New Age & Neo-Hinduísmo
PDF (Português (Brasil))

Palabras clave

New Age
Religiones orientales
Globalización
Tránsito cultural

Cómo citar

Silveira, M. S. da. (2005). New Age & Neo-Hinduísmo: uma via de mão dupla nas relações culturais entre Ocidente e Oriente. Ciencias Sociales Y Religión, 7(7), 73–101. https://doi.org/10.22456/1982-2650.2278

Resumen

O artigo apresenta uma reflexão sobre como referências culturais indianas circulam pelo Ocidente, a partir de processos sociais entendidos a partir da noção de Globalização. A difusão de elementos e práticas religiosas indianas faz sentido enquanto uma das dimensões culturais do processo de globalização. A primeira questão a ser levantada vem a ser a diferença evidente entre a visão de mundo dos líderes desses movimentos e as suas platéias. Esta descontinuidade fundamental viabiliza a existência de um movimento de mão dupla, entre uma Índia que se ocidentaliza, em certos espaços e tempos, e um Ocidente que se orientaliza, em seus próprios espaços e tempos. Conclui-se com um modelo de interpretação deste trânsito cultural, que gera e alimenta uma circulação de produtos, hábitos, crenças e valores da Índia para diversas partes do mundo, inclusive a América Latina, abastecendo um mercado de bens culturais, fomentado e mantido pela universalização das seitas indianas.

https://doi.org/10.22456/1982-2650.2278
PDF (Português (Brasil))

Citas

BERGER, Peter. A dinâmica cultural da globalização. In: Berger, Peter & HUNTINGTON, Samuel.(orgs) Muitas globalizações: diversidade cultural no mundo contemporâneo. Rio de Janeiro: Record, 2004. p. 11- 27.

CAMPBELL, Colin. A orientalização do Ocidente. Religião e Sociedade. Rio de Janeiro: ISER, 18/1,1997, p. 05-22.

CHATTERJEE, P. The nation and its fragments. Princeton University Press, 1993.

DUMONT, Louis. Homo Hierarchicus: o sistema de castas e suas implicações. São Paulo: EDUSP, 1992.

DUMONT, Louis. Ensaios sobre o Individualismo. Rio de Janeiro: Rocco, 1985.

GUERRIERO, S. O movimento Hare Krishna no Brasil: A comunidade religiosa de Nova Gokula. Dissertação de Mestrado, PUC, São Paulo,1989.

GUERRIERO, S. A Iskcon no Brasil: Transformação Ocidental de uma Religião Védica e Incorporação de seus Traços Culturais na Sociedade Abrangente. ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS, 23º ENCONTRO ANUAL, 1999. Caxambu.

FARQUHAR, J.N. Modern religious movements in India, New Delhi: Munshiram Manoharlal, 1977. 2a. Edição.

KOPF, D. Keshub and chaitanya: in Medieval Bhakti Movements in India, New Delhi, Munshiram Manoharlal Publishers, 1989.

LYRA, Valéria. Integrando Corpo e Mente. Dissertação de mestrado em Antropologia, PPGAS/DAN/UNB. Brasília, 1987.

MADAN, T.N. (Org) Way of Life: essays in honour of Louis Dumont. Delhi: Mutilal Banarsidass Publishers, 1982.

MEHTA, Gita. Karma Cola: The marketing of the mystic east. London: Minerva Paperback, 1997. 10. ed.

MEHTA, Gita. Escadas e serpentes: um olhar sobre a Índia moderna. São Paulo: Companhia das Letras, 1998.

PEIRANO, Mariza. Uma Antropologia no Plural. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 1991.

SARAN, A.K. Review of Contributions to Indian Sociology, N. 4. In The Eastern Anthropologist. London. v.15, N. 1, p. 53-68. 1962.

SAHLINS, Marshal. O pessimismo sentimental e a experiência etnográfica: porque a cultura não é uma espécie em extinção. In: MANA: Cadernos de Antropologia Social. Rio: Contracapa, 1997. Vol 3/1 – p. 41-73 e 3/2 - p. 103-150.

SATSVARUPA DASA GOSWAMI. Introdução à filosofia védica: a tradição fala por si mesma. São Paulo: Bhaktivedanta Book Trust, 1994.

SCHLUCHTER, Wolfgang. As origens do racionalismo ocidental. In: DE SOUZA, Jesé. (Org) O malandro e o protestante: a tese weberiana e a singularidade cultural brasileira. Brasília: EDUNB, 1999.

SINGER, Milton. When a Great Tradition Modernizes. Chicago: The University of Chicago Press, 1972.

SRNIVAS, Mysore Narasimha. Social change in modern India. Califórnia: The University of Califórnia Press, 1966.

SRINIVAS, Tulasi. “Um encontro com o destino”: Globalização cultural na Índia. In: Berger, Peter & HUNTINGTON, Samuel. (Orgs.). Muitas globalizações: diversidade cultural no mundo contemporâneo. Rio de Janeiro: Record, 2004, p. 109-140.

SILVA DA SILVEIRA, Marcos. Hari Nama Sankirtana: Etnografia de um processo ritual. Série Antropologia N. 277. Brasília: Universidade de Brasília, 2000.

SILVA DA SILVEIRA, Marcos. Max Weber e o movimento Hare Krishna. In Sociologia das Adesões: novas religiosidades e a busca místico-esotérica na capital do Brasil. SIQUEIRA, D. & LIMA, R. (Orgs.). Rio de Janeiro: Garamond, 2003, 1ª ed., p. 267-293.

TAMBIAH, S.J. The renouncer’s individuality and community. In: MADAN, T.N. (Org.). Way of life: king, householder, renouncer. New Delhi: Vikas Publishing House, 1982. 2ª ed.

TURNER, Victor. Dramas, fields, and metaphors. Cornell University Press, 1975.

VELHO, Otávio. Globalização: antropologia e religião. In: ORO, Ari Pedro; STEIL, Carlos Alberto (Orgs.). Globalização e Religião. Petrópolis: Vozes, 1997. p. 25-42.

WEBER, Max. The Religion of India. Illinois: The Free Press, 1958.

WEBER, Max. Ensaios de Sociologia. Rio de Janeiro: LTC, 1982. 5. ed.

Creative Commons License

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.

Derechos de autor 2020 Marcos Silva da Silveira

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.