Morte, catolicismo e africanidade na cidade do Rio de Janeiro Setecentista
PDF (Português (Brasil))

Palabras clave

Catolicismo
Africanidad
Muerte

Cómo citar

Rodrigues, C. (2010). Morte, catolicismo e africanidade na cidade do Rio de Janeiro Setecentista. Ciencias Sociales Y Religión, 12(12), 31–52. https://doi.org/10.22456/1982-2650.12649

Resumen

Do mesmo modo que os negros recriaram suas tradições africanas na sociedade escravista brasileira do século XVIII, certamente enxergaram as práticas rituais do catolicismo como algo que tinha seu fundamento, que lhes fazia algum sentido e que tinha sua justificação. Com efeito, é preciso considerar que a apropriação de alguns dos dogmas do catolicismo por parte de negros africanos e seus descendentes deve ser considerada como resultado da efetiva crença neles. Exemplo disto foi a existência de expressivas lideranças negras da irmandade de Santo Elesbão e de Santa Efigênia, no Rio de Janeiro Setecentista, que se apropriaram de tal modo dos preceitos católicos a ponto de regulamentarem uma devoção às almas do purgatório, em 1786, não só com o objetivo de salvar a alma dos irmãos falecidos, segundo a doutrina católica, mas também como parte de um certo projeto de disseminação da morte cristã, movido pelos próprios negros africanos. Partindo da análise deste caso, bem como do estudo de uma amostragem de registros paroquiais de óbito e testamentos de africanos e seus descendentes, relativos ao século XVIII, proponho através desta comunicação discutir teoricamente a natureza das apropriações do projeto de catequese voltado para os negros, especialmente no que diz respeito às representações acerca da morte, do morrer e do além-túmulo. Para tal, buscar-se-á analisar argumentos, tais como os de John Thornton, James Sweet, Vincent Brown, João José Reis e Anderson Oliveira sobre as relações entre catolicismo e africanidade no que diz respeito às vivências da religiosidade entre africanos e seus descendentes na cidade do Rio de Janeiro Setecentista.

https://doi.org/10.22456/1982-2650.12649
PDF (Português (Brasil))

Citas

ARIÈS, Philippe. O homem diante da morte. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1989 (vol.1).

ARQUIVO DA CÚRIA METROPOLITANA DO RIO DE JANEIRO (ACMRJ), Livros de óbitos e testamentos da freguesia da Sé, no 16 (1746-1758) e no 18 (1776-1784).

BASTIDES, Roger. As religiões africanas no Brasil. Contribuição a uma sociologia da interpretação das civilizações. São Paulo: Pioneira, 1989.

BORGES, Célia Maria. Escravos e libertos nas irmandades do Rosário: devoção e solidariedade em Minas Gerais, séculos XVIII e XIX. Juiz de Fora: Editora da UFJF, 2005.

FLORENTINO, Manolo. Em costas negras: uma história do tráfico de escravos entre a África e o Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 1995.

LE GOFF, Jacques. O nascimento do purgatório. Lisboa: editorial Estampa, 1981.

LIMA, Lana Lage da Gama. A confissão pelo avesso: o crime de solicitação no Brasil colonial. São Paulo: USP, mímeo., 1990. (Tese de Doutorado).

MATTOS, Hebe Maria. A escravidão moderna nos quadros do Império português: o Antigo Regime em perspectiva atlântica In: FRAGOSO, João; BICALHO, Maria Fernanda e GOUVÊA, Maria de Fátima Silva (orgs.). O Antigo Regime nos Trópicos: a dinâmica imperial portuguesa (séculos XVI-XVIII). Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2001, p. 143.

MINTZ, Sydney W. e PRICE, Richard. O nascimento da cultura afro-americana: uma perspectiva antropológica. Rio de Janeiro: Pallas; Universidade Cândido Mendes, 2003.

OLIVEIRA, Anderson José Machado de. Os “santos pretos carmelitas”: culto dos santos, catequese e devoção negra no Brasil colonial (século XVIII). Niterói: UFF, mímeo., 2002a. (Tese de Doutorado).

OLIVEIRA, Anderson José Machado de. Santos Pretos e catequese no Brasil Colonial. Estudos de História, Franca: UNESP, v. 9, n. 2, 2002b.

QUINTÃO, Antônia Aparecida. Lá vem meu parente: as irmandades de pretos e pasdos no Rio de Janeiro e em Pernambuco (século XVIII). São Paulo: Annablume; FAPESP, 2002.

REIS, João José. A morte é uma festa: ritos fúnebres e revolta popular no Brasil do século XIX. São Paulo: Companhia das Letras, 1991.

REIS, João José. Identidade e diversidade étnicas nas irmandades negras no tempo da escravidão Tempo: Revista do Departamento de História da UFF. Rio de Janeiro: Relume Dumará, vol. 2, n. 3, 1997.

RODRIGUES, Cláudia. A morte como elemento de afirmação da cultura africana no Rio de Janeiro escravista: o casso do Cemitério dos Pretos Novos. Estudos de História. UNESP: Franca, vol. 10, n. 1, 2003.

RODRIGUES, Cláudia. Funerais sincréticos: práticas fúnebres na sociedade escravista. Cativeiro e Liberdade, Rio de Janeiro: UFF/UFRJ, n. 3, jan./jun., 1996.

RODRIGUES, Cláudia. Nas fronteiras do além: a secularização da morte no Rio de Janeiro (séculos XVIII e XIX). Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2005.

SCARANO, Julita. Devoção e escravidão: a irmandade de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos do Distrito Diamantino no século XVIII. São Paulo: Editora Nacional, 1978.

SCHMITT, Jean-Claude. Os vivos e os mortos na sociedade medieval. São Paulo: Companhia das Letras, 1999.

SOARES, Mariza de Carvalho. Devotos da cor: identidade étnica, religiosidade e escravidão no Rio de Janeiro, século XVIII. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2000.

SOARES, Mariza de Carvalho. O Império de Santo Elesbão na cidade do Rio de Janeiro. Topoi, Rio de Janeiro: Programa de Pós-Graduação em História da UFRJ/7Letras, vol.4, 2002.

SWEET, James H. Recriar África: cultura, parentesco e religião no Novo Mundo afro-português (1441-1770). Lisboa: Edições 70, 2007.

THORNTON, John. A África e os africanos na formação do mundo atlântico (1400-1800). Rio de Janeiro: Elsevier, 2004.

VAINFAS, Ronaldo. Ideologia e escravidão: os letrados e a sociedade escravista no Brasil colonial. Petrópolis: Vozes, 1986.

VOVELLE, Michel. Ideologias e mentalidades. São Paulo: Brasiliense, 1991.

Creative Commons License

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.

Derechos de autor 2020 Cláudia Rodrigues

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.