Dor, sofrimento e luta
PDF (Português (Brasil))

Palabras clave

Religión y política
Favera
Metáfora de guerra
Rituales para el dolor
Dispositivos morales

Cómo citar

Leite, M. P. (2013). Dor, sofrimento e luta: fazendo religião e política em contexto de violência. Ciencias Sociales Y Religión, 15(19), 31–47. https://doi.org/10.22456/1982-2650.44575

Resumen

Este artigo examina algumas modalidades de imbricação entre religião e política no contexto de violência vivido no Rio de Janeiro, Brasil. Discute como categorias e práticas religiosas têm sido experimentadas e mobilizadas por moradores de favelas cariocas vítimas da violência estatal para confrontar os dispositivos discursivos favela e favelado, que os identificam com o campo do crime e da marginalidade, e acessar o espaço público na busca por justiça e reparação moral. Analisa, com base em um caso etnográfico, como essa operação lhes permite expressar o sofrimento e a indignação pelo assassinato de um familiar por policiais militares, prestar-lhe homenagens fúnebres, restaurar-lhe a dignidade moral em rituais para a dor no espaço público e acessar um repertório social e moral que associa as dimensões política e jurídica na tematização da violência e na responsabilização de seus autores.

https://doi.org/10.22456/1982-2650.44575
PDF (Português (Brasil))

Citas

BIRMAN, Patricia; LEITE, Márcia Pereira (Orgs.). Um mural para a dor: movimentos cívico-religiosos por justiça e paz. Porto Alegre: UFRGS, 2004.

BARREIRA, Irlys. Política, memória e espaço público: a via dos sentimentos". Revista Brasileira de Ciências Sociais, n. 16, 2001.

CANO, Ignácio. Letalidade policial no Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: ISER, 1997.

CANO, Ignácio. Execuções sumárias no Brasil: o uso da força pelos agentes do Estado. In JUSTIÇA GLOBAL (Org.). Execuções sumárias no Brasil: 1997-2003. Rio de Janeiro: Justiça Global, 2003.

CATELA, Ludmila e NOVAES, Regina."Rituais para a dor. Política, religião e violência no Rio de Janeiro". In: BIRMAN, Patricia; LEITE, Márcia Pereira (Orgs.). Um mural para a dor: movimentos cívico-religiosos por justiça e paz. Porto Alegre: UFRGS, 2004.

FARIAS, Juliana. Da política das "margens": reflexões sobre a luta contra a violência policial em favelas. In: BOUVIN, Maurício; HEREDIA, Beatriz; ROSATO, Ana. Política, instituciones y gobierno: abordajes y perspectivas antropológicas sobre hacer política. Buenos Aires: Antropofagia, 2009.

FOUCAULT, Michel. Em defesa da sociedade. São Paulo: Martins Fontes, 2002.

FOUCAULT, Michel. Microfísica do poder. Rio de Janeiro: DIFEL, 1979.

FREIRE, Jussara. Elevar a voz em uma ordem violenta: a indignação colocada à prova pelo silêncio. In: MACHADO DA SILVA, Luiz Antonio (Org.). Vidas sob cerco: violência e rotina nas favelas do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2008.

LEANDRO, Sylvia Amanda da Silva. O que matar (não) quer dizer nas práticas e discursos da justiça criminal: o tratamento judiciário dos "homicídios por auto de resistência" no Rio de Janeiro. Dissertaçao (Mestrado em Direito), Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2012.

LEITE, Márcia Pereira. Da"'metáfora da guerra" ao projeto de "pacificação": favelas e políticas de segurança pública no Rio de Janeiro. Revista Brasileira de Segurança Pública, v. 2, n. 6, 2012.

LEITE, Márcia Pereira. Violência, risco e sociabilidade nas margens da cidade: percepções e formas de ação de moradores de favelas cariocas. In: MACHADO DA SILVA, Luiz Antonio (Org.). Vidas sob cerco: violência e rotina nas favelas do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2008.

LEITE, Márcia Pereira. As mães em movimento. BIRMAN, Patricia; LEITE, Márcia Pereira (Orgs.). Um mural para a dor: movimentos cívico-religiosos por justiça e paz. Porto Alegre: UFRGS, 2004.

LEITE, Márcia Pereira. Entre o individualismo e a solidariedade: dilemas da cidadania e da política no Brasil. Revista Brasileira de Ciências Sociais, v. 15, n. 44, 2000.

LEITE, Márcia Pereira; FARIAS, Juliana. Rituais e política: manifestações contra violência no espaço público. In: CARNEIRO, Sandra; SANT’ANNA, Maria Josefina (Orgs.). Cidade: olhares e trajetórias. Rio de Janeiro: FAPERJ/Garamond, 2009.

LEITE, Márcia Pereira; SOARES, Barbara Musumeci. Dos sentimentos de injustiça à ação coletiva: o caso dos familiares de vítimas de violência policial no Rio de Janeiro. Trabalho apresentado no SEMINÁRIO CRIME, VIOLÊNCIA E CIDADE, Programa Franco-brasileiro de cooperação CAPES-COFECUB, USP, mimeo, 2009.

MACHADO DA SILVA, Luiz Antonio. Os avanços, limites e perigos das UPPs. Jornal O Globo, suplemento Prosa e Verso, p. 3, 2010.

MACHADO DA SILVA, Luiz Antonio (Org.). Vida sob cerco: Violência e rotina nas favelas do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2008.

MISSE, Michel; WERNECK, Alexandre Vieira (Orgs.). Conflitos de (grande) interesse. Estudos sobre crimes, violências e outras disputas conflituosas. Rio de Janeiro: Garamond/Faperj, 2012.

NOIRIEL, Gérard (Org.). L'’identification. Génèse d’un travail d’État. Paris: Belin, 2007.

RAMOS, Sílvia; LEMGRUBER, Julita. Criminalidade e respostas brasileiras à violência. In: OBSERVATÓRIO DA CIDADANIA (Org.). Medos e privações – obstáculos à segurança humana. Rio de Janeiro: IBASE, 2004.

VIANNA, Adriana; FARIAS, Juliana. A guerra das mães: dor e política em situações de violência institucional. Cadernos Pagu, Campinas, n. 37, 2011.

VITAL DA CUNHA, Christina. Evangélicos em ação nas favelas cariocas: um estudo sócio-antropológico sobre redes de proteção, tráfico de drogas e religião no Complexo de Acari. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) - Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, 2009.

Creative Commons License

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.

Derechos de autor 2020 Márcia Pereira Leite

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.