O processo de Bolonha: um estudo de caso de política pública internacional (1999-2010)

  • Maurício Loboda Fronzaglia Universidade Presbiteriana Mackenzie
Palavras-chave: Processo de Bolonha. Espaço Europeu de Ensino Superior. Políticas públicas. Políticas públicas internacionais.

Resumo

O presente artigo tem como objetivo analisar o Processo de Bolonha e a formação do Espaço Europeu de Ensino Superior como um estudo de caso de Políticas Pública Internacional.  Para este fim, procede-se a uma análise histórica desse processo utilizando-se das teorias cognitivas das políticas públicas; a saber a teoria do referencial (sociologia política da ação pública) e a teoria dos três “Is” – instituições, ideias e interesses.  O artigo se constrói a partir das hipóteses de que é possível compreender as políticas públicas para além dos seus paradigmas nacionais e de que seus rumos são construídos a partir da interação dos atores nela envolvidos.

Biografia do Autor

Maurício Loboda Fronzaglia, Universidade Presbiteriana Mackenzie
Graduado em Ciências Sociais pela FFLCH-USP, Mestre e Doutor pelo Departamento de C. Política do IFCH-UNICAMP. Professor da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Pesquisador no Núcleo de Pesquisa sobre Qualidade de Vida/NPQV e no Núcleo de Análise da Economia Contemporânea/NAEC na mesma Universidade.

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Publicado
2016-01-21
Como Citar
Fronzaglia, M. L. (2016). O processo de Bolonha: um estudo de caso de política pública internacional (1999-2010). Idéias, 6(2), 59-100. https://doi.org/10.20396/ideias.v6i2.8649463