Uma espiritualidade “hindu” no Ocidente
PDF (Português (Brasil))

Palabras clave

Espiritualidad
Vedanta
Racionalidad
Nueva Era

Cómo citar

Bastos, C. G. (2016). Uma espiritualidade “hindu” no Ocidente: a influência do Vedanta no contexto Nova Era. Ciencias Sociales Y Religión, 18(24), 33–53. https://doi.org/10.22456/1982-2650.63649

Resumen

O artigo retrata a influência da filosofia indiana Vedanta sobre o conceito ocidental de espiritualidade, entendido como uma busca pela verdade, de natureza experimental e oposta ao obscurantismo e hierarquia religiosos. Esse tipo de espiritualidade, influenciada pelo Oriente e desenvolvida sobretudo a partir da década de 1960, pode ser observado mais nitidamente nos atuais conceitos de secularização, racionalidade e hibridização, característicos do Movimento Nova Era. Para desenvolver essa temática, questões como a crise de sentido e a reflexividade, características dos indivíduos modernos, habitantes das sociedades complexas, serão levantadas com a finalidade de entendimento dos que se consideram “sem religião” ou então “espiritualizados, mas não religiosos”, na contemporaneidade.

https://doi.org/10.22456/1982-2650.63649
PDF (Português (Brasil))

Citas

AMARAL, Leila. Os Errantes da Nova Era e sua Religiosidade Caleidoscópica. Cadernos de Ciências Sociais, 3, n. 4, p. 19-32, 1993.

AUPERS, Stef; HOUTMAN, Dick.Beyond the Spiritual Supermarket: The Social and Public Significance of New Age Spirituality. Journal of Contemporary Religion, v. 21,

BAKER, Deborah. A blue hand: the tragicomic, mind-altering odyssey of Allen Ginsberg, a holy fool, a lost muse, a dharma bum, and his prickly bride in India. New York: Penguin Press, 2009.

BELLAH, Robert. Beyond belief: essays on religion in a post-traditional world. New York: Harper & Row, 1976.

BERGER, Peter. O dossel sagrado: elementos para uma teoria sociológica da religião. São Paulo: Paulinas, 1985.

BERGER, Peter e LUCKMANN, Thomas. Modernidad, pluralismo y crisis de sentido: ¿qué necesidades humanas básicas de orientación deben ser satisfechas? Estudios Públicos, 63, 1996.

BRANDÃO, Carlos. Somos as águas puras. Campinas, São Paulo: Papirus Editora, 1994.

BRUNTON, Paul. A search in secret India, Nova Delhi: Srishti Publishers, 1999 (1934).

CAMPBELL, Colin. A orientalização do Ocidente: reflexões sobre uma nova teodicéia para um novo milênio. Religião e sociedade 18 (1), p. 5-22, 1997.

CAMURÇA, Marcelo. Espaços de hibridização, dessubstancialização da identidade religiosa e idéias fora do lugar. Ciências Sociais e Religião, Porto Alegre, ano 5, n. 5, p.37-65, 2003.

CUCARULL, Montserrat. El Vedanta Advaita como fuente de calidad humana profunda. PRIMER COLOQUIO INTERNACIONAL. Diálogos: presente y futuro de las religiones y la espiritualiad, sus contextos en Europa y America Latina. 22-26 mar., 2011.

ELIADE, Mircea. O sagrado e o profano. São Paulo: Martins Fontes, 1992.

ELIADE, Mircea. Yoga: imortalidade e liberdade. São Paulo: Palas Athena, 1996.

FARRELL, Gerry. Reflecting Surfaces: The Use of Elements from Indian Music in Popular Music and Jazz. Popular Music, Vol. 7, No. 2, The South Asia/West Crossover,p. 189-205, May 1988.

FULLER, Robert. Spiritual, but not religious: understanding unchurched America. New York: Oxford University Press, 2001.

GOLDSTEIN, Warren. Secularization patterns in the old paradigm. Sociology of Religion, 70 (2), p. 157-78, 2009.

GOLDBERG, Philip. American Veda: from Emerson and the Beatles to yoga and meditation how Indian spirituality changed the West.New York: Harmony Books, 2010.

GUERRIERO, Silas. A visibilidade das novas religiões no Brasil. In: SOUZA, B. e SÁ MARTINO, L. (Orgs.). Sociologia da Religião e mudança social: católicos, protestantes e novos movimentos religiosos no Brasil. São Paulo: Paulus, 2004,p. 157-73.

GUERRIERO, Silas. Novas crenças e práticas religiosas: mudanças de hábitos e transformações na visão de mundo na cidade de São Paulo. Numem (UFJF), v. 8, 2005,p. 39-59.

GUERRIERO, Silas. Caminhos e descaminhos da contracultura no Brasil: o caso do Movimento Hare Krishna. Revista Nures (Online), v. 12, p. 13-21, 2009.

MEDEIROS, Azize. Buscadores da Nova Era: um universo sem fronteiras. Revista de Teologia & Cultura. no 20, ano IV, p. 28-35, 2008.

SANTORO, Thiago. Heráclito e os Upanishad. Hypnos. ano 12, n. 18, p. 67-77, 2007.

SENNETT, Richard. O declínio do homem público: as tiranias da intimidade. São Paulo: Cia das Letras, 1998.

SHAPIRO, Marc. All Things Must Pass: The Life of George Harrison. New York: St. Martin’s Press, 2002.

SIMMEL, Georg. Religião. Ensaios volume 1/2. São Paulo: Olho D’Água, 2010.

SIMMEL, Georg. Religião. Ensaios volume 2/2. São Paulo: Olho D’Água, 2011.

VAN DER VEER, Peter. Spirituality in modern society. Social Research. v. 76: No 4, p. 1097-1120, 2009.

VELHO, Gilberto. Um antropólogo na cidade: ensaios de antropologia urbana. Orgs: Vianna, H.; Kuschnir, K.; Castro, C. Rio de Janeiro: Zahar, 2013.

WEBER, Max. A ética protestante e o “espírito” do capitalismo. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.

YOGANANDA, Paramahansa. Autobiography of a yogi. Kolkata: Yogoda Satsanga Society of India, 2006 (1946).

ZIMMER, Heinrich. Filosofías de la India. Buenos Aires: EUDEBA (Editorial Universitaria de Buenos Aires), 1979.

Creative Commons License

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.

Derechos de autor 2020 Cecília Guimarães Bastos

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.