Chamada para dossiê comemorativo - Novas e velhas agendas no estudo da religião na América Latina: contribuições conceituais numa chave regional (orgs. Alejandro Frigerio e Carlos Alberto Steil)

No ano de 2024, a Associação de Cientistas Sociais da Religião do Mercosul, agora denominada “Associação de Ciências Sociais da Religião da América Latina”, celebra três décadas de sua fundação. Para comemorar esta data, a revista Ciencias Sociales y Religión/Ciências Sociais e Religião, publicação acadêmica editada por esta Associação, quer refletir sobre as conquistas alcançadas ao longo deste percurso.

Desde sua criação, a revista se dedica a divulgar e promover a produção latino-americana no campo dos estudos da religião em nossos países. Inicialmente, concentrou-se na edição dos trabalhos mais relevantes apresentados nas Jornadas sobre Alternativas Religiosas na América Latina, e, posteriormente, passou a receber contribuições diversas, que refletiam sobre a realidade religiosa do continente.

Com este dossiê comemorativo, pretendemos fomentar e divulgar teorias e conceitos desenvolvidos na América Latina, no que concerne ao estudo da religião, assim como fazer avaliações gerais da produção teórica e das temáticas desenvolvidas em nossas sociedades. Esperamos que a edição deste dossiê seja uma oportunidade para refletir sobre o que foi feito até agora e para assinalar novas possibilidades interpretativas, metodológicas ou temáticas.

O dossiê será composto de três seções. A primeira, intitulada "Memórias", receberá relatos sobre memórias e trajetórias pessoais, que iluminam ou refletem sobre o desenvolvimento da Associação e das Jornadas, bem como impressões pessoais sobre o crescimento de subáreas específicas no estudo da religião na América Latina. Na segunda seção, denominada "Balanços", serão incluídos artigos que avaliem o estado da arte dos estudos sobre as religiões na América Latina, sejam focados em grupos religiosos específicos, sejam em diferentes temas conexos de análise, como gênero, secularização e política, entre outros. A terceira seção, denominada "Agendas Futuras", será composta por trabalhos que, a partir de estudos já realizados na América Latina, apontem para lacunas, proponham inovações teórico-metodológicas ou reconceitualizações fundamentais para uma melhor compreensão da realidade religiosa latino-americana. Nesta última seção, espera-se que as propostas, ao apontar para direções futuras de pesquisa, o façam a partir de um diálogo com os estudos realizados na e a partir da América Latina, embora não seja necessário que sejam exclusivamente com eles.

O prazo de submissão dos artigos é 31 de março de 2024 para a avaliação de pareceristas, visando à publicação do dossiê no segundo semestre de 2024.