Entrevista com a Profa. Dra. Marilda Aparecida de Menezes

Autores

  • Lidiane Maria Maciel Universidade do Vale do Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.20396/ideias.v11i0.8660410

Palavras-chave:

Entrevistas, Migrações, Família, Trabalho

Resumo

Estudiosa do rural e urbano brasileiro, Marilda Aparecida de Menezes é professora Colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Ciências Humanas e Sociais da Universidade Federal do ABC e do Doutorado em Ciências Sociais da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Ela também é pesquisadora do CNPq nível 1C, e professora aposentada da Universidade Federal de Campina Grande/Paraíba. Em artigo recentemente publicado pelo Prof. Dr. Jaime Santos Júnior há uma síntese esclarecedora de sua trajetória. Segundo o autor há dois traços marcantes em seu percurso intelectual “o exercício permanente de diálogo com as diferentes abordagens teórico metodológicas e a vigilância sobre os contextos/fenômenos que reclamam a pesquisa” (SANTOS JÚNIOR, 2020, p. 2).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lidiane Maria Maciel, Universidade do Vale do Paraíba

Doutora em Sociologia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Docente-pesquisadora na Faculdade de Educação e Arte, da Universidade do vale do Paraíba (UNIVAP). 

Referências

KNOWLES, C. Nas trilhas de um chinelo: uma jornada pelas vias secundárias da globalização. Annablume, São Paulo. 2017.

MENEZES, M. A de. Redes e Enredos nas Trilhas dos Migrantes: um estudo de famílias de camponeses-migrantes. Rio de Janeiro: Relume Dumará; João Pessoa, PB: EDUFPB.2002.

MENEZES, M. A de. Trabalho, família e migrações: uma relação afetiva e uma trajetória de pesquisa. Revista Latinoamericana de Antropología del Trabajo N°7 enero-junio 2020.

SANTOS JUNIOR, J. Veredas, Inquietações e Engajamentos: sobre o desafio de “ler” Marilda Menezes. Revista Latinoamericana de Antropología del Trabajo N°7 enero-junio 2020.

Downloads

Publicado

2020-07-17

Como Citar

MACIEL, L. M. Entrevista com a Profa. Dra. Marilda Aparecida de Menezes. Ideias, Campinas, SP, v. 11, p. e020012, 2020. DOI: 10.20396/ideias.v11i0.8660410. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/ideias/article/view/8660410. Acesso em: 25 jan. 2021.

Edição

Seção

Entrevista