Lá, na vila Senhor dos Passos, toca umbanda
PDF (Português (Brasil))

Palabras clave

Umbanda
Periferia
Pueblo
Mira de cerca y desde dentro

Cómo citar

Maia, A. M. (2017). Lá, na vila Senhor dos Passos, toca umbanda: um olhar de perto e de dentro. Ciencias Sociales Y Religión, 19(26), 133–153. https://doi.org/10.22456/1982-2650.68844

Resumen

Esse artigo trata de uma pesquisa qualitativa, na qual se utilizou, como recursos metodológicos, a observação direta, a pesquisa de campo e a realização de duas entrevistas com o principal representante da Casa de Caridade Pai Jacob do Oriente. Esse terreiro de umbanda foi escolhido propositalmente por fazer parte da realidade cotidiana de uma vila localizada na região Lagoinha, um dos bairros mais antigos da cidade de Belo Horizonte. O olhar da pesquisa projetou-se, principalmente para esse templo de umbanda, levando em consideração suas relações no espaço (e com o espaço) em que ele se situa, a partir de um olhar de perto e de dentro.

https://doi.org/10.22456/1982-2650.68844
PDF (Português (Brasil))

Citas

AGIER, Michel. Antropologia da cidade: lugares, situações, movimentos. São Paulo: Editora Terceiro Nome. 2011.

AMARAL, Rita de Cássia. Cidade em festa: o povo-de-santo (e outros povos) comemora em São Paulo. In: MAGNANI, José Guilherme Cantor; TORRES, Lilian de Lucas (orgs). Na metrópole: textos de antropologia urbana. São Paulo: FAPESP, 1996. p.252- 298.

ARANTES, Antônio Augusto. Guerra dos lugares: mapeando zonas de turbulência. In: Paisagens Paulistas: transformações do espaço público. Campinas: Editora da UNICAMP, 2000.

AUGRAS, M. De Iyá Mi a Pomba-gira: Transformações e símbolos da libido. In: C. E. M. MOURA. Candomblé: religião de corpo e alma. Rio de Janeiro: Pallas, 2000.

BARROS, José Márcio. Cidade e identidade: a avenida do Contorno em Belo Horizonte. In: MEDEIROS, Regina (Org.). Permanências e mudanças em Belo Horizonte. Belo Horizonte: PUCMINAS/ Autêntica, 2001.

BARTH, Fredrik. O guru, o iniciador e outras variações antropológicas. Rio de Janeiro: Contra Capa Livraria, 2000.

BRUMANA, Fernando G.; MARTÍNEZ, Elda G. Marginalia sagrada. São Paulo: Editora da UNICAMP, 1991.

FREIRE, Cíntia Mirlene Pela Freire. Do outro lado da linha do trem: História e intervenções no bairro Lagoinha. 2011.

GONZAGA, Cláudia Mattos Ferreira. A região da Lagoinha: um espaço natimorto? 1999. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte.

GILBERTO VELHO. Individualismo e cultura: notas para uma antropologia da sociedade contemporânea. 2. ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1987.

GUIMARÃES, Patrícia. O doutor e a pombagira: um estudo de caso na relação entre psiquiatria e umbanda.

GILBERTO VELHO; KUSCHAIR, Karina. In: Mediação, Cultura e Política. Rio de Janeiro: Aeroplano Editora, 2001. p. 291-316.

LAGES, Sônia Regina Corrêa. Possessão e inversão da subalternidade: com a palavra, Pombagira das Rosas. Revista Psicologia e Sociedade: Psicologia Social. [Belo Horizonte], Belo Horizonte, V.24. n.3, p. . 2012.

MAGNANI, José Guilherme Cantor. De perto e de dentro: notas para uma etnografia urbana. Revista Brasileira de Ciências Sociais. [São Paulo], São Paulo, SP, v.17, n. 49, p.11-29, jun. 2002.

MAGNANI, José Guilherme Cantor. Festa no pedaço: cultura popular e lazer na cidade. São Paulo: Brasiliense, 1984.

MAIA, Anderson Marinho. A manifestação da umbanda na região metropolitana de Belo Horizonte: da tradição à contemporaneidade. 2011. 181 f. Dissertação. (Mestrado em Ciências da Religião) Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Belo Horizonte.

MEYER, M. Maria Padilha e toda a sua quadrilha: de amante de um rei de Castela a pomba-gira de umbanda. São Paulo: Duas Cidades. 1993.

MOMMSEN, Wolfgang. Max Weber: Sociedade, Política e História. Buenos Aires: Editora Alfa, 1981.

PRANDI, Reginaldo. Pombagira e as faces inconfessas do Brasil. In: PRANDI, Reginaldo Prandi. Herdeiras do Axé. São Paulo, Hucitec, 1996, Capítulo IV, pp. 139-164.

SANTOS, Cynthia de Souza. A política habitacional para pessoa de baixa renda, em Belo Horizonte, a partir de 1990. 2006. 331 f. Tese. (doutorado em Arquitetura e urbanismo) Faculdade de Arquitetura e urbanismo da cidade de São Paulo, São Paulo.

SODRÉ, Muniz. O terreiro e a cidade: a forma social negro-brasileira. Rio de Janeiro: Imago, 2002.

VAN CRIEKINGEN, Mathieu. A cidade revive! Formas, políticas e impactos da revitalização residencial em Bruxelas. In: BIDOU -ZACHARIASEN, Catherine (Org.). De Volta à Cidade: dos processos de gentrificação às políticas de revitalização dos centros urbanos. São Paulo: Annablume, 2006.

VAN VELSEN, J. A análise e o método de estudo de caso detalhado. In: FIELDMAN BIANCO, Bela (Org.). Antropologia das sociedades contemporâneas: métodos. São Paulo: UNESP, 2010. p. 437- 468.

ZALUAR, Alba. A máquina e a revolta: as organizações populares e o significado da pobreza. São Paulo: Brasiliense, 1985.

WEBER, Max. Ensaios de Sociologia. Rio de Janeiro: Editora Guanabara, 1982.

Creative Commons License

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.

Derechos de autor 2020 Anderson Marinho Maia

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.