O culto a Hugo Chávez na Venezuela
PDF (Español (España))

Palavras-chave

Chávez
Venezuela
Sacralização
Entidade polissêmica
Seres excepcionais
23 da janeiro

Como Citar

Hernández, L. A. (2018). O culto a Hugo Chávez na Venezuela: santo, ser excepcional ou morto poderoso?. Ciencias Sociales Y Religión, 20(28), 114–128. https://doi.org/10.20396/csr.v20i28.12461

Resumo

Este artigo corresponde a uma investigação em andamento que visa descrever e analisar as práticas de sacralização em torno da figura de Hugo Chávez na Venezuela, para entender as diferentes formas de expressão devocional estabelecidas pelos setores populares urbanos com seres considerados excepcionais. Nesse sentido, após uma visita de quatro meses ao setor 23 de Enero na cidade de Caracas, foi evidenciado etnograficamente a sustentação de um culto com suas próprias orações, uma capela e toda uma reconfiguração de ícones do catolicismo adaptados a essa manifestação religiosa. Além disso, a partir da relação que os nativos estabelecem com o comandante Chávez, observa-se que estamos diante de uma entidade polissêmica, ou seja, para certos devotos ele é um santo, para o guardião da capela ele é um ser excepcional que está sentado com Deus, enquanto para um sargento da Milícia Bolivariana que mantém uma relação de confiança com o ex-presidente, ele é um morto poderoso. O Santo Hugo Chávez do 23, como é conhecido, já possui uma lista de milagres que fortalecem sua presença e poder, nos termos de Peter Brown (1982). Além disso, muitos de seus devotos expressam compromissos com a revolução bolivariana que se fundem com suas formas de viver o religioso, o que indica um forte isomorfismo entre política e religiosidade popular que interessa às ciências sociais.

https://doi.org/10.20396/csr.v20i28.12461
PDF (Español (España))

Referências

BROWN, P. The cult of the saints. Chicago, University of Chicago, 1982.

CALAVIA, O. O que os santos podem fazer pela antropologia? En: Revista Religión y Sociedad. Rio de Janeiro, 2009. Número 29. Pág. 198-219.

CAROZZI, M. J. Carlos Gardel, el patrimonio que sonríe. En: Horizontes Antropológicos. Porto Alegre, 2003. Año 9. Número 20. Pág. 59-82.

CAROZZI, M. J. Rituales en el horario central: sacralizando a Gardel en los homenajes televisivos. En: Ciencias Sociales y Religión. Porto Alegre, 2004. Año 6, número 6. Pág 11-29.

CHAKRABARTY, D. Al margen de Europa. Tusquets, 2008. Pág. 15-57.

FERRANDIZ, F Escenarios del cuerpo. Espiritismo y sociedad en Venezuela. Bilbao, 2004. Publicaciones Universidad de Deusto.

FLORES MARTOS, J. Iconografías emergentes y muertes patrimonializadas en América Latina: Santa Muerte, muertos milagrosos y muertos adoptados. En AIBR Revista de Antropología Iberoamericana. 2014. Año 9. Nro. 2. Pp. 115-140.

FRANCO, F. El culto a los muertos milagrosos en Venezuela: ¿santos, espíritus o héroes? En: Márgenes. Espacio Arte y Sociedad. Universidad de Valparaiso. 2011, Volumen 9. Nro. 10. Pp. 25-34.

MARTÍN, E. Gilda, el ángel de la cumbia. En: Religião e Sociedade. Rio de Janeiro, 2007. 27 (2). Pág. 30-54.

MARTÍN, E. Aportes al concepto de religiosidad popular: una revisión de la bibliografía argentina. En: Ciencias Sociales y Religión en América Latina. Perspectivas en debate. 2007, Pág. 61-86.

MENEZES, R. San Antonio de Rio de Janeiro: dimensiones de la santidad y devoción. En Catolicismo Plural. Dinámicas contemporáneas. Rio de Janeiro: Vozes, 2009.

MORÍN, E. El hombre y la muerte. Barcelona: Editorial Kairós, 1994.

PÁVEZ, J y Kraushaar, L. Nombre, muerte y santificación de una prostituta. Escritura y culto de Botitas Negras. Calema. Chile 1969-2008. En: AIBR. Revista de Antropología Iberoamericana. 2010, 5 (3). Pp. 447-492.

POLLAK-ELTZ, A. Las ánimas milagrosas. Aspectos del catolicismo popular en Venezuela. Caracas, 1987. UCAB.

POLLAK-ELTZ, A. Religión y Política en la Venezuela de hoy. Ponencia presentada en Buenos Aires, entre el tres y seis de octubre del año 2000. Buenos Aires, 2000.

SEMÁN, P. Cosmológica, holista y relacional: una corriente de la religiosidad popular contemporánea. En: Ciencias Sociales y Religión. 2001, Año 3. Nr. 3.

TAYLOR, J. M. Evita Perón. Los mitos de una mujer. Buenos Aires. Editorial Belgrano, 1981.

TAUSSIG, M. La magia del Estado. Ciudad de México: Siglo XXI Editores, 2015.

TURNER, V. La selva de los símbolos. España: Siglo XXI, 1999.

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.

Copyright (c) 2018 Luis Alonso Hernández

Downloads

Não há dados estatísticos.