Reflexões sobre o transe ritualístico no candomblé
PDF (Português (Brasil))

Palabras clave

Trance psíquico
Candomblé
Discurso religioso
Danza ritual

Cómo citar

Costa, A., & Moraes Junior, M. P. de. (2014). Reflexões sobre o transe ritualístico no candomblé. Ciencias Sociales Y Religión, 16(21), 72–87. https://doi.org/10.22456/1982-2650.41149

Resumen

A manifestação corpórea de energias, ou espíritos, embora seja de ordem fenomenológica, constitui um importante viés de investigação no que tange a organização social de determinados grupos religiosos. Este trabalho tece algumas observações sobre o transe mediúnico no Candomblé de Ketu com base nas considerações de Roger Bastide, Reginaldo Prandi e na observação empírica. Seus dados provêm também de pesquisa etnográfica em terreiros de Candomblé de Goiânia e Região Metropolitana coordenado pelo Centro Integrado de Estudos África-Américas (CieeA – UEG) e Núcleo de Estudos Críticos e Aplicados ao Discurso Religioso (NOUS – UFG). A perspectiva transdiciplinar deste estudo pretende compreender nosso objeto não apenas com sua descrição, mas a partir de sua construção discursiva: ele é o que se diz sobre ele. Para tanto, articulamos com a leitura clássica dos estudos africanistas alguns conceitos de Focault e  Bakhtin, tomando os documentos antropológicos e as falas coletadas como um conjunto de enunciados que se relacionam entre si, na rede de seus sujeitos e campos de saber.

https://doi.org/10.22456/1982-2650.41149
PDF (Português (Brasil))

Citas

ALMEIDA, Angélica; ODA, Ana Maria; DALGALARRONDO, Paulo. O olhar dos psiquiatras brasileiros sobre os fenômenos de transe e possessão. Revista de Psiquiatria Clinica. Vol. 34. São Paulo, 2007.

BASTIDE, Roger. O candomblé da Bahia. São Paulo: companhia das letras: 2001.

BAKHTIN, Mikhail; VOLOSHINOV. Marxismo e filosofia da linguagem. São Paulo: Hucitec, 2002.

BASTIDE, Roger. Cavalo de Santo. In Estudos Afro-brasileiros. São Paulo: Perspectiva, 1973.

CALLOIS, Roger. Os Jogos e os Homens – A máscara e a vertigem. Lisboa: Edições Cotovia, 1990.

CAPONE, Stefênia. A busca da África no Candomblé – Tradição e poder. São Paulo: Pallas, 2000.

DURKHEIM, Émile. As formas elementares da vida religiosa. São Paulo, Paulinas, 1989.

FAIRCLOUGH, Normam. Discurso e Mudança Social. Brasilia: editora UNB, 2001.

FOUCAULT, Michel. Arqueologia do saber. Rio de Janeiro: Forense, 2012.

NINA-RODRIGUES, Raimundo. O Animismo Fetichista dos Negros Bahianos. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1935.

MACEDO, Edir. Orixás, Caboclos, Guias: deuses ou demônios?. São Paulo: Unipro, 1997.

PRANDI, Reginaldo. As religiões Negras do Brasil: Para uma sociologia dos cultos afro- brasileiros. Revista Usp. São Paulo, 1996a, p. 64-83.

PRANDI, Reginaldo. Herdeiras do axé: . São Paulo, Hucitec, 1996

RIBEIRO, Renè. Alguns resultados do estudo de cem médiuns. In: Estudos Pernambucanos – Dedicados a Ulysses Pernambucano. Oficina Gráfica do Jornal do Comércio, Recife, 1937.

RODRIGUES-JUNIOR, Adail Sebastião. Nota de campo do caderno "Práticas de mediunismo no terreiro de umbanda investigado". Belo Horizonte: UFMG, 2001a.

RODRIGUES-JUNIOR, Adail Sebastião. Estratégias discursivas de um pai de santo Umbandista em transe. Dissertação de mestrado (mestrado em linguística) UFMG, 2001b.

SANTOS, Edmar Ferreira. O poder dos Candomblés: Perseguição e resistência no Recôncavo da Bahia. Salvador: EDUFBA, 2009.

SILVA, Vagner Gonçalves da. O antropólogo e sua magia. Trabalho de campo e texto etnográfico nas pesquisas antropológicas sobre as religiões afro-brasileiras. São Paulo: EDUSP, 2005.

SILVA, Renata Lima. O corpo limiar e as encruzilhadas: a capoeira angola e os sambas de umbigada no processo de criação em dança brasileira contemporânea. Tese (doutorado em dança) Unicamp, 2010.

TURNER, Victor W. O Processo Ritual. Petrópolis: Ed. Vozes, 1974.

Creative Commons License

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.

Derechos de autor 2020 Alexandre Costa, Mário Pires de Moraes Junior

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.