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Capital de comércio de vendas
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Palavras-chave

Delivery
Entregador
Capital de comércio de vendas

Como Citar

CIPOLLA, Francisco Paulo; AQUINO, Dayani Cris de; GIORGI, Fernando di. Capital de comércio de vendas: o trabalho de delivery sob o jugo dos capitais de plataforma. Economia e Sociedade, Campinas, SP, v. 31, n. 3, p. 671–699, 2022. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/ecos/article/view/8671781. Acesso em: 27 abr. 2024.

Resumo

O trabalho mediado por plataformas digitais já produziu uma quantidade significativa de interpretações predominantemente
descritivas. O objetivo deste artigo é analisar, com base na teoria de Marx, o ramo de entrega de comida e de produtos de
supermercado a fim de compreender a relação teórica existente entre o entregador e as plataformas que medeiam o trabalho
de entrega. A literatura marxista sobre o tema se fixa, em geral, na análise do fenômeno da subsunção do trabalho ao capital
e caracteriza o entregador como trabalhador assalariado. Diferentemente disso, a hipótese aqui desenvolvida é que o
entregador obtém sua renda por meio da Circulação Simples de Mercadorias, sendo a mercadoria vendida pelo entregador
o transporte. O circuito realizado pelo entregador é subsumido pelo circuito do capital, o qual se caracteriza como Capital
de Comércio de Vendas, cujo lucro é parte do lucro industrial dos restaurantes e/ou do lucro comercial dos supermercados.

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