Resumo
Estudiosa do rural e urbano brasileiro, Marilda Aparecida de Menezes é professora Colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Ciências Humanas e Sociais da Universidade Federal do ABC e do Doutorado em Ciências Sociais da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Ela também é pesquisadora do CNPq nível 1C, e professora aposentada da Universidade Federal de Campina Grande/Paraíba. Em artigo recentemente publicado pelo Prof. Dr. Jaime Santos Júnior há uma síntese esclarecedora de sua trajetória. Segundo o autor há dois traços marcantes em seu percurso intelectual “o exercício permanente de diálogo com as diferentes abordagens teórico metodológicas e a vigilância sobre os contextos/fenômenos que reclamam a pesquisa” (SANTOS JÚNIOR, 2020, p. 2).
Referências
KNOWLES, C. Nas trilhas de um chinelo: uma jornada pelas vias secundárias da globalização. Annablume, São Paulo. 2017.
MENEZES, M. A de. Redes e Enredos nas Trilhas dos Migrantes: um estudo de famílias de camponeses-migrantes. Rio de Janeiro: Relume Dumará; João Pessoa, PB: EDUFPB.2002.
MENEZES, M. A de. Trabalho, família e migrações: uma relação afetiva e uma trajetória de pesquisa. Revista Latinoamericana de Antropología del Trabajo N°7 enero-junio 2020.
SANTOS JUNIOR, J. Veredas, Inquietações e Engajamentos: sobre o desafio de “ler” Marilda Menezes. Revista Latinoamericana de Antropología del Trabajo N°7 enero-junio 2020.
A Idéias utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.