Submissões
O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesse em uma conta existente ou Registre uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF (desde que não ultrapasse os 2MB).
  • Todos os endereços de páginas na Internet (URLs), incluídas no texto (Ex.: http://www.ibict.br) estão ativos e prontos para clicar.
  • O texto está em papel A4 espaço 1,5; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico ao invés de negrito e sublinhado; com figuras e tabelas inseridas no texto, e não em seu final. Durante o processo de submissão, tabelas, imagens e gráficos deverão ser enviados também em separado, como documentos suplementares.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • As referências bibliográficas e as notas estão ao fim do documento, e não nos rodapés.
  • A identificação de autoria deste trabalho foi removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista, caso submetido para avaliação por pares (ex.: artigos).

Diretrizes para Autores

A revista Ciencias Sociales y Religión publica trabalhos inéditos e originais na forma de artigos, em português e espanhol.

Todas as submissões são verificadas por um sistema de identificação de plágio.

A revista não cobra nenhuma taxa para a submissão, avaliação e processamento dos artigos.

Os artigos enviados para Ciencias Sociales y Religión/Ciências Sociais e Religião devem obrigatoriamente atender às seguintes condições. Caso contrário, os artigos não poderão ser incluídos no processo de arbitragem.

  • Os textos submetidos para avaliação devem ser redigidos em espanhol ou português e revisados ​​por falantes nativos dessas línguas, caso o(s) autor(es) ou a(s) autora(s) não o sejam. Eles devem ser enviados pela plataforma da revista, anexando o documento no formato .doc

  • Os materiais devem ter caráter inédito e original. O trabalho não pode ser submetido simultaneamente a outro processo de arbitragem ou publicação. A revista se reserva o direito de exclusividade durante o período de 12 meses após a submissão para avaliação. Não serão aceitas traduções de artigos publicados em outros idiomas, a menos que solicitado pelos editores. Os trabalhos apresentados em reuniões científicas serão aceitos desde que impliquem um retrabalho substancial, indicado em uma nota explicativa.

  • A revista publica artigos de pesquisa, dossiês e resenhas.

Processo de Avaliação pelos Pares

Os artigos submetidos à revista são inicialmente avaliados pela Equipe Editorial, no que diz respeito à adequação ao perfil e linha editorial da Ciencias Sociales y Religión. Em caso positivo nessa primeira etapa de avaliação, os artigos são enviados aos pareceristas.

A revista adota a política editorial da avaliação duplo-cego. Os artigos são avaliados por dois pareceristas ad hoc externos à Equipe Editorial. Em caso de pareceres contraditórios, o artigo é avaliado pelo Comitê Editorial ou por um terceiro parecerista externo. Em geral, os pareceristas ad hoc não fazem parte do Departamento de Antropologia da UNICAMP. Serão avaliadas a originalidade do texto submetido, seu rigor teórico-metodológico e sua qualidade geral.

Há quatro (04) resultados possíveis na avaliação:

a) Aceitar sem modificações de conteúdo;

b) Aceitar com algumas modificações;

c) Aceitar caso o/a autor/a faça alterações substanciais nos pontos acima mencionados;

d) Rejeitar pelos motivos estipulados nos pontos anteriores.

O tempo médio entre a recepção e a conclusão do processo de avaliação de artigos é de 6 meses. Até a publicação do artigo, o processo de submissão dura em média 9 meses. A taxa de rejeição de artigos no ano de 2022 foi de 40%.

Artigos

O formato do documento será em folha A4, em fonte Times New Roman, tamanho 12, com espaçamento de um e meio e com as margens pré-determinadas pelos processadores de texto para uso: superior e inferior: 2,5 cm; esquerda e direita: 3 cm. A extensão não deve exceder 10 mil palavras, incluindo a Bibliografia, Fontes e Anexos. O trabalho não deve incluir o nome do(a) autor(a) e deve tomar cuidado para que a redação do texto não revele sua identidade, condição necessária para garantir o anonimato da avaliação.

