Banner Portal
Envíos
El registro y el inicio de sesión son necesarios para enviar elementos en línea y para comprobar el estado de los envíos recientes. Ir a Iniciar sesión a una cuenta existente o Registrar una nueva cuenta.

Lista de comprobación para la preparación de envíos

Como parte del proceso de envío, los autores/as están obligados a comprobar que su envío cumpla todos los elementos que se muestran a continuación. Se devolverán a los autores/as aquellos envíos que no cumplan estas directrices.
  • Certificar-se da originalidade e ineditismo da submissão, ou seja, o trabalho não pode ter sido publicado anteriormente e/ ou ser submetido simultaneamente a outro periódico; para tanto exigimos o preenchimento e inclusão do arquivo PDF como Outros na continuidade da submissão da Declaração de Originalidade.

Directrices para autores/as

SOBRE AS SEÇÕES

Artigos livres são aceitos em fluxo contínuo. Já os artigos de dossiê deverão ser submetidos apenas para chamadas abertas. Para acompanhar novas chamadas acesse o site oficial da revista ou sua página do Facebook

Idéias aceita manuscritos nas seguintes categorias:

  • Artigos originais: resultados de pesquisa empírica ou teórica (entre 30 e 40 mil caracteres com espaço – incluem-se aqui referências bibliográficas, notas de rodapé, resumo, abstract etc. Os artigos originais são divididos em duas categorias:
    • Seção livre: artigos com temática livre.
    • Seção temática: artigos que se enquadrem na temática escolhida para cada dossiê. As temáticas variam a cada edição.
  • Resenha: revisão crítica de livros publicados nos últimos três anos (máximo 15 mil caracteres com espaço).
  • Tradução: artigos e capítulos de livros. Não há restrições quanto ao idioma do texto de partida. As traduções devem ser acompanhadas com a autorização por escrito do(s) autor(es) ou da(s) entidade(s) detentora(s) de seus direitos para publicação na revista Idéias.
     

ESTRUTURA DO ARTIGO

1 - TÍTULO

O título do artigo deve ser enviado nos idiomas português, inglês e espanhol. 

2 - RESUMO

O resumo é a apresentação concisa dos pontos relevantes do artigo, devendo ser fornecido tanto para artigos da seção livre quanto para os da seção temática. Deve conter um único parágrafo de até 640 caracteres com espaço, indicando o objetivo, o método, os resultados e a principal conclusão do documento. Deve também seguir a norma da ABNT.

O resumo deve ser enviado nos três idiomas: português, inglês e espanhol. As traduções devem ser fiéis ao resumo enviado no idioma original do artigo.

3 - PALAVRAS-CHAVE

Deverão ser indicadas de três a seis palavras-chave no momento da submissão do artigo. As palavras-chave devem ser enviadas nos três idiomas: português, inglês e espanhol.

4 - FORMATAÇÃO DO TEXTO

O texto deve ser digitado em Word (*.doc ou *.docx), com espaçamento 1,5, fonte de letra Times New Roman em tamanho 12 e parágrafos justificados.

O texto não pode conter a identificação de nenhum de/a/o(s) autor(es)/e(ies)/a(s). Tais informações devem ser enviadas em um arquivo separado (nome completo de/a/o(s) autorie/a/e(s), filiação institucional, cidade, estado, país, e-mail).

O manuscrito deve ter título, resumo, texto e referências bibliográficas, além de incluir todos os elementos gráficos no corpo do texto.

  • Citações: as transcrições no texto de até três linhas devem estar encerradas entre aspas duplas. As aspas simples são utilizadas para indicar citação no interior da citação. As transcrições com mais de três linhas devem aparecer destacadas com recuo de 4 cm da margem esquerda com tamanho de letra 11. Os indicadores de supressão de parte da transcrição e os acréscimos devem ser colocados entre parênteses. Utiliza-se o sistema autor-data-número da página entre parênteses para a identificação da fonte de citação: (FULANE, ano tal, p. 1).
  • Se for o caso, indicar “grifos no original”, “grifo nosso”, ou equivalentes.
  • Citações de textos em língua estrangeira devem apresentar-se traduzidas para língua portuguesa (ou espanhola, caso o artigo esteja em espanhol) e não é necessário que estejam acompanhadas do original. Não obstante, deve seguir à tradução a indicação “tradução nossa”, ou equivalente. Citações de traduções devem trazer o nome do tradutor, quando houver, nas referências bibliográficas.
  • Notas explicativas: são utilizadas para comentários, esclarecimentos ou explanações que não possam ser incluídas no texto. Devem ser mantidas no mínimo e inseridas como notas de rodapé, em algarismos arábicos, com numeração única e consecutiva para todo o artigo.
  • Elementos complementares: tabelas, gráficos, figuras, mapas e quadros devem ser apresentados no texto, no local aproximado que deverão aparecer na publicação final, com numeração consecutiva e independente, em algarismos arábicos, cada qual identificado na parte superior pelo termo TABELA, QUADRO, GRÁFICO, MAPA ou FIGURA, seguido do seu número de ordem. As tabelas e quadros, de preferência, devem estar no formato de objeto e não como figuras no texto. A publicação é colorida. Assim, não é preciso transformar elementos coloridos em elementos em tons de cinza.
  • Por razões editoriais, aconselha-se evitar redação de trechos em estilo itálico no corpo do texto. Para destaques, use negrito.
  • Referências: os elementos essenciais são autor(es)/e(ies)/a(s), título, subtítulo (se houver), edição, local, editora, data de publicação, páginas e volumes (se houver).
    • Ao longo do artigo, as referências devem aparecer com indicação do sobrenome de/a/o(s) autor(es)/e(ies)/a(s), data de publicação e número da(s) página(s) consultada(s). Havendo mais de um trabalho de/a/o mesmo autor/e/a no mesmo ano, utilizar a, b, c imediatamente após a data. Exemplo:
      • Citação no texto: (FULANE, 2007a, p. 1-2)
      • Referência: FULANE, E. Como fazer referências para a Idéias: o livro. 2. ed. Cidade: Editora, 2007a.
    • Ao final do artigo as obras devem ser relacionadas em ordem alfabética pelo sobrenome (em caixa alta) de/a/o autor/e/a citade/a/o. A organização das referências deve obedecer às normas da ABNT, conforme o modelo a seguir.

