Resumo
O artigo discute a eqüidade intergeracional em sistemas previdenciários públicos, tendo em vista as transferências de recursos entre orçamento geral e orçamento da previdência. O ponto de referência é a análise do caráter econômico da previdência, por meio da teoria dos bens públicos e de uma exploração das diferenças entre sistemas públicos e privados de proteção. O argumento principal do trabalho é o de que a existência de dois pactos distintos (o orçamentário e o previdenciário) introduz elementos adicionais na discussão sobre a eqüidade intergeracional na previdência.
Abstract
The paper concerns the intergenerational aspects of the social security, in view of the existence of resource transfers from the general budget to the social security budget and vice-versa. Taking as a point of reference an the economic analysis of social security, based on the public goods theory, the paper concludes that the existence of two distinct social pacts – concerning the general budget and the social security – provides an additional perspective to the traditional discussion of intergenerational justice in social security.
Key words: Social security. Intergenerational equity. Budget
Referências
BUCHANAN, J. The limits of liberty. Chicago: University of Chicago Press, 1975.
KREPS, D. A course in microeconomic theory. New York: Harvester Wheatsheaf, 1990.
THÉRET, B. De la comparabilité des systèmes nationaux de protection sociale dans les sociétés salariales – essay d’analyse structurale. [s.l.: s.n.], 1995. (Mimeogr.). UTHOFF, A. Promoção de poupanças e os sistemas de previdência. In: FUNDOS de Pensão – novo fator de desenvolvimento na América Latina. São Paulo: ABRAP/Campinas: UNICAMP, 1997.
O periódico Economia e Sociedade disponibiliza todos os conteúdos em acesso aberto, através da plataforma SciELO, e usa uma licença aberta para preservar a integridade dos direitos autorais dos artigos em ambiente de acesso aberto.
O periódico adotou até Abril/2015 a licença Creative Commons do tipo BY-NC. A partir de Maio/2015 a licença em uso é do tipo Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), disponível no seguinte link: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt
Autores são integralmente responsáveis pelo conteúdo e informações apresentadas em seus manuscritos.
O periódico Economia e Sociedade encoraja os Autores a autoarquivar seus manuscritos aceitos, publicando-os em blogs pessoais, repositórios institucionais e mídias sociais acadêmicas, bem como postando-os em suas mídias sociais pessoais, desde que seja incluída a citação completa à versão do website da revista.