Resumo
Atendo-se às particularidades autóctones da utilização evangélica da Internet no Brasil, o artigo visa abordar a forma como os indivíduos e grupos ligados a essa modalidade religiosa têm se utilizado dessa tecnologia em seus exercícios de negociação e expressividade identitárias. Visa-se, desta forma, oferecer subsídios para a compreensão do impacto deste fenômeno, tanto no campo religioso brasileiro em geral, como, mais especificamente, no interior do campo evangélico.
Referências
BERGER, Peter Ludwig. 1985. O dossel sagrado: elementos para uma teoria sociológica da religião. São Paulo: Ed. Paulinas.
GURTWIRTH, Jacques. 1998. L’Eglise életronique: la saga des télévangélistes. Paris: Bayard Éditions.
JUNGBLUT, Airton Luiz. 2000. Nos chats do Senhor: um estudo antropológico sobre a presença evangélica no ciberespaço brasileiro. Tese de Doutorado, Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da UFRGS, Porto Alegre.
KIESLER, Sara; SIEGEL, Jane & MCGUIRE, Timothy W. 1984. “Social psychological aspects of computer-mediated communication”. American Psychologist 39, n. 10 (October 1984). pp. 1123-1134.
LYOTARD, Jean-François. 1986. O pós-moderno. Rio de Janeiro: José Olympio Editora.
SEGATO, Rita Laura.1998. “La economía del deseo em el espacio virtual: conversando cristianismo en el Internet”. In: E. MASFERRERKAN (org.). Sectas o iglesias: viejos o nuevos movimentos religiosos. México: ALER/Plaza J. Valdes Editores. pp. 435-461.
SILVA, Ana Maria Alves Carneiro da. 1998. Peculiaridades da pesquisa no Internet Relay Chat (IRC). Trabalho apresentado no X Ciclo de Estudos sobre o Imaginário – Imaginário e Cibercultura, Recife.
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-nc-sa/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Copyright (c) 2020 Airton Luiz Jungblut