Chamada para dossiê - A espiritualidade das mulheres: reflexões a partir da América Latina (orgs. Tchella Fernandes Maso e Rosario Ramírez Morales)

Este dossiê tem como objetivo reunir estudos que promovam o reconhecimento e a compreensão das diversas formas nas quais as mulheres vivem e experimentam a espiritualidade na e a partir da América Latina. Nosso interesse é analisar, através de diferentes estudos de caso e a partir de uma perspectiva interseccional e de gênero, como as práticas das mulheres desafiam os modos hegemônicos de manifestar a religião e de se relacionar com o sagrado a partir de demandas como a igualdade e equidade de gênero, a liberdade sexual e os direitos humanos, e as críticas à misoginia e à violência também no interior das associações religiosas ou dos grupos de caráter espiritual.

Nos últimos anos, junto com as reflexões que questionam os conceitos de religião, espiritualidade e secularismo (Asis, 2019; Fedele & Knibbe, 2020; Sarrazin, 2021; Toniol, 2023), têm aumentado o número de análises sobre as transformações que a categoria gênero produz no campo e como se expressa na América Latina (Rees, 2010; Fedele & Knibbe, 2013; Felitti e Rohatsch, 2018; Bandeira, Somoza e Mazo, 2021; Felitti, 2021; Bárcenas e Delgado-Molina, 2021; Frigerio, Juárez e Sampario, 2022; Ramírez, 2023, entre outras). Nas reflexões surgidas a partir desses enfoques, uma das premissas principais é que as mulheres criam alternativas nas práticas espirituais e em rituais, frequentemente centradas no corpo, no cuidado, nas emoções e na partilha coletiva e/ou comunitária tanto dentro como à margem das instituições religiosas.

Nosso propósito é fomentar um debate acadêmico no qual de se problematizem, de maneira situada, as múltiplas formas de existência e expressão da espiritualidade das mulheres (cis, trans e pessoas não-binárias) abordando:

- Perspectivas etnográficas sobre diversas manifestações espirituais na América Latina;
- Conexões entre espiritualidades contemporâneas e teorias feministas e de gênero;
- Questionamentos dos poderes hegemônicos patriarcais e das alternativas religiosas, espirituais ou organizacionais;
- As complexidades de raça, classe, gênero, identidade, orientação sexual, condição migratória e deficiência, para a análise da religião e espiritualidade das mulheres na América Latina;
- Novos conceitos e enfoques teórico-reflexivos e metodológicos;
- Análises críticas sobre os limites políticos das experiências espirituais em relação à emancipação das mulheres.

O prazo de submissão dos artigos é 15 de janeiro de 2025 para a avaliação de pareceristas, visando à publicação do Dossiê no segundo semestre de 2025. Os artigos podem ser enviados em espanhol ou português.