Resumen
Em abril de 2006, a obra “Desenhando com terços” da artista plástica Márcia X. é retirada da mostra “Erotica – Os sentidos na arte”, exibida no Centro Cultural do Banco do Brasil do Rio de Janeiro. A decisão foi tomada pelo conselho diretor da instituição após manifestações de católicos. Dispondo quatro terços unidos em duplas formando dois pênis entrecruzados, a obra foi considerada ofensiva por misturar religião e erotismo. A partir do episódio, estabelece-se uma controvérsia na qual diferentes atores, sobretudo religiosos e artistas, posicionam-se sobre a retirada da obra. Neste artigo, investigamos como o encontro entre esses diferentes atores em torno de um objeto de arte produziu um momento-chave de problematização das relações e das fronteiras entre religião e arte e de como ambas se relacionam com o espaço público.
Citas
ASAD, Talal. Genealogies of religion. Discipline and Reasons of Power in Christianity and Islam. Baltimore: The Johns Hopkins University Press, 1993.
ASAD, Talal. Formations of the Secular: Christianity, Islam, Modernity. Stanford: Stanford University Press, 2003.
ASAD, Talal. Trying to understand French Secularism. In: H. de Vries e L. Sullivan (Orgs.). Political Theologies – public religions in a post-secular world. Nova Iorque: Fordham University Press, 2006.
BATAILLE, Georges. O Erotismo. Porto Alegre: L&PM, 1987.
CHIARELLI, Domingos Tadeu. Apresentação. In: Catálogo da Exposição: Erotica – os sentidos na arte. Centro Cultural Banco do Brasil, 2005.
DABUL, Ligia. Museus de grandes novidades: centros culturais e seu público. Horizontes Antropológicos, Porto Alegre, v.14 n.29: 257-278, 2008.
FAVRET-SAADA, Jeanne. Rushdie et compagnie. Préalables à une anthropologie du blasphème. Ethnologie Français, 22 (3), 1992.
GIUMBELLI, Emerson. O ‘chute na santa’: blasfêmia e pluralismo religioso no Brasil. In: P. Birman (org.), Religião e Espaço Público. São Paulo, Attar, pp. 169-199, 2003.
GIUMBELLI, Emerson. A modernidade do Cristo Redentor. DADOS – Revista de Ciências Sociais, Rio de Janeiro, Vol. 51, no 1, pp. 75 a 105, 2008.
NIELSEN, Anne Mark. (2007). Blasphemy and Freedom of Expression: A Pre-Modern Accomodation of Religion versus a Modern Virtue. Paper for the work-shop: Islam and Secularism at the conference ‘Secularism and Beyond’, Dinamarca.
WEBER, Max. Rejeições religiosas do mundo e suas direções. In: H. Gerth & C. Wright Mills (Org.). Ensaios de Sociologia. Rio de Janeiro: Zahar, 1974.
WEBER, Max. Religious ethics and the world: sexuality and art. In: G. Roth & C. Wittich (Org.). Economy and society. An outline of interpretive sociology. California: University of California Press, 1978.
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-nc-sa/4.0/88x31.png)
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Derechos de autor 2020 Paola Lins Oliveira