Livro

FULANE, E. Como fazer referências para a Idéias: o livro. 2. ed. Cidade: Editora, 2007a.

Capítulo de livro

CICLANA, A; CICLANO, B. Referências para a revista Idéias: é muito fácil fazer. In: FULANE, E. Mais sobre referências para a Idéias. 1. ed. Cidade: Editora, 2009, p. 71-93.

Artigo de periódico

CICLANA, A. B. et al. Um artigo sobre referências: o caso Idéias. Revista Idéias, v. 1.000, n. 2, p. 143-170, 2050.

Tese, dissertação e outros trabalhos acadêmicos

FULANE, E. Referências em foco. Tese (doutorado), Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Campinas, 2007b.

Documentos em meio eletrônico

Obras de qualquer natureza consultadas on-line devem necessariamente apresentar as informações sobre o endereço eletrônico, precedido da expressão “Disponível em:”, e a data do acesso ao documento, precedida da expressão “Acesso em:”.

Ex.: CICLANA, A. B. et al. Um artigo sobre referências: o caso Idéias. Revista Idéias, v. 1.000, n. 2, p. 143-170, 2050. https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/ideias. Acesso em: 17 set. 2015.

Atenção: A Idéias não se responsabiliza pelas referências bibliográficas fornecidas pele/a/o(s) autor(es)/e(ies)/a(s).

Observações

  1. Os artigos devem ser encaminhados completos e definitivamente revistos. As provas serão revisadas pele/a/o(s) editor(es)/e(ies)/a(s) com base no texto recebido, cabendo ae/à/aos autor(es)/e(ies)/a(s) a responsabilidade pelo original enviado.
  2. Todos os trabalhos aparecerão assinados, refletindo as opiniões de seus autor(es)/e(ies)/a(s) e não necessariamente as do Comitê Editorial ou da revista, mas o direito de cópia passará a ser da Idéias em caso de publicação do manuscrito. Qualquer autorização de reprodução, completa ou parcial, deve ser solicitada por escrito à revista.

5 - CADASTRO NO ORCID

  • 5.1 Como forma de padronização de autoria, o Comitê Editorial da revista Idéias tornou obrigatória a inclusão do iD do ORCID no ato da  submissão. Após a primeira análise, antes de encaminharmos para avaliação, os manuscritos que não tiverem no sistema o ORCID informado, serão notificados para a inclusão do registro do identificador, e deve conter no ato do registro, informações da formação acadêmica e o vínculo empregatício (emprego, caso tenha).
  • 5.2 O identificador ORCID pode ser obtido gratuitamente no endereço: https://orcid.org/register
  • 5.3 Você deve aceitar os padrões para apresentação de iD ORCID, e incluir a URL completa, acompanhada da expressão "https://", no seu cadastro, logo após o e-mail (por exemplo: https://orcid.org/0000-0002-1825-0097). É obrigatório o registro ORCID de todos os autores.

6 - TEMPLATE

Os manuscritos devem seguir a formatação depositada no template, conforme as normas e orientações acima. Dessa forma, o arquivo anexo deve ser o modelo a ser preenchido com as informações e complemetos encontrado na estrutura do template. Para baixar o template basta clicar em: -->  "Template". [baixar preferencialmente pelo navegador Firefox]

7 - DECLARAÇÃO DO TERMO DE ORIGINALIDADE

  • 7.1 A cada submissão, uma declaração deve ser enviada com a assinatura de/a/o primeire/a/o autor/e/a, atestando que o manuscrito é original. 
  • 7.2 A carta deve ser preenchida online [PDF editável], baixada, assinada, digitalizada e inserida no 4° passo da submissão, em "Documentos Suplementares", no ato da submissão do trabalho. Para preencher basta cliclar em: -->  "Declaração de Originalidade".
  • 7.3 Não aceitamos submissões de manuscritos via e-mail.

Artigos

Política padrão de seção

Declaración de privacidad

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.