Resumen
O presente texto versa sobre a religião e política no contexto cisplatino. Neste sentido, discute e contrapõe a ideia de pluralidade e diversidade religiosa a partir dos dados estatísticos existentes acerca dos três países e as representações que tanto católicos e evangélicos quanto afro-brasileiros possuem acerca desses dois campos apontando para a existência de certas visões e modo de ser e estar no mundo semelhantes, que colocam em cheque os dados estatísticos mostrando que, do ponto de vista teológico e teleológico, essa anunciada pluralidade e diversidade existente não é tão plural quanto se quer que esta seja.
Citas
BOURDIEU, Pierre. O Poder simbólico. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2007.
MACEDO, Edir. Novo Nascimento. Rio de Janeiro: Unipro Editora, 2008.
MARIANO, Ricardo. O futuro não será protestante. Ciencias Sociais y Religion, Porto Alegre, Ano 1, n. 1, 1999. Pp. 89-114.
MEIRELLES, Mauro. Imaginários políticos e religiosos ao sul da América Latina. [Tese de Doutorado]. PPGAS/UFRGS, 2011.
MEIRELLES, Mauro. Religião e Política nas Eleições de 2008 em Porto Alegre: Um estudo acerca do voto religioso e a construção de um espaço de disputa entre evangélicos e afro-brasileiros. II Encontro Internacional de Ciências Sociais: As Ciências Sociais e os Desafios para o Século XXI., 2010, Pelotas/RS.
MEIRELLES, Mauro. Para além das fronteiras nacionais: transnacionalização e internacionalização religiosa, novas formas de “ser” e “estar” na política. Debates do NER, ano 10, n. 16, Porto Alegre, 2009. Pp.161-182.
MEIRELLES, Mauro. As coisas fora do lugar: o deslocamento de sentido da ação e a práxis estruturada das religiões afro-brasileiras do Rio Grande do Sul. Debates do NER (UFRGS), v. 13, 2008. Pp. 47-60
ORO, Ari Pedro. Axé MERCOSUL: as religiões afro-brasileiras nos países do Prata. Petrópolis: Vozes, 1999.
PIERUCCI, Flávio. Soltando as amarras: Secularización y destradicionalización. Sociedad y Religión, n. 16/17, Buenos Aires, 1998. Pp. 9-32.
SALAS, Eleana Paola Catacoras. Ad Maiorem Dei Gloriam: Um estudo antropólogico de rituais políticos no PSC e no PRB e das motivações dos seus políticos religiosos nas eleições municipais de 2008. Porto Alegre: Trabalho de Conclusão de curso de Ciências Sociais (IFCH/UFRGS), 2008.
SANCHIS, Pierre. Desencanto e formas contemporâneas do religioso. Ciencias Sociales y Religión, Porto Alegre, ano 3, n. 3, 2001. Pp. 27-43
SEMÁN, Pablo. Introdução. In: Oro, Ari Pedro (Org.). Religião e Política no Cone Sul: Argentina, Brasil e Uruguai. São Paulo: Attar, 2006. Pp. 9-32.
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Derechos de autor 2020 Mauro Meirelles, José Rogério Lopes, Adimilson Renato da Silva