Estudo de caso sobre comunidades terapêuticas religiosas
PDF (Português (Brasil))

Palabras clave

Renovación Carismática Católica
Pentecostalismo
Adicción a las drogas
Tratamiento de adicciones

Cómo citar

Targino, J. (2017). Estudo de caso sobre comunidades terapêuticas religiosas. Ciencias Sociales Y Religión, 19(26), 75–92. https://doi.org/10.22456/1982-2650.67193

Resumen

O presente artigo busca apresentar o trabalho realizado pelo Projeto Reconstruir, uma comunidade terapêutica vinculada à Comunidade Carismática Maranathá, e pelo Instituto Vida Renovada (IVR), comunidade terapêutica associada à Assembleia de Deus dos Últimos Dias (ADUD). Ambas as comunidades terapêuticas estão localizadas no estado do Rio de Janeiro e concentram suas atividades no atendimento de usuários de drogas em geral, sobretudo de drogas ilícitas. Diante disso, é possível apontar que existem motivações intrínsecas para que fileiras de indivíduos dependentes químicos busquem tratamento nas instituições em tela. Além disso, existem determinadas aproximações e afastamentos nos planos de ação que estas comunidades terapêuticas aplicam ao longo do tratamento oferecido aos usuários de drogas que buscam auxílio nas mesmas. Os dados aqui apresentados foram coletados entre os anos de 2011 e 2015
através de pesquisa de campo por observação e entrevistas realizadas com internos e membros das equipes técnicas das instituições estudadas.

https://doi.org/10.22456/1982-2650.67193
PDF (Português (Brasil))

Citas

BARRADAS, A. M. P. Factores influentes na permanência do toxicodependentes em programas terapêuticos do Desafio Jovem: um estudo de caso. 2008. Dissertação (mestrado em Psicologia) – Núcleo de Psicoterapia Cognitivo-Comportamental e Integrativa, Universidade de Lisboa, Lisboa, 2008.

SANCHEZ, Z. V. D. M. As práticas religiosas atuando na recuperação de dependentes de drogas: a experiência de grupos católicos, evangélicos e espíritas. 2006. Tese (Doutorado em Psicobiologia) - Escola Paulista de Medicina, Universidade Federal de São Paulo, São Paulo, 2006.

Creative Commons License

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.

Derechos de autor 2020 Janine Targino

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.