O nome do(a) autor(a), afiliação institucional, e email deve ser preenchido no registro do sistema.

O artigo deve ter um título em português, espanhol e inglês, e ser precedido de um resumo nos três idiomas com até 150 palavras escritas em espaço simples. Ao final de cada resumo, três a cinco palavras-chave ou descritores devem ser colocados nos três idiomas. O autor deve indicar se são descritores de tesauro ou palavras-chave de autor.

O resumo deve dar conta da estrutura do trabalho, indicando seus propósitos, perguntas, metodologia e principais conclusões. No caso de propor contribuições a referencial teórico, isso deve ser indicado - juntamente com as hipóteses propostas - antes da metodologia.

O texto deve ser claramente dividido em seções (e subseções, se necessário) devidamente legendadas. As seções Introdução, Conclusões, Referências Bibliográficas e Fontes não devem ser numeradas. Palavras ou frases estrangeiras devem ser digitadas em itálico e termos técnicos devem ser escritos com aspas simples. Sublinhados no texto devem ser evitados.

Tabelas, figuras e gráficos podem ser incorporados ao texto, devidamente numerados. As notas explicativas devem ser colocadas no final do artigo e não devem ser usadas para referências bibliográficas, e sim apenas para comentários, desenvolvimentos ou esclarecimentos relevantes para o que é desenvolvido no corpo do texto.

As aspas diretas incluídas no texto devem ser indicadas com aspas duplas no mesmo parágrafo, caso não excedam duas linhas. Citações de três linhas ou mais devem constituir um parágrafo separado, sem aspas e com margem esquerda de 1,25 cm em relação à margem do texto principal.

Para citações bibliográficas, os autores deverão se guiar pelas normas da ABNT, de modo que no corpo do texto, a indicação de referência nas citações diretas deve trazer autor(es), ano de publicação e página(s); nas citações indiretas a indicação de página é opcional, conforme os modelos:

a) Segundo Hassen (2002: 173): “Há uma grande carência de materiais didáticos nesse campo, principalmente se aliados à ludicidade.”
b) Sabemos da grande carência de materiais didáticos nesse campo (Hassen, 2002).

Todos os trabalhos citados no texto devem ser incluídos na seção Bibliografia. Por sua vez, todos os trabalhos incluídos na bibliografia devem aparecer mencionados no corpo do manuscrito, respeitando a equivalência de vis-à-vis. As referências bibliográficas devem ser ordenadas alfabeticamente no final do texto e devem seguir o padrão de formatação ABNT conforme os modelos:

a) Livro (e guias, catálogos, dicionários, etc.) no todo: autor(es), título (em itálico e separado por dois-pontos do subtítulo, se houver), número da edição (se indicado), local, editora, ano de publicação:

ASAD, Talal. Formations of the Secular: Christianity, Islam and Modernity. California: Stanford University Press, 2003.
FORTES, Meyer; EVANS-PRITCHARD, Edward (org.). African political systems. Oxford: Oxford University Press, 1966.

b) Parte de livro (fragmento, artigo, capítulo em coletânea): autor(es), título da parte seguido da expressão “In:”, autor(es) do livro, título (em itálico e separado por dois pontos do subtítulo, se houver), número da edição (se indicado), local, editora, página(s) da parte referenciada, ano de publicação:

HERVIEU-LÉGER, Danièle. Por una sociología de las nuevas formas de religiosidad: algunas cuestiones teóricas previas. In: GIMÉNEZ, Gilberto (org.). Identidades religiosas y sociales en México. UNAM, México, pp. 31-32, 1996.

c) Artigo/matéria em periódico (revista, boletim, etc.): autor(es), título do artigo, nome do periódico (em itálico), local, ano e/ou volume, número, páginas inicial e final do artigo, data:

FRIGERIO, Alejandro. El futuro de las religiones mágicas en Latinoamérica. In: Ciencias Sociales y Religión / Ciências Sociais e Religião, v.1, n.1, pp.51-88, 1999.

