Resumen
As eleições de 2010 mostraram que há uma inegável presença pública da religião quando o assunto é inserção via política. Nesse contexto, não faltou espaço para que grupos religiosos apresentassem suas questões no que tangem os direitos reprodutivos, liberdade de expressão, desenvolvimento econômico e social, gestão pública. Diante desse cenário, movimentos como a Renovação Carismática Católica viram nascer desde seu interior propostas de candidaturas com motivação sociorreligiosa. Esse posicionamento colocou, como poderemos ver, os carismáticos numa posição ambígua, a partir do momento em que produziam candidaturas a partir de um universo multiposicional. Diante disso, este artigo deseja sinalizar que a atividade política dos carismáticos é, antes de tudo, recheada de direções opostas e atravessadas que tentam se articular de alguma forma.
Citas
BEZERRA, Marcos. Em nome das bases. Rio de Janeiro: Relume-Dumará, 1999.
BEZERRA, Marcos. O “Caminho das Pedras”: representação política e acesso ao governo federal segundo o ponto de vista de políticos municipais. In: PALMEIRA, Moacir; BARREIRA, César. Política no Brasil: visões de antropólogos. Rio de Janeiro: Relume-Dumará, 2006.
BURITY, Joanildo. Religião, política e cultura. Tempo Social, v. 20, n. 2, 2008. pp. 83-113.
CAMURÇA, Marcelo. Revolução e imaginário no ideário comunista, In: SALGADO, Gilberto. Cultura e instituições sociais. Juiz de Fora: EdUFJF, 2006.
CARRANZA, Brenda, Renovação carismática católica: origens, mudança e tendências. Aparecida: Santuário, 2000.
CHAVES, Christine A. Eleições em Buritis: A Pessoa Política. In: PALMEIRA, Moacir e GOLDMAN, Marcio (Orgs.). Antropologia, Voto e Representação Política. Rio de Janeiro: Contra Capa Livraria, 1996.
CORADINI, Odacir. Em nome de quem? Rio de Janeiro: Relume-Dumará, 2001.
CORADINI, Odacir. Relações profissionais e disputas eleitorais. In: PALMEIRA, Moacir; BARREIRA, César. Política no Brasil: visões de antropólogos. Rio de Janeiro: Relume-Dumará, 2006.
GOLDMAN, Márcio. Uma teoria etnográfica da democracia: a política do ponto de vista do Movimento Negro de Ilhéus, Bahia, Brasil. In: PALMEIRA, Moacir; BARREIRA, César. Política no Brasil: visões de antropólogos. Rio de Janeiro: Relume-Dumará, 2006.
MIRANDA, Julia. Carisma, sociedade e política. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 1999.
PALMEIRA, Moacir e HEREDIA, Beatriz. O voto como adesão. Teoria e Cultura, v. 1, n. 1, 2006. p 35-58
PALMEIRA, Moacir e HEREDIA, Beatriz. Política ambígua. Rio de Janeiro: Relume-Dumará, 2010.
PRANDI, Reginaldo & VALENTIN, Fernando Farias. A renovação carismática e a política. In: PRANDI, Reginaldo. Um sopro do espírito. São Paulo: EdUSP, 1998. p. 171-181.
SILVEIRA, Emerson José Sena da. ‘Terços’, ‘santinhos’ e versículos: a atual relação entre os carismáticos e a política. REVER, 2008, pp. 54-74.
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Derechos de autor 2020 Carlos Eduardo Pinto Procópio