Reputação, credibilidade e transparência da autoridade monetária e o estado de expectativa

Autores

  • Gabriel Caldas Montes Universidade Federal Fluminense
  • Carmem Aparecida Feijó Universidade Federal Fluminense

Palavras-chave:

Reputação (Direito) – Aspectos econômicos. Credibilidade. Transparência. Expectativa. Confiança

Resumo

Para se desenvolver uma teoria que busca explicar como a política monetária afeta a economia é necessário entender como os indivíduos tomam decisões com base em suas expectativas e na confiança. Nesse sentido, torna-se fundamental conhecer os elementos determinantes das expectativas e da confiança dos agentes e como são afetados pela autoridade monetária. Tendo como referenciais teóricos (i) o esquema desenvolvido por Dequech (1999a) relacionado aos determinantes das expectativas e da confiança dos agentes; (ii) os pressupostos que fundamentam a nãoneutralidade da moeda; e (iii) a literatura que aborda a influência da reputação, da credibilidade e da transparência sobre a economia, o artigo tem como objetivo demonstrar a influência do trinômio credibilidade-reputação-transparência para o “estado de expectativa” dos indivíduos, e, assim, para a capacidade da política monetária em afetar emprego e renda, mantendo a estabilidade de preços.

Abstract

For the development of a theory that looks for an explanation about how monetary policy affects the economy it is necessary to understand how economic agents make decisions based on their expectations and confidence. Therein, it is important to know the determinants of expectations and confidence and how these are affected by monetary authority. Using as theoretical references (i) the scheme developed by Dequech (1999a) about the determinants of expectations and confidence; (ii) the assumptions that support the non-neutrality of money; and (iii) the literature about reputation, credibility and transparency, the article seeks to demonstrate the influences of reputation-credibilitytransparency trinomial for the state of expectations of the agents, and, consequently, for the monetary policy capacity to affect employment and income keeping prices stability.

Key words: Reputation. Credibility. Transparency. Expectation. Confidence

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Biografia do Autor

Gabriel Caldas Montes, Universidade Federal Fluminense

outor em Economia pela Universidade Federal Fluminense. Ênfase em Teoria Econômica e Economia Aplicada (Macroeconomia, Economia Monetária, Política Monetária e Fiscal). Atualmente é professor Adjunto da Universidade Federal Fluminense, bolsista de produtividade do CNPq - nível 2. Professor do Programa de Pós-Graduação em Economia da UFF oferecendo as disciplinas de "TÓPICOS AVANÇADOS EM TEORIA MONETÁRIA E FINANCEIRA I", "TÓPICOS AVANÇADOS EM TEORIA MONETÁRIA E FINANCEIRA II" e "TEORIA MACROECONÔMICA IV (crescimento econômico)". Sua área de atuação principal é em estudos teóricos e aplicados envolvendo economia monetária e política fiscal.

Carmem Aparecida Feijó, Universidade Federal Fluminense

Carmem Aparecida Feijó – Economista pela UFRJ (1974), mestrado em Economia da Produção pela UFRJ (1977), doutorado em Economia pela University College London (1988). Professora Associada da UFF.

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Publicado

2016-01-11

Como Citar

MONTES, G. C.; FEIJÓ, C. A. Reputação, credibilidade e transparência da autoridade monetária e o estado de expectativa. Economia e Sociedade, Campinas, SP, v. 16, n. 2, p. 151–170, 2016. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/ecos/article/view/8642818. Acesso em: 30 set. 2022.

Edição

Seção

Artigos