Banner Portal
Entre a repressão e a sublimação: a experiência da música na modernidade
PDF

Palavras-chave

Música. Indústria cultural. Adorno. Benjamin.

Como Citar

REZENDE, Gabriel Sampaio Souza Lima. Entre a repressão e a sublimação: a experiência da música na modernidade. Ideias, Campinas, SP, v. 1, n. 2, p. 12–35, 2010. DOI: 10.20396/ideias.v1i2.8649291. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/ideias/article/view/8649291. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

A partir de uma breve análise do processo de racionalização da música e de suas consequências sobre as formas de experiência musical, este texto discute alguns aspectos do pensamento musical de Adorno e, em seguida, faz um breve contraponto entre tais idéias e a perspectiva de Benjamin sobre as possibilidades abertas pelas “novas” técnicas de produção e de reprodução no domínio da arte.

https://doi.org/10.20396/ideias.v1i2.8649291
PDF

Referências

ADORNO, Theodor W.; HORKHEIMER. Dialética do esclarecimento: fragmentos filosóficos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 1985.

ADORNO, Theodor W. Filosofia da Nova Música. São Paulo: Perspectiva, 1974.

ADORNO, Theodor W. Impromtus. Serie de artículos musicales publicados de nuevo. Barcelona: Editora Laia, 1985.

ADORNO, Theodor W. “Idéias para uma sociologia da música”. In: Os Pensadores. São Paulo: Abril Cultural, 1983.

ADORNO, Theodor W. “Música, lenguaje y su relación en la composición actual”. In:

ADORNO, Theodor W. Sobre la música. Barcelona: Ediciones Paidós, 2000.

ADORNO, Theodor W. “O fetichismo na música e a regressão da audição”. In: Os Pensadores. São Paulo: Abril Cultural, 1980.

ADORNO, Theodor W. “Sobre música popular”. In: COHN, Gabriel (org.). Sociologia. São Paulo: Editora Ática, 1986.

ADORNO, Theodor W. “Sociología del arte y de la música”. In: ADORNO, Theodor W.; HORKHEIMER, Max. La sociedad: lecciones de sociología. Buenos Aires: Editorial Proteo, 1969.

BENJAMIN, Walter. Dos ensayos sobre Goethe. Barcelona: Gedisa, 2000.

BENJAMIN, Walter. Origem do drama barroco alemão. São Paulo: Brasiliense, 1984.

BENJAMIN, Walter. “A obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica”. In: BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. São Paulo: Brasiliense, v. 1, 1994.

BENJAMIN, Walter. “Experiência e pobreza”. In: BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. São Paulo: Brasiliense, v. 1, 1994.

BENJAMIN, Walter. “O narrador: considerações sobre a obra de Nikolai Leskov”. In: BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. São Paulo: Brasiliense, v. 1, 1994.

GAGNEBIN, Jean Marie. História e narração em Walter Benjamin. São Paulo: Editora Perspectiva, 1999.

GATTI, Luciano. O foco da crítica: arte e verdade na correspondência entre Adorno e Benjamin. 2008. 298f. Tese (Doutorado em Filosofia) – Departamento de Filosofia da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2008.

Kriterion. Revista de Filosofia. Belo Horizonte: Departamento de Filosofia da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da UFMG, v. 1, n. 85 – Número espacial sobre Theodor W. Adorno, p. 95, jan/jul de 1992.

LIMA REZENDE, Gabriel S. S. La música como dimensión constitutiva del racionalismo occidental: Max Weber y Los fundamentos racionales y sociológicos de la música. 2007. 228 f. Tese (Diploma de Estudios Avanzados em Musicologia) – Departamento de Historia del Arte de la Facultad de Filosofía y Letras da Universidad de Granada, Granada, Espanha, 2007.

LIMA REZENDE, Gabriel S. S. “Música, experiência e memória: algumas considerações sobre o desenvolvimento da partitura a partir das obras de Max Weber e Walter Benjamin”. In: Revista Espaço Acadêmico, ano VIII, n. 85, 2008. Disponível em http://www.espacoacademico.com.br/085/ 85rezende.htm.

WAIZBORT, Leopoldo. Auklarüng musical: considerações sobre a sociologia da arte de Th. W. Adorno na Philosophie der neuen Musik. 1991. 354 f. Tese (Mestrado em Sociologia) – Departamento de Sociologia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 1991.

WEBER, Max. Os fundamentos racionais e sociológicos da música. São Paulo: Edusp, 1995.

A Idéias utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.