Resumo
O fenômeno de expansão do uso do yagé da América do Sul para o restante do mundo é caracterizado especialmente a partir da ideia da globalização da ahayuasca. No entanto, essa expansão foi mais recentemente acompanhada da configuração da ideia de uma comunidade ahayuasqueira internacional. Como “comunidade imaginada”, esse espaço é produzido e concretizado socialmente a partir de imagens, metáforas e práticas de representação particulares que devem ser pensadas. Nesse sentido, minha intenção neste artigo é explorar algumas características da produção simbólica que cria e recria a comunidade ahayuasqueira internacional e certos imaginários poderosos que a conectam à Amazônia e seus habitantes. Também me interessa analisar o modo como os circuitos internacionalizados da ahayuasca fazem referência a si próprios e a lugares emblemáticos que se tornaram símbolos para essa comunidade. Por fim, busco caracterizar alguns efeitos que a globalização da ahayuasca produz nos países da bacia amazônica.
Referências
ANDERSON, Benedict. Imagined Communities: Reflections on the Origin and Spread of Nationalism. London: Verso, 1991.
AYAHUASCA COMMUNITY COMMITTEE. Ayahuasca Community Guide for the Awareness of Sexual Abuse, 2018.
BRIONES, Claudia; DEL CAIRO, Carlos. Prácticas de fronterización, pluralización y diferencia. In: Universitas Humanest, v.80, n.2, pp. 13-52, 2015.
CAICEDO FERNÁNDEZ, Alhena. El uso ritual de yajé: patrimonialización y consumo en debate. In: Revista Colombiana de Antropología, v.46, n.1, pp. 63-86, 2010.
CAICEDO FERNÁNDEZ, Alhena. La alteridad radical que cura. Neochamanismos yajeceros en Colombia. Bogotá: Universidad de Los Andes, 2015.
CAICEDO FERNÁNDEZ, Alhena. Power and legitimacy in the reconfiguration of yagecero field in Colombia. In: LABATE, Beatriz; CAVNAR, Clancy (orgs.). The expanding world ayahuasca diaspora: Appropriation, integration and legislation. New York: Routledge, 2018.
CHAUMEIL, Jean Pierre. Voir, savoir, pouvoir: le chamanisme chez les Yagua du nord-est peruvien. Paris: Editions de l’École des Hautes Études en Sciences Sociales, 1983.
CHAUMEIL, Jean Pierre. Chamanismes à géométrie variable en Amazonie. In: Diogène, v.396, pp.159-175, 2003
DE LA TORRE, Renée. La espiritualización de la religiosidad contemporánea. In: Ciencias Sociales y Religión / Ciências Sociais e Religião, v.18, n.24, pp. 10-17, 2016.
DE LOENEN, Benjamin. Apertura. World Ayahuasca Conference: micro-evento online gratuito, 2020.
FERGUSON, James; GUPTA, Akil. Spatializing States: Toward an Ethnography of Neoliberal Governmentality. In: American Ethnologist, v.29, n.4, pp. 981-1002, 2002.
FOTIOU, Evgenia. The Globalization of Ayahuasca Shamanism and the Erasure of Indigenous Shamanism. In: Anthropology of Consciousness, v.27, n.2, pp. 151-179, 2016.
GIOVE, Rosa. Ritual de Ayahuasca, patrimonio cultural del Perú. In: Revista Inter-Legere, v.15, n.2, pp. 238-245, 2008.
GOULART, Sandra Lucia. A política das religiões ayahuasqueiras brasileiras: droga, religião et direitos. In: Religião & Sociedade, v.39, n.2, pp. 200-221, 2019.
GOULART, Sandra Lucía; LABATE, Beatriz. Da Amazônia ao Norte Global e de Volta: As Várias Ayahuascas da II Conferência Mundial da Ayahuasca. In: V Congreso de la Asociación Latinoamericana de Antropología. Bogotá: Pontificia Universidad Javeriana, 2017.
GRAHAM, Laura. How should an Indian speak? Amazonian Indians and the Symbolic Politics of Language in the Global Public Sphere. In: WARREN, Kay B.; JACKSON, Jean E. (Orgs.). Indigenous Movements, Self-Representation, and the State in Latin America. Austin: University of Texas Press, 2003.
GRAHAM, Laura; CONKLIN, Beth. The Shifting Middle Ground: Amazonian Indians and Eco-Politics. In: American Anthropologist, v.97, n.4, pp. 695-710, 1995.
GREENE, Shane.¿Pueblos indígenas S.A.? La cultura como política y propiedad en la bioprospección farmacéutica. In: Revista Colombiana de Antropología, v.42, n.1, pp. 179-221, 2006.
HUGH-JONES, Stephen. The Palm and the Pleiades: Initiation and Cosmology in Northwest Amazonia. Cambridge: Cambridge University Press, 1979.
ILLOUZ, Eva. Saving the Modern Soul: Therapy, Emotions and the Culture of the Self-Help. Berkeley: The University of California Press, 2008.