d) Artigo/matéria em jornal: autor(es), título do artigo, nome do jornal (em itálico), local, data, seção ou caderno, página (se não houver seção específica, a paginação precede a data):

TOURAINE, Alain. O recuo do islamismo político. Folha de São Paulo, São Paulo, 23 set. 2001. Mais!, p. 13.
SOB as bombas. Folha de São Paulo, São Paulo, p. 2, 22 mar. 2003.

e) Trabalhos acadêmicos: referência completa seguida do tipo de documento, grau, vinculação acadêmica, local e data da defesa conforme folha de aprovação (se houver):

GIACOMAZZI, Maria Cristina Gonçalves. O cotidiano da Vila Jardim: um estudo de trajetórias, narrativas biográficas e sociabilidade sob o prisma do medo na cidade. 1997. Tese (Doutorado em Antropologia Social)–PPGAS/UFRGS, Porto Alegre, 1997.

f) Evento no todo: nome do evento, numeração (se houver), ano e local (cidade) de realização, título do documento (anais, atas, resumos, etc., em itálico), local de publicação, editora e data de publicação:

REUNIÃO DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ANTROPOLOGIA, 21., 1998, Vitória. Resumos… Vitória: Departamento de Ciências Sociais/UFES, 1998.

g) Trabalho apresentado em evento: autor (es), título do trabalho apresentado seguido da expressão “In:”, nome do evento, numeração (se houver), ano e local (cidade) de realização, título do documento (anais, atas, resumos, etc., em itálico), local de publicação, editora, data de publicação e página inicial e final da parte referenciada:

STOCKLE, Verena. Brasil: uma nação através das imagens da raça. In: REUNIÃO DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ANTROPOLOGIA, 21., 1998, Vitória. Resumos… Vitória: Departamento de Ciências Sociais/UFES, 1998. p. 33.

Apresentação

Política padrão de seção

Resenhas

O formato do trabalho deve ser em tamanho A4, em fonte Times New Roman, tamanho 12, com espaçamento de um e meio e com as margens pré-determinadas pelos processadores de texto para uso: superior e inferior: 2,5 cm; esquerda e direita: 3 cm. A extensão do trabalho não deve exceder 4 páginas, incluindo a Bibliografia. Ele deve ser acompanhado por seção de apresentação que inclua: nome do autor, associação institucional e email.

Incentivamos especialmente os autores de teses de mestrado e doutorado a enviar resumos desses trabalhos, especificando claramente seu desenho metodológico e estrutura textual. O título do trabalho deve coincidir com o da tese referida. Os propósitos, perguntas e hipóteses devem ser claramente declarados; o objeto estudado e suas dimensões; a metodologia utilizada e suas principais conclusões. Bibliografia e subdivisões textuais devem ser minimizadas.

Ciencias Sociales y Religión/Ciências Sociais e Religião também recebe resenhas de livros, revistas, portais da Internet, reuniões científicas e de outros espaços de comunicação e produção de conhecimento científico sobre os assuntos abordados pela revista. As resenhas devem apresentar em seu início os dados bibliográficos completos do trabalho, conforme designado abaixo para a Bibliografia. No caso de livros e revistas, o número ISBN ou ISSN deve ser incluído. As subdivisões de texto não serão incluídas.

O texto deve ser avaliativo e fornecer a posição do autor em relação ao trabalho resenhado. Deve-se especificar os destinatários ou leitores em potencial, a estrutura (capítulos ou partes de livros ou revistas; seções no caso de páginas da web etc.) e todas as informações consideradas relevantes. O trabalho revisado deve ser posto em relação ao seu contexto de publicação e a outros trabalhos de natureza semelhante, assim como deverão ser indicadas suas contribuições originais.

Recomenda-se que a resenha tenha uma extensão mais curta; para revisões bibliográficas mais completas, recomenda-se a redação de notas curtas.

Resenhas e resumos de teses não são avaliados por pareceristas externos, mas pelo comitê editorial da revista.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.