Percepção, intervenção e cura
PDF (Português (Brasil))

Palabras clave

Bendición
Corporeidad
Dom

Cómo citar

Mello, C. A. A. de. (2013). Percepção, intervenção e cura: sobre modos somáticos de atenção e a prática da benzedura. Ciencias Sociales Y Religión, 15(18), 57–75. https://doi.org/10.22456/1982-2650.44455

Resumen

As benzedeiras, comuns em todo território brasileiro, são sujeitos detentores de práticas tradicionais de cura, que exercem seu ofício como intermediárias entre os homens e o divino, entre o sagrado e o profano. Essa mediação, de percepção e intervenção sobre os males de seus solicitantes se dá por meio de práticas rituais e processo corporais específicos, desenvolvidos na trajetória destas agentes que lhes permitem interagir e negociar com a dimensão sagrada. O texto propõe analisar o uso e manifestação destes processos corpóreo-sensoriais, “Dons’, das benzedeiras do município de Rebouças (PR), através do paradigma da corporeidade, ‘embodiment”, proposto por Thomas Csordas (CSORDAS, 2008). Assim, este texto apresenta uma compreensão dos ‘Dons” entendendo-os como modos somáticos de atenção, modos culturalmente definidos de se estar atento com e ao corpo em um ambiente intersubjetivo. Para realizar esta análise, o texto recorre a narrativas de duas benzedeiras e a descrição de procedimentos de cura e intervenção por elas executados.

https://doi.org/10.22456/1982-2650.44455
PDF (Português (Brasil))

Citas

BRAGA, Geslline Giovana. Retratos da Bênção - Usos da Fotografia entre as Benzedeiras de Campo Largo – PR. Curitiba, PR, 2010.

CSORDAS, Thomas J. Corpo/Significado/Cura. Porto Alegre: UFRGS, 2008.

HUBERT, Henri; MAUSS, Marcel. Ensaio sobre a natureza e função do sacrifício. In: Mauss, Marcel. Ensaios de sociologia. São Paulo: Perspectiva, 1981.

MAUSS, Marcel. Ensaio sobre a Dádiva. In: Sociologia e Antropologia. São Paulo: EPU, 1974.

MAUSS, Marcel. A prece. In: Ensaios de sociologia. São Paulo: Perspectiva, 2005. p. 229-324.

MELO, Bruna Thayse Queiroz. Rezadeiras: Representações e Recontextualização. 2003. Monografia (Bacharelado em Ciências Sociais)–Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Departamento de Ciências Sociais, Natal, RN,

MERLEAU-PONTY, Maurice. Fenomenologia da percepção. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

OLIVEIRA, Elda Rizzo. Doença, cura e benzedura: estudo sobre o oficio da benzedeira em Campinas. Campinas, SP, s.no,1983.

ROGERS, Carl Ransom. A pessoa como centro. São Paulo: E.P.U., 2008.

SANTOS, Francimário Vito dos. O Ofício das Rezadeiras como Patrimônio Cultural: Religiosidade e Saberes de Cura em Cruzeta, na Região do Seridó Potiguar. Revista CPC, São Paulo, n. 8, p. 6-35, maio-out. 2009.

SANTOS, Francimário Vito dos. O ofício das rezadeiras: um estudo antropológico sobre as práticas terapêuticas e a comunhão de crenças entre as rezadeiras de Cruzeta/RN. Natal, RN, 2007.

SANTOS, Francimário Vito dos. Rezadeiras: prática e reconhecimento social. 2004. Monografia (Bacharelado em Ciências Sociais)–Departamento de Ciências Sociais, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal (RN), 2004.

Creative Commons License

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.

Derechos de autor 2020 Caian Alberto Andrade de Mello

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.