LABATE, Beatriz; FEENEY, Kevin. Ayahuasca and the process of regulation in Brazil and internationally: Implications and challenges. In: International Journal of Drug Policy, v.23, n.2, pp. 154–161, 2012.
LABATE, Beatriz; CAVNAR, Clancy (Orgs.). Ayahuasca Shamanism in the Amazon and Beyond. Oxford; New York: Oxford University Press, 2014.
LANGDON, Jean. Intheretnic processes affecting the survival of shamans: a comparative analysis. In: PINZÓN, Carlos E.; SUAREZ, Rosa; GARAY, Gloria (Orgs.). Otra América en construcción: memorias del Simposio Identidad cultural, medicina tradicional y religiones populares. Bogotá: Instituto Colombiano de Antropología, 1991.
LEAL, Claudia. Selvas amenazantes y amenazadas. In: LEAL, Claudia; SOLURI, Jhon; PADUA, José Augusto (orgs.) Un pasado vivo: dos siglos de historia ambiental latinoamericana. Bogotá: FCE; Universidad de los Andes, 2019.
LOPEZ-PAVILLARD, Santiago. Chamanes, ayahuasca y sanación. Madrid: Consejo Superior de Investigaciones Científicas, 2018.
LOSONCZY, Anne-Marie; MESTURINI, Silvia. La Selva Viajera. Rutas del chamanismo ayahuasquero entre Europa y América. In: Religião & Sociedade, v.30, n.2, pp. 164-183, 2010.
LOSONCZY, Anne-Marie; MESTURINI, Silvia. Ritualized Misunderstanding Between Uncertainty, Agreement, and Rupture. In: LABATE, Beatriz; CAVNAR, Clancy (Orgs.) Ayahuasca Shamanism in the Amazon and Beyond. Oxford; New York: Oxford University Press, 2014.
LUNA, Luis Eduardo. Vegetalismo: Shamanism Among the Mestizo Population of the Peruvian Amazon. Estocolmo: Almquist & Wiksell International, 1986.
MESTURINI, Silvia. Réflexions sur les réseaux chamaniques qui relient l’Europe et l’Amérique du Sud. In: Civilisations, v.61, n.2, pp. 107-122, 2013.
POVOS INDÍGENAS DO ACRE. Carta Aberta dos Povos Indígenas do Acre, 2016.
RAMOS, Alcida. The Hyperreal Indian. In: RAMOS, Alcida. Indigenism: Ethnic Politics in Brazil. Madison: The University of Wisconsin Press, 1998.
RAMÍREZ LUNA, Daniela. Regulatory Challenges of Amazonian Plant Medicine in Contemporary World: To What Extent is Collective Strategic Action a Source of Change and Stability for the Transnational Governance of Ayahuasca. Tesis de Maestria en Economy, Risk and Society. London: London School of Economics, 2018.
REICHEL-DOLMATOFF, Gerardo. Yurupari: Studies of an Amazonian Foundation Myth. Cambridge (MA): Harvard University Press, 1986.
RESTREPO, Eduardo. Sujeto de la nación y otrerización. In: Revista Tabula Rasa, v.1, n.34, pp. 271-288, 2020.
RIBEIRO, Gustavo Lins. Otras globalizaciones. Ciudad de México: Ed. Gedisa; Universidad Autónoma Metropolitana Unidad Iztapalapa, 2018.
SEGATO, Rita Laura. La nación y sus otros. Buenos Aires: Prometeo, 2007.
SUÁREZ, Carlos. Ayahuasca entre dos mundos. Madrid: Libros del Mono Blanco, 2018.
SUÁREZ, Carlos. Ayahuasca, Iquitos and Monster Vorax. 2019.
TAUSSIG, Michael. Shamanism, Colonialism and the Wild Man: a Study in Terror and Healing. Chicago: The University of Chicago Press, 1987.
TEISSENHOFFER, Viola. De la “Nebulosa Mistico-Esoterica” al circuito alternativo. Miradas cruzadas sobre el new age y los nuevos movimientos religiosos. In: ARGYRIADIS, Kali; DE LA TORRE, Renée; GUTIÉRREZ ZÚÑIGA, Cristina; AGUILAR ROS, Alejandra (Orgs.). Raíces en movimiento: prácticas religiosas tradicionales en contextos translocales. Ciudad de México: Cemca, 2007.
ULLOA, Astrid. La construcción del nativo ecológico: complejidades, paradojas y dilemas de la relación entre los movimientos indígenas y el ambientalismo en Colombia. Bogotá: Instituto Colombiano de Antropología e Historia (ICANH), 2003.
UNESCO. Los conocimientos tradicionales de los chamanes jaguares de Yuruparí, 2011.
ZULUAGA, Germán. La historia del Vaupés desde esta orilla. Bogotá: Universidad del Rosario, 2009.
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-nc-sa/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Copyright (c) 2021 Alhena Caicedo