Fronteiras em movimento
PDF (Português (Brasil))

Palabras clave

Espiritismo
Ciencia
Religión
Modernidad

Cómo citar

Calil Junior, A. (2014). Fronteiras em movimento: o debate entre a ciência e a religião no espiritismo. Ciencias Sociales Y Religión, 16(21), 111–136. https://doi.org/10.22456/1982-2650.31438

Resumen

O trabalho analisa as relações que se estabelecem entre os campos da Ciência e da Religião, bem como a conformação de fronteiras de cada uma dessas categorias, tendo por base o discurso das Ciências Sociais sobre o Espiritismo. A título de comparação analisa-se também um debate ocorrido no campo das Ciências Sociais da Religião, no qual tais categorias estiveram em escrutínio.

https://doi.org/10.22456/1982-2650.31438
PDF (Português (Brasil))

Citas

ASAD, Talal. Genealogies of religion: discipline and reasons of power in Christianity and Islam. Baltimore: John Hopkins University, 1993.

AUBRÉE, Marion; LAPLANTINE, François. La table, le livre et les esprits: naissance, évolution et atualité du mouvement social spirite entre France et Brésil , Paris: J.C.Lattès, 1990.

BASTIDE, Roger. Le spiritism au Brésil. Archives de Sociologie des Religions, n.24, 1967.

BERGER, Peter. A dessecularização do mundo: uma visão global. Religião & Sociedade, Rio de Janeiro, v.21, n.1, abr. 2001.

BIRMAN, Patrícia. Milagre e poder na esfera pública: o abandono de antigos paradigmas para melhor compreender a emergência dos pentecostais na política. 2005. Comunicação apresentada à XIII Jornadas sobre Alternativas Religiosas na América Latina.

BIRMAN, Patrícia. Religião e espaço público. São Paulo: Atar Editorial, 2003.

BOURDIEU, Pierre. Gênese e estrutura do campo religioso. In: MICELI, Sergio (Org.). A economia das trocas simbólicas. São Paulo: Perspectiva, 1974.

CAMURÇA, Marcelo. Da “boa” e da “má vontade” para com a religião nos cientistas sociais da religião brasileiros. Religião e Sociedade, Rio de Janeiro, v.21, n.1, 2001. p. 67 – 87

CAVALCANTI, Maria Laura. O mundo invisível: cosmologia, sistema ritual e noção de pessoa no espiritismo. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1982.

CAMARGO, Cândido Procópio. Kardecismo e umbanda. São Paulo: Pioneira, 1961.

COIMBRA, Cecília Maria Bouças; NASCIMENTO, Maria Livia do. O efeito Foucault: desnaturalizando verdades, superando dicotomias. Psicologia: teoria e pesquisa, Brasília, v.17, n.3, p.245-248, set.-dez., 2001.

DAMAZIO, Silvia. Da elite ao povo: advento e expansão do espiritismo no Brasil. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1994.

DREYFUS, Hubert L.; RABINOW, Paul. Michel Foucault: uma trajetória filosófica. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1995.

DUARTE, Luiz Fernando Dias. O culto do eu no templo da razão. Boletim do Museu Nacional – Nova Série, Rio de Janeiro, n.41, ago. 1983.

ENGLUND, Harri; LEACH, James. Ethnography and the meta-narratives of modernity. Current Anthropology, v.41, n.2, apr. 2000.

ESTUDOS Avançados. São Paulo, v.18, n.52, set./dez. 2004. Dossiê Religiões no Brasil.

FOUCAULT, Michel. Arqueologia do saber. Petrópolis: Vozes, 1972.

FOUCAULT, Michel. História da loucura na idade clássica. São Paulo: Perspectiva, 1978.

FOUCAULT, Michel. As palavras e as coisas: uma arqueologia das ciências humanas. 8.ed. São Paulo: Martins Fontes, 2002.

FOUCAULT, Michel. O que são as Luzes? In: FOUCAULT, Michel. Arqueologia das ciências e história dos sistemas de pensamento. Rio de Janeiro: Forense, 2000.

FRANCO, Divaldo Pereira. Nas fronteiras da loucura (pelo espírito Manoel Philomeno de Miranda). Salvador: LEAL, 2002.

GIUMBELLI, Emerson. O fim da religião: dilemas da liberdade religiosa no Brasil e na França. São Paulo: Attar, 2002.

GIUMBELLI, Emerson. O cuidado dos mortos: uma história da condenação e legitimação do espiritismo. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 1997.

HESS, David. Spirits and scientists: ideology, spiritism, and Brazilian culture. Pennsylvania: Pennsylvania State University, 1991.

KARDEC, Allan. O livro dos espíritos. Rio de Janeiro: FEB, 1994a.

LATOUR, Bruno. Comment redistribuer le grand partage. Revue de Synthése, v.3, n.110, avr.- jun. 1983

LATOUR, Bruno. Jamais fomos modernos. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1994.

LEWGOY, Bernardo. Representações de ciência e religião no espiritismo kardecista. Antigas e novas configurações. Civitas, Porto Alegre, v.6, n.2, p.151-167, jul.-dez. 2006.

LEWGOY, Bernardo. A transnacionalização do espiritismo kardecista brasileiro: uma discussão inicial. Religião e Sociedade, Rio de Janeiro, v.28, n.1, p.84-104, 2008.

MACHADO, Roberto. Ciência e saber: a trajetória da arqueologia de Michel Foucault. Rio de Janeiro: Graal, 1981.

MATTA, Roberto da. A Casa & a rua. Rio de Janeiro: Guanabara, 1987.

MICELI, Sergio. O que ler na ciência social brasileira (1970-1995). São Paulo: Sumaré, ANPOCS, CAPES, 1999a. v.2 : Sociologia.

MICELI, Sergio. O que ler na ciência social brasileira (1970-1995). São Paulo: Sumaré, ANPOCS, CAPES, 1999b. v.3: Antropologia.

NEGRÃO, Lísias Nogueira. Nem "jardim encantado", nem "clube dos intelectuais desencantados. Revista Brasileira Ciências Sociais, v.20, n.59, p.23-36, out. 2005.

PELS, Peter. Introduction: magic and modernity. In: MEYER, Birgit; PELS, Peter. Magic and modernity: interfaces of revelation and concealment. California: Stanford University, 2003. p.1- p.38.

PIERUCCI, Antônio Flávio. Sociologia da religião: área impuramente acadêmica. In:

MICELI, Sergio (org.) O que ler na ciência social brasileira (1970-1995). São Paulo: Sumaré, ANPOS, CAPES, 1999. v.2, p. 237-286.

RABINOW, Paul. Antropologia da razão. Rio de Janeiro: Relume-Dumará, 2002.

STOLL, Sandra Jacqueline. Religião, ciência ou auto-ajuda? Trajetos do espiritismo no Brasil. Revista de Antropologia, v.45, n.2, p.361-402, 2002.

VEYNE, Paul. Acreditavam os gregos em seus mitos?: ensaio sobre a imaginação constituinte. São Paulo: Brasiliense, 1984.

Creative Commons License

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.

Derechos de autor 2020 Alberto Calil Junior

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.