Apresentação:
PDF (Español (España))

Palavras-chave

Apresentação
Normatividade
Subalteridade
Poder

Como Citar

García Somoza, M.-S. (2019). Apresentação: : habitar o religioso, negociar as normas, traçar os sentidos. Ciencias Sociales Y Religión, 21, e019002. https://doi.org/10.20396/csr.v21i00.12632

Resumo

Os textos reunidos neste dossiê se referem incessantemente à pergunta que coloca em relação os termos de agência e normatividade. Trata-se de apresentar como, a partir da ruptura com julgamentos normativos, há o aprofundamento da capacidade de agência. Esses manuscritos são o produto de uma discussão anterior que ocorreu no âmbito das Jornadas sobre Alternativas Religiosas na América Latina. O grupo de trabalho no qual foram iniciadas muitas das discussões aqui apresentadas teve como princípio um equilíbrio que representava autores e autoras de diferentes disciplinas e universidades que compõem a Associação de Cientistas Sociais da Religião do Mercosul e que trabalham na Argentina, Brasil, Chile, Uruguai; bem como outras universidades na França e Itália, com as quais foram estabelecidos laços de diálogo e intercâmbio científico. Nove artigos dos doze primeiros compõem um corpus variado, cujo tema é pensar sobre gênero, a construção de agências, a disposição das normatividades e a condição de subalternidades, não com o desejo de retornar a velhos dilemas, mas de problematizar a partir de outros óticas. Os leitores encontrarão trabalhos mais consolidados e outros mais incipientes. Essa diversidade explica os diferentes caminhos de cada pesquisador, mas também a dificuldade de pensar a normatividade sob análises menos cômodas e habituais.

https://doi.org/10.20396/csr.v21i00.12632
PDF (Español (España))

Referências

GARCÍA SOMOZA, Mari Sol y IRRAZÁBAL. Gabriela. Géneros, sexualidades y religiones: relaciones, intersecciones y confrontaciones. Sociedad y religión, 24 (42), 132-143, 2014.

GRAMSCI, Antonio. “Al margen de la historia. (Historia de los grupos sociales subalternos). Cuadernos de la cárcel. Tomo 6, Cuaderno 25. México: Ediciones Era, Benemérita Universidad Autónoma de Puebla, pp. 175-187, 1975 [1934].

LOPES GOLDFARB, Maria Patrícia. O Tempo de Atrás: um estudo da construção da identidade cigana em Sousa-PB. 2004. Tese (Doutorado em Sociologia) Universidade Federal da Paraíba. Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, 2004.

MAHMOOD, Saba. Politique de la piété : Le féminisme à l'épreuve du renouveau islamique. Paris: La Découverte, 2009 [2004].

SPIVAK, Gayatri. Les subalternes peuvent-elles parler ? Paris: Amsterdam, 2006 [1988].

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.

Copyright (c) 2019 Mari-Sol García Somoza

Downloads

Não há dados estatísticos.