KHANDELWAL, Meena. Women in Ochre Robes: Gendering Hindu Renunciation. Albany: State University of New York Press, 2004.

LATOUR, Bruno. Ciência em Ação. São Paulo: Editora UNESP, 2000.

McDANIEL, June. Offering Flowers, Feeding Skulls: Popular Goddess Worship in West Bengal. Oxford: Oxford University Press, 2004.

MALUF, Sonia. Corporalidade e desejo: Tudo sobre a minha mãe e o gênero na margem. Estudos Feministas. Florianópolis CFH/CCE/UFSC, vol.10, n. 1, 2002.

NANDAN, Leena; NANDAN, Jiwesh. How to placate na Angry Naga: Finding One’s Feet in the IAS. New Delhi: Penguin, 2006.

NANDY, Ashis. Bonfire of Creeds: the Essential Ashis Nandy. Delhi: Oxford University Press, 2004.

NARAYAN, Kirin. Storytellers, Saints and Scoundrels: Folk Narrative in Hindu Religious Teachings. Delhi: Motilal Banarsidass Publishers, 1992.

OLIVELLE, Patrick. The Āśrama System: The History and Hermeneutics of a Religious Institution. New York: Oxford University Press, 1993.

OMAN, John Campbell. The Mystics, Ascetics and Saints of India. London: T. Fisher Unwin. 1905.

PARRY, Jonathan. Death in Banaras. New York: Cambridge University Press, 1994.

PINCH, William R. Warrior Ascetics and Indian Empires. New Delhi: Cambridge University Press, 2006.

PINCH, William R. Soldier Monks and Militant Sādhus. In: Making India Hindu: Religion, Community, and the Politics of Democracy in India. Delhi: Oxford University Press, 2005.

RAHEJA, Gloria Goodwin. The Poison in the Gift: Ritual, Prestation, and the Dominant Caste in a North Indian Village. Chicago: University of Chicago Press, 1988.

RIGOPOULOS, Antonio. Dattātreya: The Immortal Guru, Yogin, and Avatara. Delhi: Chawla Offset Press, 2000.

SHARMA, Vijay Prakash. The Sādhus and Indian Civilisation. New Delhi: Anmol Publications, 1998.

SHULMAN, David. The Enemy Within: Idealism and Dissent in South Indian Hinduism. In: EISENSTADT, S. N.; KAHANE, Reuven; SHULMAN, David (Eds.). Orthodoxy, Heterodoxy and Dissent in India. Berlin: Walter de Gruyter & Co, 1984.

TRIPATHI, B. D. Sādhus of India: the Sociological View. Varanasi: Pilgrims Publishing, 2004 [78].

TURNER, Victor. The Ritual Process: Structure and Anti-Stucture. Chicago: Aldine de Gruyter, 1969.

VAN DER VEER, Peter. Writing Violence. In: Making India Hindu: Religion, Community, and the Politics of Democracy in India. New Delhi: Oxford University Press, 2005.

VAN DER VEER, Peter. Taming the Ascetic: devotionalism in a Hindu monastic order. Man, New Series, p. 680-695, 1987.

VIVEIROS DE CASTRO, Eduardo. O nativo relativo. Mana, v. 8, no. 1, p. 113- 148, 2002.

WHITE, David Gordon (ed). Tantra in Practice. New Delhi: Motilal Banarasidass, 2000[01].

WHITE, David Gordon. The Alchemical Body: Siddha Traditions in Medieval India. Chicago: The University of Chicago Press, 1996.

Creative Commons License

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.

Derechos de autor 2020 Lena Tosta

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.