A entrada do bispo de Mariana e a influência do catolicismo popular
PDF

Palavras-chave

Religião
Sociologia
Irmandades
Festas

Como Citar

Sena, B. A. (2014). A entrada do bispo de Mariana e a influência do catolicismo popular. Ciencias Sociales Y Religión, 16(20), 117–133. https://doi.org/10.22456/1982-2650.38635

Resumo

O objetivo deste artigo é contribuir para a compreensão das relações sociais presentes nas festas religiosas nas Minas Gerais no período do ouro. Principalmente a de entrada do novo bispo de Mariana no ano de 1748 e a ligação desta festa de cunho eminentemente eclesiástico com as formas de socialização e organização festiva do catolicismo popular ligado às irmandades. Compreender os jogos de relações simbólicas e de reputação que advêm desse contato entre os diversos estratos sociais, identificando os atores, suas formas de relações e como se identificavam perante a grupos similares de “brancos”, “pardos” e “negros” dentro do universo das irmandades católicas e o jogo entre Estado, Igreja e população para a manutenção da ordem estabelecida e a capacidade de aumentar capital simbólico entre fusões e fissuras.

https://doi.org/10.22456/1982-2650.38635
PDF

Referências

AGUIAR, M. M. “Festas e rituais de inversão hierárquica nas irmandades negras de Minas Colonial. In: Jancsó, I. Kantor, I (Org.). Festa: cultura e sociabilidade na América Portuguesa. São Paulo, Edusp, 2001.

BAILEY, F. G. Gifts and poisos. In Bailey, F. G. (Org.). “Gifts and poisons. The politics of reputation”. New York, Schocken Books, 1971.

BOURDIEU, P, “O poder simbólico”, São Paulo, Bertrand, 2002.

CANDIDO, A. “Parceiros do Rio Bonito”. São Paulo, 34, 2001.

FILHO, Rubens Barbosa “Barroco: Nossa origem e singularidade” Acervo, Rio de Janeiro, 2006.

FRANCO, M. S. C. “Homens livres na ordem escravocrata”. São Paulo, Unesp, 1997.

FREYRE, G. “Sobrados e Mucamos” São Paulo, Record. 2002.

GONZAGA, Tomás Antônio. “Cartas Chilenas”. Virtualbooks 2000.

HANNERZ, Ulf Fluxos, fronteiras, híbridos: palavras-chave da Antropologia transnacional. Mana. Rio de Janeiro, 1997.

HOLANDA, S. B. “Raízes do Brasil” São Paulo, Cia das Letras, 1995.

JÚNIOR, C. P. “A formação do Brasil contemporâneo” São Paulo, Brasiliense, 1994.

KANTOR, Iris. “Entradas episcopais na Capitania de Minas Gerais (1743 e 1748): a transgressão formalizada” In: Jancsó, I. Kantor, I (Org.). Festa: cultura e sociabilidade na América Portuguesa. São Paulo, Edusp, 2001.

LARA, S. H. “Uma embaixada africana na América Portuguesa” In: Jancsó, I. Kantor, I (Org.). Festa: cultura e sociabilidade na América Portuguesa. São Paulo, Edusp, 2001.

LUNA, F. V., COSTA, I, N. e KLEIN, H. S. “Escravismo em São Paulo e Minas Gerais”, São Paulo, Edusp, 2009.

MAIOR, A. Souto, “O sentimento nativista: a revolta de Vila Rica. Filipe dos Santos”, Cia. Editora Nacional, História do Brasil, São Paulo: 1968

PASSOS, Mauro. “O catolicismo popular a festa na vida” Petrópolis, vozes 2002.

SIMMEL, G. Sociabilidade – um exemplo de sociologia pura ou formal. In: Moraes Filho, Evaristo (Org.). Georg Simmel. São Paulo: Ática, 1983.

SOUZA, M. M. “História, mito e identidade nas festas de reis negros no Brasil – séculos XVIII e XVI” In: Jancsó, I. Kantor, I (Org.). Festa: cultura e sociabilidade na América Portuguesa. São Paulo, Edusp, 2001.

VIANA, Larissa “O idioma da mestiçagem”, Campinas, Unicamp, 2007.

WEBER, Max. “A ética protestante e o espírito do capitalismo”. São Paulo, Pioneira, 1967.

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.

Copyright (c) 2020 Baltazar Astoni Sena

Downloads

Não há dados estatísticos.