Referentes identificatórios e jogos identitários no candomblé
PDF (Português (Brasil))

Palabras clave

Juegos identitarios
Candonblé
Construccion de persona
Subjetividad

Cómo citar

Nunes, M. de O. (2007). Referentes identificatórios e jogos identitários no candomblé. Ciencias Sociales Y Religión, 9(9), 91–116. https://doi.org/10.22456/1982-2650.2513

Resumen

Nesse artigo, evidenciamos um conjunto de “referentes identificatórios” presentes no idioma do Candomblé e apresentamos uma discussão sobre as formas pelas quais as pessoas utilizam esses elementos para construir suas identidades de forma progressiva e flexível. Para tanto, retomamos alguns pontos de análise acerca da construção da pessoa no Candomblé a partir de autores clássicos, destacando o que dados etnográficos produzidos na cidade de Cachoeira, Bahia, apontam de inovador em relação aos mesmos. Apresentamos uma primeira polêmica entre unicidade e multiplicidade do eu no Candomblé, inserindo-a em uma discussão filosófica acerca de como várias culturas produzem diferentes metáforas para darem conta de uma provavelmente universal “ilusão de totalidade”. Em seguida, identificamos mecanismos de individuação no interior de uma sociedade predominantemente sócio-cêntrica. Finalmente,  apresentamos novos significantes religiosos que não são habitualmente explorados em análises acerca de jogos identitários no Candomblé, enfatizando importância da subjetividade dos adeptos na construção desses jogos.

https://doi.org/10.22456/1982-2650.2513
PDF (Português (Brasil))

Citas

AUGRAS, Monique. Le double et la métamorphose. L’identification mythique dans le Candomblé brésilien. Paris: Meridiens Klincksieck, 1992.

BASTIDE, Roger. Le candomblé de Bahia. Rite Nagô. Paris: Mouton, 1958.

BASTIDE, Roger. Le principe d’individuation. In : La notion de personne en Afrique Noire, Colloques Internationaux du Centre National de la Recherche. Paris: Éditions du C.N.R.S, 1973.

BATTAGLIA, Debbora. Problematizing the Self: A Thematic Introduction. In:

BATTAGLIA, D. Rethorics of Self Making (Ed.) Berkeley: University of California Press, 1995, p.1-15.

BODDY, Janice. Wombs and Alien Spirits. Women, Men, and the Zar Cult in Northern Sudan. Madison: The University of Wisconsin Press, 1989.

BRAGA, Júlio. Ancestralidade Afro-Brasileira. O culto de babá egum. Salvador : Ianamá, 1992.

CALLIGARIS, Contardo. La structure psychotique hors crise. Question préliminaire. In: Actes de la Fondation Européenne pour la Psychanalyse. 1958-1993. L’abord des psychoses après Lacan. Bourdeaux: Point Hors Ligne, 1993.

CORIN, Ellen. Vers une réapropriation de la dimension individuelle en psychologie africaine. Revue Canadienne des Etudes Africaines, v.14, n.1, p. 135-156, 1980.

CSORDAS, Thomas. Embodiment and Experience. The Existential Ground of Culture and Self. Cambridge: Cambridge University Press, 1994.

DUARTE, Luis Fernando Dias. Da vida nervosa nas classes trabalhadoras urbanas. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor,1986.

DUARTE, Luis Fernando Dias. A outra saúde: mental, psicossocial, físico-moral? In: ALVES P. C. e MINAYO, M. C. (Eds.). Saúde e Doença: Um Olhar Antropológico. Rio de Janeiro: Ed. Fiocruz, 1994.

ELBEIN dos SANTOS, Juana; Santos, Descoredes. Esu Bara, Principle of Individual Life in the Nago System in C.N.R.S., La notion de personne en Afrique Noire. Paris: Éditions du C.N.R.S,1973.

EWING, Katherine P. The Illusion of Wholeness: Culture, Self, and the Experience of Inconsistency. Ethos, v.18, p. 251-278, 1990.

GEERTZ, Clifford. The Interpretation of cultures. New York: Basic Books, 1973.

GOLDMAN, M. A construção ritual da pessoa: a possessão no Candomblé. Religião e Sociedade, agosto, Rio de Janeiro, 1985.

IRIART, Jorge. Les femmes dans le candomblé. Expérience religieuse et idiome de la possession dans la vie des femmes de Cachoeira, Brésil. Tese (Doutorado em Antropologia Social) – Universidade de Montreal, Montreal,1998.

KUNDERA, Milan. L’art du roman. Paris: Gallimard (folio), 1986.

LAMBECK, Michael. Human Spirits. A Cultural Account of Trance in Mayotte. Cambridge: Cambridge University Press, 1981.

LÉPINE, Claude. Os estereótipos da personalidade no candomblé Nagô. In: MOURA, Carlos E. M. de (Org.) Olóòrixà. Escritos sobre a religião dos orixás. São Paulo: Ágora, 1981, p. 11-32.

LÉVI-STRAUSS, Claude. Tristes Tropiques. Paris: Plon, 1955.

LIENHARDT, Godfrey. Divinity and Experience. The religion of the Dinka. Oxford: Oxford University Press, 1970[1961].

LIENHARDT, Godfrey. Self: public and private. Some African representations. In: CARRITHERS, M.; COLLINS, S.; LUKES, S. (Eds.). Category of the Person. 1995, p.141-155.

LOW, Setha. Embodied metaphors: nerves as lived experience. In: CSORDAS, Thomas (Ed.) Embodiment and Experience. The Existential Ground of Culture and Self. Cambridge: Cambridge University Press, 1994, p.139-162.

NUNES, Mônica de Oliveira. À temps et à contre-temps: les voix des tambours dans l’expérience des psychotiques. Tese (Doutorado em Antropologia Social). Université de Montréal, Montreal, 1999.

OBEYESEKERE, Gananath. Medusa’s Hair: An Essay on Personal Symbols and Religious Experience. Chicago: University of Chicago Press,1981.

PRANDI, Reginaldo. Os Candomblés de São Paulo: a velha magia na metrópole nova. São Paulo: Hucitec/Edusp,1991.

TAYLOR, Charles. Grandeur et misère de la modernité. Québec: Bellarmin,1992.

ZEMPLÉNI, Andras. From Symptom to sacrifice: The Story of Khadi Fall. In: CRAPANZANO, V. and GARRISON (Eds.) Case Studies in Spirit Possession. New York: John Wiley & Sons, 1977, p. 87-139.

Creative Commons License

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.

Derechos de autor 2020 Mônica de Oliveira Nunes

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.